Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 16 2009

Escapadas desde Curitiba

Você quer fazer umas viagens curtas a partir de Curitiba? Existem algumas execelentes opções daquele tipo bate e volta. Mas em alguns casos o ideal seria dormir uma noite no outro destino e retornar no outro dia à capital.

Descida de trem ao litoral
A escapada clássica desde Curitiba é a viagem de trem até o litoral. Um passeio por precipícios impressionantes em uma linha férrea do século 19. Na época muitos engenheiros disseram que não se poderia construir a tão necessária via entre Curitiba e o litoral. Foram contratados 9.000 homens, e mais ou menos a metade morreu durante a construção que levou 5 anos. A primeira viagem aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1885. O trem levou 9 horas para cumprir o itinerário. Hoje leva de 3 a 5 horas, dependendo do seu destino final.


Num dia de inverno com bastante neblina

Diariamente você pode ir até Morretes. O trem sai às 8:15 e chega em Morretes às 11:15 horas, e no domingo o trem vai até Paranaguá, onde chega às 13:15. Eu desceria em Morretes, provaria o prato típico por excelência do Paraná – o barreado, e pegaria um ônibus de linha para voltar à Curitiba.


O teste para ver se o barreado está no ponto de certo de farinha!

 


Morretes é uma graça, com muitas lojas ótimas de souvenirs

Ou quem sabe um parente ou aquele super amigo curitibano não te busca em Morretes e vocês voltam de carro pela linda Estrada da Graciosa. Esta era a via onde se escoava a produção agrícola até a construção da estrada de ferro. No inverno, a neblina pode atrapalhar o passeio de trem, mas mesmo assim vale a pena.


Na estrada da Graciosa

Parque Estadual de Vila Velha
Outro passeio bate-e-volta legal é o Parque Estadual de Vila Velha. Mas para que não seja um programa de índio, alugue um carro. Porque ir de Ônibus até Ponta Grossa, e depois pegar outro ônibus até lá me parece um pouco complicado até pelos poucos horários oferecidos.


Alguns dos arenitos …


O arenito mais famoso – a taça!

Vila Velha é um clássico para qualquer criança que cresceu em Curitiba. Se este for o seu caso, em algum momento da sua vida você visitou o parque com seus pais ou com a escola. Se você tem mais de 30 anos, fique sabendo que a infra-estrutura melhorou muito. O que tornou famosa Vila Velha foramas formações rochosas que lembram pessoas, animais e objetos – os conhecidos arenitos. A mais de 340 milhões de anos aqui se depositou uma grande quantidade de areia, que depois do degelo e da ação constante do vento foi erosionando até surgirem estas formações avermelhadas.


Em uma das trilhas dos arenitos

Você deixa teu carro em um estacionamento ao lado do centro de visitantes, e um ônibus te leva até o começo da trilha. Depois pega novamente o ônibus para ir até as Furnas e a Lagoa Dourada. Eu compraria o pacote completo para ver as três atrações. As furnas são crateras de até 100 metros, e depois de passar por elas vocè chega à deliciosa Lagoa Dourada com uma paisagem de pinheiros ao fundo. Este é um lugar bem especial, que poderia atrair mais visitantes, primeiro se tivesse um site, e segundo se oferecesse mais serviços ao viajante.


Cartaz do parque sobre as furnas

 


Na Lagoa Dourada

Blogosfera: Veja o post detalhado da Carol sobre Vila Velha, no Travel Forever.

Canyon Guartelá
Se você sair cedinho de Curitiba, depois de Vila Velha pode aproveitar o carro e ir até outro encontro com a natureza. A poucos quilômetros se encontra o sexto maior canyon do mundo e o maior do Brasil – Guartelá. Para aproveitar tudinho que o parque oferece, mais interessante seria dormir em Tibagi, que está a 17 Km do parque, Curitiba está à 215 Km! A Malu nos deixou duas opções legais de hospedagem:

“Em Tibagi tem um hotel mto legal e não é caro…dá uma olhada: http://www.hotelitagy.com.br

Mas se vc quiser ver o Canyon de um outro ângulo tem tbm a Pousada Itaytyba…de lá é possível ver a Cachoeira da Ponte de Pedra de frente, e dentro desta fazendo tem algumas trilhas para algumas cachoeiras…dá uma olhada: http://www.itaytyba.com.br”.


Foto Jeffrey Shimizu

Ilha do Mel
Outro passeio a partir de Curitiba, mas que não dá para fazer no estilo bate-e-volta, é a Ilha do Mel. A única praia paranaense que aparece no último livro do Ricardo Freire se encontra nesta ilha. Ir e voltar é uma loucura! Você pode ir de ônibus até Pontal do Sul e pegar um barco que te deixa em meia hora na Ilha do Mel. Atualmente a oferta de pousadas e pensões cresceu bastante.


Mapa Ilha do Mel

Informações práticas:
Trem para o litoral
Tarifas:
Econômico – 72,00
Turístico – 92,00
Executivo – 133,00
Litorina – 216,00
Litorina Luxo – 290,00
Há preços reduzidos para crianças
Visite o site da empresa que fez a linha:http://www.serraverdeexpress.com.br/
Para saber mais sobre o trem de luxo: http://www.greatbrasilexpress.com.br/home/

Vila Velha
Horários:
8:00 às 17:30, a bilheteria fecha às 15:30 horas
Tarifas:
18,00 (25,00) – para as três atrações: Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada
8,00 (10,00) – Furnas e Lagoa Dourada
10,00 (15,00) – Arenitos
O preço entre parênteses é para estrangeiros. Maiores de 60 anos e crianças até 6 anos não pagam.

Canyon Guartelá
Horários:
Quarta a domingo das 08:00 às 18:00 horas
Tarifa: gratuito
Para fazer a trilha das inscrições ruprestres, agende antes no telefone: 0800-643-1388

Ilha do Mel
Site com horários dos barcos e opções de hospedagem: http://www.ilhadomelpreserve.com.br/

Para ver todos os posts de Curitiba, clique em: http://turomaquia.com/tudo-sobre-curitiba-indice/

Para comprar nosso guia de Curitiba, clique na imagem 🙂 Para saber mais, clique aqui.

Produtos Turomaquia

Imagens:
fotos turomaquia_2005 e 2007
Mapa trem: http://www.serraverdeexpress.com.br/
Mapa Ilha do Mel: http://www.specialparana.com/images/mapailhadomelsml.jpg
Guartelá – Jeffrey Shimizu – http://www.pbase.com/digitaljeff/image/4313916