Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 21 2009

Casamento Espanhol

Eu me casei por aqui. E ainda vou escrever um post sobre os trâmites necessários para se casar no civil com um espanhol. Há duas semanas, voltei ao cenário do nosso casório, porque se casavam dois super amigos, a Maica e o Michel.

Quando um casal decide se casar pelo civil, pode escolher entre ir diante de um juiz de direito e realizar o trâmite em poucos minutos, sem nenhum charme. Ou optar pela cerimônia realizada pelo prefeito (dificilmente) ou um secretário municipal (o mais normal).

Se você optou pela segunda forma, quando todos os papéis estão ok, você deve levá-los à prefeitura e dar entrada no pedido. Eles te chamam por telefone e perguntam que dia e horário você prefere. Aqui em Las Palmas todas as cerimônias se realizam na sexta-feira desde às 18:00 até às 20:30 horas.

No dia escolhido você chega ao local da cerimônia, aqui uma pequena igrejinha linda, onde não se realizam cerimônias religiosas, só tem o aspecto de uma igrejinha, mas é da Prefeitura. Voltando, você chega ao local, sem nenhuma preocupação, e vem um cerimonial te dizer como será tua entrada e do teu futuro esposo, assim como dos padrinhos. Eles colocam música, você entra no loacl e vão dirigindo todo o ato. Quando muita gente assiste ao ato, o secretário de estado se empolga e a cerimônia pode durar até uns 20 minutos.

Existe o espaço para trocar alianças, para o beijo, para as fotos interiores, e a música da saída. E sabe quanto você paga por toda esta atenção, delicadez e gentileza? Nada de nada, isso mesmo! Eu fiquei bem impressionada!

E no último dia 3 de julho, Maica e Michel se deram o sim no Pueblo Canario. Maica estava simplesmnete radiante e lindérrima. Nada de branco, um vestido super espanhol. E os dois tinham aquela cara de felicidade, que todos os noivos deveriam estampar neste dia! Depois uma festa de arromba no Restaurante La Casita.


Maica antes da boda …


Que noiva mais linda!


A entrada da noiva com o padrinho.


À saída, já casados!

Nada daquela humilhação de jogar o buquê para um bando de solteiras. Eu acho horrível esta tradição, nada a ver com a emancipação da mulher! Ela dançou de forma sensula com o buquê insinuando para quem ia entrega-lo, até que chegou na sua irmã – Diana.


Meu lugar na festa e o Tom ao fundo.

E nada de valsas tradicionais. Os noivos ensaiaram a linda “Cheek to cheek” e deram um show aos convidados, que aliás bailaram uma seleção de músicas primorosa até às 05 da matina!


Na festa com Luisa, Manu, Yo, Pino María e Lídia.


E em frente: Samu, Tom, Tibúrcio e Juan.

Destaque post:
Casamento na Espanha
Casamento civil em Espanha

Fotos e Video: turomaquia_2009