Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 31 2017

A Virgem que se Abre – Um tríptico da Idade Média

Os trípticos eram bem comuns na Idade Média. Como realizar uma obra de arte era algo bastante caro. As pequenas igrejas que estavam relativamente próximas, utilizavam uma mesma obra, que “rodava” por estas igrejas.

Estas obras serviam tanto para decorar o altar. Como para catequizar os cristãos com as histórias que as imagens contavam, normalmente passagens da Bíblia.

Para ser fácil de transportar e de montar, os formatos mais utilizados eram os dípticos e trípticos. Normalmente na união das duas partes laterais também se pintava, e quando se abriam novas histórias eram reveladas.

Depois de um tempo, os mais ricos tinham em suas casas dípticos e trípticos em seus altares privados.
Um tríptico Privado da Idade Média
Um tríptico Privado da Idade MédiaNo final da Idade Média surgem uns trípticos privados bem particulares. Veja só, a simples vista parecem esculturas da Virgem. Mas elas se abrem e se revelam. São trípticos que contém outras imagens. O tríptico abaixo é de 1400, procedente da Prússia Ocidental (atualmente Polônia).

Dentro o que se vê é um representação da Trindade. Com Deus ao fundo, Cristo na Cruz (esta imagem foi substituída no século XVIII). Também estava a pomba (representação do Espírito Santo), que desapareceu.
Um tríptico Privado da Idade Média

Para vê-la? Visite o Museu Cluny, em Paris. Esta obra é de madeira policromada (pintada com diferentes cores) e tem 45 cm de altura.

Planeje aqui sua viagem para PARIS

Veja todos nossos posts de PARIS, clicando aqui

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em PARIS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Guia Louvre
Siga a gente no Instagram, clicando

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!