Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 25 2012

I need Spain, but I don´t need …

Espanha já tem, como todos os grandes destinos, imagens que dominam o imaginário popular do viajante. Idéias pré-concebidas que assim que um se entende por gente, assimila por osmose, pelas células espelho, pelo raio que seja esta loucura que realmente permite que tanto o mal como o bem estejam por toda parte.

Por isso não faz falta a imagem do touro ou dos trajes sevilhanos despontando por todas partes, ou de um homem falando com um jeito sex em espanhol. Querendo ou não, já relacionamos o país com estes íconos.

O que torna mais evidente que deve-se gastar o precioso e vil metal com algo que queremos meter na cabeça desta gente. Gente especial , que é capaz de meter-se num aparelho a 10.000 metros de altura durante 6 horas, comendo algo parecido à carne ou massa para chegar a nosso feliz destino.

O que faz Espanha? Quer ir além do sol e praia. Quer se reposicionar e fortalecer uma marca com diversas facetas, mas sobretudo mostrando um país que emociona. Como faz? Através de ações que vão além das imagens dos lugares, mas que mostram o que estes lugares “produzem” nas pessoas.
I need Spain - Fitur 2012

Já utilizaram o slon “Spain Marks”, o “Smile”, e agora estamos no “I need Spain”. Cada conceito é trabalhando durante anos. Este ano, eles derem a volta ao necessito Espanha, como?

Pense em coisas que você decididamente não necessita nas suas férias. Depois, coloque imagens que sejam a antítese destes anti-desejos. Voilá, você constata que tudo te leva a Espanha 😉
I need Spain - Fitur 2012
I need Spain - Fitur 2012
I need Spain - Fitur 2012

Fora isso, crie uma rede de viciados em Espanha e uma associação com celebridades nacionais com impacto mundial, como Ferrán Adrià. E estrelas internacionais que vivem ou passam muito tempo por aqui. E claro, dê respostas quase imediatas a grandes acontecimentos, como ganhar uma Copa do Mundo. Ou que o flamenco e o idioma castelhano sejam a bola da vez num dos países mais populosos do mundo! Pois, é assim que eles conseguem sobressair num emaranhado de clichês publicitários!
I need Spain - Fitur 2012
I need Spain - Fitur 2012



Posts relacionados:
13 Lições que aprendi com a Fitur 2012
Brasil na Fitur 2012
I Need Spain – a nova campanha turística espanhol

fotos: turomaquia_2012 e videos: tourspain

1 Comentário

  1. Adri Lima

    Pat, sensacional!

    Interessante pensar que temos muitos dos atributos explorados pela Espanha em suas campanhas, mas como é tudo explorado de outra forma. Esse comercial em inglês que vc linkou mesmo, poderia ser nosso sem tirar uma virgula! 🙁

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!