Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 03 2016

10 fatos sobre “Os Jogadores de Cartas” e um dos quadros mais caros do mundo

1. “Os Jogadores de Carta” foi um dos últimos trabalhos de Cézanne, durante 6 anos trabalhou nesta série composta por 5 quadros e um montão de estudos e retratos. Ele terminou a série em 1905 e faleceu em 1906.
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
2. Cézanne teria se inspirado em uma tela do século 17 dos irmãos Le Nain exposta em um museu de sua cidade natal, Aix-en-Provence. Já que este tema não era popular na época do artista.
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
3. Representa o que se conhece na arte como cena de gênero, onde o artista mostra uma cena do cotidiano, como esta onde dois ou mais homens se reúnem para jogar ou ver jogar as cartas.

4. Em nenhum dos quadros existe temporalidade, porque não há ação, não existe troca de olhares, emoções estampadas em seus rostos, eles simplesmente estão ali, e o tempo passa tão preguiçoso, que dá a sensação de não passar. Para alguns críticos, Cézanne chegou a converter estas cenas de gênero em cenas de natureza morta, mas o que ele pretendia segundo Richard Shiff, era simplesmente não categorizar os elementos dentro da cena, que os objetos tivessem tanta importância como os seres humanos.

5. Há controvérsias em que ordem teria pintado os 5 quadros, a princípio se pensou que teria pintado primeiro as telas com maior número de personagens evoluindo para uma simplificação compositiva, mas depois de muito estudar a série “Os Jogadores de Cartas”, agora a tese mais aceita é que começou ao contrário, com as telas com apenas dois personagens para as de 5 personagens.

6. A série está por todo mundo (levando em conta os estudos realizados), mas as telas principais se encontram nos seguintes locais/museus:
– Museu D´Orsay/Paris
– Coleçao Particular/Qatar
– The Courtauld Gallery
– MET/New York
– Barnes Foundation/Filadélfia
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
7. Nesta série se pode observar como era visionário, tanto que inspirou a muitos outros artistas, suas figuras mais alongadas como no quadro da “The Courtauld” podem ter sido a base do que viria a fazer mais tarde Modigliani, e sua simplificação e geometrização das formas inspiraram a Braque e Picasso a desenvolver o cubismo. Tanto foi assim que Picasso ou Matisse teriam dito que:

Cézanne é o pai de todos nós.

Braque conheceu pessoalmente a Cézanne e durante toda sua vida ao falar do pintor dizia o seguinte: “Ele atou sua vida em sua arte, sua arte em sua vida”.

8. Gustave Coquiot, escreveu sobre esta série em 1919:

“Esta é a própria vida, sem exagero ou embelezamento teatral. E não é realista porque tudo é reforçado pela cor e desenho. Estes jogadores de cartas estão em pé de igualdade com as mais belas obras de arte do mundo.“

9. Nesta série se encontra um quadro que bateu o recorde de venda. Ele pertencia ao grego George Emiricos. E foi vendido para a família real do Qatar por entre 250 e 300 milhões de dólares. O preço não é exato pelo tema cambial e porque foi vendido em uma transação privado. Mas dizem que o valor estaria mais próximo dos 300 do que dos 250 milhões \o/ É a segunda versão que você vê no item 6!

Na última semana de febrero deste ano (2016) um dos homens mais poderosos no mundo das finanças (Kenneth Griffin) comprou dois quadros de arte contemporânea por 500 milhões de dólares \o/. Uma obra de Willen de Kooning, pelo qual teria pago 300 milhões de dólares (“Interchange”, de 1955). E outra de Jackson Pollock por 200 milhões (“Number 17A”, de 1948). E só por curiosidade, em 1989, esta tela de Kooning havia sido comprada em um leilão na Sotheby´s pelo japonês Shigeki Kameyama. Por 20,6 milhões de dólares, que baita investimento, hein?!!!

10. A obra que se encontra hoje no Museu D´Orsay foi roubada em 1961. Quando formava parte de uma exposição em Aix-en-Provence. Ela foi recuperada meses depois e para celebrar criaram um selo comemorativo.
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!