Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 25 2011

Galway – a cidade irlandesa por definição

Galway não tinha nada fácil para nos comover. Depois de passar por Kylemore Abbey e Dog´s Bay. Nossa alma viajante por mais que quisesse ser aberta, estava esgotada. Era muita beleza, e claro tínhamos a Síndrome de Stendhal. Galway era o último ponto do roteiro daquele dia. Chegamos cansados, e tivemos uma certa dificuldade para chegar ao nosso novo B&B.

Galway - Irlanda

Como nos perdemos, achamos por bem “caminhar” a cidade. Deixamos o carro e fomos andando até o “Quartier Latin” ou Bairro Latino. Uma confluência de ruas para pedestres repletas de casas coloridas, algumas da Idade Média!

Galway - Irlanda
Galway - Irlanda Galway - Irlanda

A cidade foi fundada em 1232. Um incêndio devastou com quase tudo em 1473. O incidente fez com que a madeira fosse deixada de lado e a pedra tomasse seu lugar nas construções. Curiosidades desta cidade universitária? Muitas, mas 3 me chamaram especial atenção:

– por aqui se escuta pelas ruas e comércios o idioma gaélico – irish. Não é por menos que é conhecida como a mais irlandesa das cidades!

– os espanhóis mantiveram relações comerciais com a gente de Galway entre o século 15 e 16. Por aqui transitavam tonéis e mais tonéis de vinho espanhol. O “Spanish Arch” é uma prova viva destes interâmbios comerciais. O arco formava parte das muralhas medievais da cidade. Por ele passavam os espanhóis que entravam em Galway, protegidos por soldados que os vigilavam desde as torres da muralha.
Galway - Irlanda
– a terceira tem relação com a segunda. Veja só, dizem as más línguas que o verbo linchar tem sua origem em Galway?! Como??? No século 16, o prefeito James Lynch teria condenado seu próprio filho à morte por ter assassinado um visitante espanhol – Gómez!!! Como ele se chamava Lynch, daí a origem do verbo “to lynch”. To much??? Vai saber, né?!!

Histórias à parte, para quem tem pouco tempo. Essencial uma caminhada pelo Bairro Latino. Uma maré de gente, de sons, de casas multi coloridas, enfim, uma festa para todos teus sentidos! E a linda baía de Claddagh, do lado do Spanish Arch.

Galway - Irlanda
Galway - Irlanda
Galway - Irlanda

No final das contas, gostei de Galway.  Mesmo com a comida meio decepcionante do restaurante que escolhemos, ainda dou crédito que merece estar em um roteiro pela Irlanda.

Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Posts relacionados:
Hotel em Galway – Ocean Crest Guesthouse
Roteiro de Carro pela Irlanda – de Clifden a Galway
Alugando carro na Irlanda – nunca melhor ditto, o barato sai carro
Telenovela Eire: dirigindo do lado contrário

fotos: turomaquia_2010

2 Comentários

  1. Maria

    Amei,deu ate vontade de conhecer,adorei as fotos também.beijos,saudades

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oiiiii, deveriam ir para este lado antes de novembro!!!! Vale a pena!
      beijos e vamos nos falar por skype!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!