Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 30 2010

Andando de trem na Itália e o perrengue no trem Pisa – Florença

Dormimos em Pisa, curtimos um pouco a cidade e perto das 12:00 horas fomos para a estação de trem que fica a uns 15 minutos caminhando desde a famosa torre. Compramos nossos bilhetes para Florença na máquina, porque a fila para o atendente estava gigantesca. Paguei com cartão de crédito, sem problemas. O que acontece é que o trem já estava na paltaforma. Foi um Deus nos acuda, foi o tempo de largar as coisas na poltrona e o trem sair.

Depois do momento adrenalina, peguei os bilhetes para ver o horário da chegada. Quando vejo que era necessário carimbá-los nas máquinas da dita estação. Ou seja, só assim você tinha um bilhete válido em mãos! Caso contrário, multa de 50€. Ou a sorte, que o fiscal não passe pelo vagão …

Na segunda ou terceira parada do trem, desço. A maldita máquina não funcionava, mas o pior ainda estava por vir. O trem começa a andar, eu literalmente pulo e a porta fecha neste exato minuto, então fico meio para fora e meio para dentro. Uso toda minha força, e consigo entrar. Enquanto isso no trem, todo mundo estava me olhando. Eu recolho o orgulho que restava, e saio meio rindo em direção ao meu vagão.

No caminho já começo a sentir a dor do impacto, fora uns “hematominhas” e a cena ridícula que protagonizei, tudo saiu bem. Eu e o Tom começamos a riri nervosamente pensando que eu havia descido sem dinheiro, sem nada, só com os bilhetes. E ele sem bilhetes no trem e com a bagagem. Eu sei, erro básico!

Quando o fiscal se aproximou, contei a história com meu italiano de principiante. Ele carimbou sem problemas. Mas imagina se fosse um funcionário destes de mal com o mundo?!

Por isso já sabe, andando de trem nunca esqueça de validar teu bilhete antes de embarcar! Ou pode ser que você tenha de dar uma de mulher-aranha e grudar no trem antes que ele te largue no meio do nada!

Trem Pisa - Florença
Trem Pisa - Florença

Informação prática:
Para saber os horários e preços dos trens na Itália, é só visitar o site: http://trenitalia.it/
Só não esqueça que deve colocar o nome em italiano das cidades. Por exemplo, Firenze no lugar de Florença. Também é possível comprar através deste site.

Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

fotos: turomaquia_2010

9 Comentários

  1. Gustavo - Viajar e Pensar

    Trem na Itália é sempre com emoção.Tive o prazer de comprar um lugar num vagão que não existia, então mandaram eu sentar num a minha escolha. Cada parada era um discurso, até que resolvir dizer que não estava entendendo que não sairia do local que estava, pois a culpa era deles.Era um trem de Florença para Veneza.Toda hora passava o fiscal bufando para mim e eu nem aí com ele.

    responder
  2. Patricia de Camargo

    hehehe Gustavo, eu já viajei de trem de pé pela Itália, porque haviam vendido mais tickets do que o trem comportava. E o pior que ñ fui só euzinha, muita gente!Beijos

    responder
  3. Malu

    Bom dia, Patricia!Essa história me fez lembrar um fato que aconteceu com a gente na Espanha em 2007. Nós tinhamos um trem para Ávila e chegamos em cima do horário, a Chay falou que era um trem lá e nós fomos na dela e entramos e claro que não era…hahaha…Tivemos que descer na outra estação e voltar de metro para a Atocha para pegar o trem certo, ainda bem que deu tempo, mas assim q entramos a porta fechou!!Bjos!!!

    responder
  4. Léo Luz

    Wow! Aventura, hein?Meia fora, meia dentro, literalmente. Spiderwoman.;-)

    responder
  5. Damares Lombardo

    Olá Patricia, moro na Itália há 22 anos, e ainda não consigo entender algumas coisas absurdas, como essa história de carimbar o bilhete, como se todo turista soubesse que isso é necessário! Seu blog é muito bacana, parabéns. Eu também escrevo um blog com roteiros personalizados, dando maior foco à Itália.
    Abraços e sucesso

    responder
  6. Favoretto

    Boa tarde ,
    Irei para Itália com pessoas deficientes físicas e idosos ! Esses trens são seguros p eles? Tem banheiros, vagões p comer ??
    Tem como fazer de tem de Florensa p Pisa de trem ? E esse possui banheiros e restaurante p os idosos e crianças ?
    Muito obrigada para qu responder !!
    Favoretto

    responder
    • Patricia de Camargo

      Favoretto, de Florença a Pisa de trem é bem rapidinho. Alguns banheiros dos trens estão adaptados, e todos são seguros. Os trens que não possuem vagão-restaurante é porque fazem trajetos curtos ou são regionais, e em alguns casos passa uma pessoa que vende chocolates, sanduíches e bebidas. Dá uma olhada além dos trens da Trenitalia, nos da Italo, que é uma companhia nova: https://turomaquia.com/como-e-viajar-de-italo-trem-na-italia/

      responder
  7. Marina gurgel

    Patricia, parabens pelo blog. Já favoritei aqui. 😉
    Vou para a Toscana na segunda semana de setembro, e entre uma das pendencias que preferia resolver antecipadamente era a compra dos bilhetes de trem. O problema é que no Trenitalia, nao ha nenhum horario disponivel para o trecho PISA/FIRENZI. Sera que esgotou tudo? Outras datas proximas tambem revelam o mesmo problema. 🙁

    responder
    • Patricia de Camargo

      Marina, ñ se preocupe com este trajeto porque nos trens regionais os preços quase ñ mudam, você pode comprar quando chegar na cidade. Coloque uma data mais próxima no mesmo dia da semana que você vai viajar para saber mais ou menos os horários. Os trechos como Firenze – Roma, estes sim devem ser comprados com antecedência. Em ambos casos, a Trenitalia vende com no máximo 90 dias de antecedência, por isso provavelmente você ñ pode ver a disponibilidade 🙁

      Como vai para Firenze talvez lhe interesse nosso Guia da Uffizi – https://turomaquia.com/guia-para-se-divertir-na-galeria-uffizi-em-florenca/

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!