Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 15 2009

Compras no Paraguai e na Argentina

A maioria dos turistas que visitam as maravilhas de Foz do Iguaçu e arredores, acaba sucumbindo à tentação de fazer algumas comprinhas nos hermanos paraguaios e/ou argentinos.

As melhores compras você faz do outro lado da fronteira com o Paraguai. Ótimos preços em eletrônicos, perfumes, bebidas, mas cuidadim, não se emocione muito porque se você passar da quota de U$ 300,00 terá que pagar imposto. Mas a verdade tem que ser dita, algumas vezes até pagando o imposto, a compra vale a pena.

As lojas que recomendo são: Americana, Monalisa e China, e se cruzar de carro pare no estacionamento da Americana. É pago, mas garantido!

De qualquer forma, se você estiver viajando de carro não deixe de regularizar suas compras (mesmo inferiores a U$ 300,00) na Polícia Federal, porque quando você realiza esta regularização eles emitem um papel que você mostra na estrada caso algum agente te pare em alguma barreira da Polícia Federal (e as vezes há várias). Mas se você parar nesta barreira e tiver algum objeto que não estava declarado, também terá problemas. Assim, nada de “esquecimentos”, eles podem sair caro!

Para regularizar as compras, leve sua identidade e o CPF. Outra coisa, cada pessoa somente pode regularizar mercadorias a cada (3 meses – já não é mais) 30 dias. Isto significa que para voltar a comprar “legalmente” por lá, terá que esperar passar os ditos três meses. Ah, se você viajar de avião, tua quota é de U$ 500,00, uma baita injustiça!

Agora se você quiser comprar cashemir, frios, azeitonas, algumas peças de couro, alfajor, frutas secas, atravesse a fronteira com a Argentina. Se quiser ver peças de grife em um ambiente mais “cool” e claro mais caro vá ao duty-free que fica bem na fronteira.

Se estiver de carro, abasteça no lado argentino, a gasolina é bem mais barata que a nossa! O que também é incrível, já que nós temos nossa querida Petrobrás …

Para ler todos os posts da Tríplice Fronteira, clique aqui.

fotos: turomaquia_2005