Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 15 2008

Caminho de Santiago Aragonês: de Somport a Candanchú

Somport era o “summus portus” para os romanos, ou o porto de montanha mais alto entre o que era a Gália e a Hispania daqueles tempos. O ônibus que pegamos em Canfranc nos deixou em frente a um bar-restaurante, que é a parada perfeita para um café antes de começar a caminhada.

Da janela deste bar-restaurante se vê aonde começa o Caminho de Santiago, que está sinalizado como se vê na foto. Este pequeno marco indica que deste ponto até Santiago de Compostela são 858 Km de caminhada.
Caminho de Santiago Aragonês

O caminho começa com uma descida, e serão muitas mais até chegar a Canfranc Estación. A maioria dos guias de viagem sugerem como primeira etapa ir de Somport a Jaca, por duas razões: em Jaca há muita coisa para ver, e na cidade anterior à Jaca não há albergue. Mas como cada um faz seu caminho, a princípio pensávamos ir até Jaca, mas começamos a caminhar bem tarde (12:40) e decidimos parar em Castiello de Jaca. Assim, não se precupe, você sempre encontrará um lugar para dormir!
Caminho de Santiago Aragonês

Depois de Somport, vem Candanchú, uma estação de ski que já recebeu até o rei D. Juan Carlos. Ao chegar perto de Candanchú, encontramos à nossa esquerda os restos do antigo hospital de Santa Cristina, que foi um dos mais importantes albergues da Idade Média (aparece no video abaixo).

No próximo post seguiremos nesta primeira etapa, e na deliciosa Jacetania.

Fotos y videos: Turomaquia Factory 2008.
Imagem da etapa: Guia turística Jacetania.