Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 03 2008

Ilhas Gregas: Santorini – Quarta Parte

Na manhã seguinte tivemos uma surpresa com Santorini. As Ilhas Cíclades abrigaram uma civilização bastante importante no que se chama Neolítico Tardio, isso mais ou menos entre 3000 e 1500 a.C., sim senhor, antes de Cristo.

Esta civilização é conhecida como cicládica, e depois com a influência de Creta, vai chamar-se minóica. Mas antes deste contato, eles já eram bastante evoluídos. Tinham uma produção de objetos cerâmicos, de bronze e de mármore realmente impressionante. E se nota o grande avanço destas civilizações porque ademais de construir objetos por funções práticas como para guardar cereais, também produziam objetos sem funções aparentes, apenas por questões estéticas, muitas vezes relacionadas com sua religiosidade. E suas pinturas decorativas remetem ao mar que lhes cercava, por exemplo, adornavam seus objetos com golfinhos!!!

Naquela manhã em Santorini visitamos ao Museo de la Thira Pré-Histórica. Pagamos 3€ pela entrada, e valeu cada centavo! E mais para frente muito mais coisas poderão estar expostas, porque até a atualidade apenas se excavou 5% da zona arqueológica, imaginem somente 5%! Dêm uma olhada em alguns objetos do museu …
Museu_Pre_historia_Santorini (1)
Mesa de madeira – 1.700 a.C.
Museu_Pre_historia_Santorini (2)
Forno Portátil – 1.700 a.C.
Museu_Pre_historia_Santorini (3) Museu_Pre_historia_Santorini (5)
Afresco – 1.600 a.C. / Objeto cerâmico com golfinhos – 1.700 a.C.

Uma pena que o sítio arqueológico não possa ser visitado. É que em 2005 o teto se caiu e morreu um visitante, e até então está fechado para investigação. A cidade antiga se chamava Akrotiri e fica no sul da ilha. Foi o lugar aonde descemos para ir a Red Beach.

Não deixem de visitar este museu, é pequeno. Uma das peças que eu mais gostei foi a estátua de ouro de uma cabra montesa, do século XVII a.C. É de uma delicadeza que emociona!
Museu_Pre_historia_Santorini (7)
Museu_Pre_historia_Santorini

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos e video: turomaquia_2008

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

5 Comentários

  1. Claudia Pimenta

    oi patricia! sou apaixonada pela história grega e sua mitologia… este museu parece imperdível! bjs, querida!

    responder
  2. SÍLVIA OLIVEIRA

    Mas já está partindo para outra ilha???? E aquela fotinho da igrejinha de telhado azul e parede branquinha? Fica em Santorini? Bjs!

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Os museus arqueológicos em Grécia são imperdíveis Claudia.Silvinha todas as fotos anteriores eram de Santorini!!!Beijos

    responder
  4. SÍLVIA OLIVEIRA

    Oi Pati! Mas pergunto de uma foto clássica de uma igreja com telhado azul (uma abóboda azul), com o mar de fundo. Se você digitar “santorini igreja” no google images aparece o que eu falo. É que é essa a imagem que carrego da ilha, desde que a Adriane Galisteu fez as fotos da Playboy lá! hahahahahaha!

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Já vi Silvinha (risos) Para ver este tipo de paisagem se pode viistar várias cíclades!!! Mas vai encontrá-la em Santorini também!!!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!