Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 02 2017

Cerâmica grega: para que servia e como era decorada

O homem desde tempos remotos produz cerâmicas. Primeiro, porque necessitava locais para armazenar água, gordura animal, cereais, etc. Mas em pouco tempo além de serem utilitárias começou a decorá-las, para que fossem bonitas e também para distinguir a propriedade.

Os gregos também produziram cerâmicas. No começo decoraram com motivos geometrizados. Veja este vaso, até as mulheres que choram a morte de uma pessoa estão simplificadas, sem contar o restante do vaso.
Cerâmica Grega

Cerâmica grega: a evolução da técnica

vaso-gregoMas pouco a pouco, os gregos começaram a vender sua cerâmica para outros povos mediterrâneos ou entre as cidades-estado, o que fez aumentar o número de atelies que as produziam, e claro a concorrência aumentou a criatividade. Novas técnicas foram sendo introduzidas.

Inicialmente, como naquele vaso com as figuras geometrizadas, o fundo era claro e as figuras negras. Acontece que os coríntios queriam aumentar a complexidade das cenas que pintavam e sobrepor as figuras, para tanto inventaram a técnica do fundo negro e das figuras vermelhas.
Cerâmica Grega
Esta técnica foi a bomba, em pouco tempo os artistas atenienses começaram a utilizá-la. A cerâmica foi tão importante e tão significativa como símbolo de status que os artistas começaram a assinar suas obras! Os clientes ricos queriam comprar produtos de luxo como perfumes e vinhos em recipientes atrativos, e aí estavam as cerâmicas gregas para satisfazê-los!

Cerâmica grega: a geração bilingue

No período de transição entre as figuras negras e as vermelhas, os artistas não sabiam muito bem como seus clientes iam receber a mudança. Por isso criaram vasos bilingues, que de um lado possuem uma técnica e do outro, a outra! Eu chamo de vasos bipolares 😉

Quem teria começado a produzir este tipo de cerâmicas teria sido o pintor de Andócides, que provavelmente foi quem inventou a técnica das figuras vermelhas.

Em alguns casos, ambos lados mostram a mesma cena, e em outros cenas diferentes. Mas eles foram produzidas num curto período de tempo de 530 a.C a 490 a.C.Porque a cerâmica com as figuras brancas teve muito êxito.
Cerâmica Grega
Este ano vi pela primeira vez uma destas cerâmicas gregas bilingues no British Museum, em Londres. Achei tão fascinante que fiz até um vídeo.

Chamada video 2

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Imagens: vaso gemoetrizado – Museu Arqueológico de Atenas
outros vasos + bilingue – British Museum

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: