Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 30 2009

A Madrid das “meninas” – nona recomendação para 2010

Agora o Prado está ainda maior. Cresceu para poder expor mais obras, e para dar mais conforto aos visitantes. Mais uma coisa continua a mesma (ainda bem!). Ao entrar na sala redonda do edifício principal você dá de cara com um quadro enorme que vai te arrepiar do dedinho do pé até o teu último fio de cabelo.

Mostra uma família, mas não de forma tradicional. Os pais estão refletidos em um espelho, bem no lugarzinho do espectador. A filha caçula é a protagnoista do quadro junto às suas damas de honra – as meninas – dois anões e um cachorro. Um pouco mais atrás aperece uma senhora viúva conversando com um senhor, e lá no fundo outro serviçal do palácio entrando ou saindo do atelier do pintor. No canto direito, aparece o pintor que neste mesmo momento realiza um quadro. Esta maravilha do século XVII, é nada menos do que um dos quadros mais importantes da história da arte ocidental – “As Meninas”, de Velázquez.

Esta não é a única obra de arte esplêndida deste museu. Mas se você tem apenas alguns minutos para percorrer suas salas, gaste todos nesta sala. E ao sair pra rua, ainda terá tantas maravilhas para experimentar, mas tenha certeza que estas meninas ficarão gravadas para sempre no teu coração, porque diante delas é quase impossível não se deixar apaixonar.

Esta é nossa penúltima recomendação para 2010: deixar-se apaixonar pelas “meninas”, de Velázquez, e ainda viver loucamente a capital espanhola. Uma cidade para todos os bolsos e estilos!
Las Meninas - Prado -Velazquez

DSC_0022
Na Puerta del Sol – Foto de Manolo Álamo Coello

5 Comentários

  1. Barcelona Expedition

    É impressionante Velazques…gosto muito do Prado, mas em um dia já era dificil agora ainda mais grande, pelo visto para ver tudo só indo 3 dias seguidos….

    responder
  2. Anonymous

    Magnífica recomendação! O Prado é um museu com obras maravilhosas e pintores importantíssimos: o Bosco, Durero, Goya, o Greco, Bruegel, Van Eyck, Tiziano, Tintoretto, Van der Weyden e muitos, muitos mais.Um saludoCarmen

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Barcelona expedition, eu também amo o Prado, e a ampliação aumentou também a área dos servços, agora conta com uma cafeteria maior, e pequenos auditórios para conferências. Carmen, realmente o Prado conta com obras primas e nada melhor que este museu para conhecer a trajetória de Bosch, Velazquez e Goya!Beijos

    responder
  4. doce e bela

    Olá! Estou a planificar a nossa viagem até Madrid e o seu blog está a ser uma preciosa ajuda! Parabéns!***

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Doce e Bela,fico feliz que tenha ajudado. Você vai amar a cidade! Não deixe de ver a exposição na Fundación Mapfre dos Impressionistas!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!