Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 01 2008

Ilhas Gregas: Santorini – Terceira Parte

O dia em Santorini começou com um hotel frustrante e um passeio ao sul da ilha – red beach. Calculamos a hora que íamos voltar à Thira desde red Beach, para presenciar o atrativo mais famoso de Santorini, seu pôr-do-sol! Conversamos com uns garçons gregos em Red Beach, e um pessoal que encontramos durante o dia, e muitos nos afirmaram que seu pôr-do-sol favorito era desde Imerovigli, que está em uma parte bem alta da ilha.

Decidimos caminhar até Imerovigli. No caminho vimos como todos os visitantes buscavam o lugar perfeito em sacadas de bares e resturantes, terraças de hotéis, e sentavam uma hora e meia ou até duas horas antes para assegurar que o lugar perfeito não seria tomado por outra pessoa. É uma espécie de ritual, você busca o lugar, apodera-se dele, e aguarda que o “espetáculo” se inicie.

Nosso lugar perfeito era a terraça de uma pequena igrejinha, mas não era exclusivo, porque como nós, outras pessoas escolheram este lugar para desfrutar neste dia do principal atrativo da ilha.

Sem querer ser chata e estraga prazer, eu não achei tudo isso. Na real, o mais bonito é a cor projetada nas casinhas brancas. Porque o sol não se “põe no mar”. O caso é que existe uma ilha que impede esta visão mágica, então de repente mais que de repente, o sol desaparece, mas a luz do pôr-do-sol continua por lá, porque claro o sol ainda não se pôs totalmente …

Sem querer ser bairrista, eu já vi pôr-do-sol mais bonito em Gran Canaria, e outro mais que incrível dentro de um barquinho no Pantanal Matogrossense. Mas esta é apenas minha opinião, eu não viajaria meio mundo para ver este pôr-do-sol.

O problema é que se fala tanto do dito cujo que a expectativa gerada é demoníaca … já ouvi dizer que em Oia  (norte da ilha) é mais impressionante. O que imagino que é seja mais impressionante pela projeção da luz solar como já falei, e não por outra coisa … mas pode ser …

Agora o que vimos no dia seguinte em Santorini era digno de cruzar meio mundo, mas também porque eu sou louca varrida por arte e pelo engenho humano. E o pôr-do-sol que nos aguardava em outra ilha grega dava de 10 a zero neste de Santorini, mas este será assunto para outro post (risos).

Agora deixo estas fotos, para que vocês mesmos julguem o pôr-do-sol em Santorini …

Imerovigli

por-do-sol Santorini

Santorini

Santorini Sunset Santorini

Por-do-sol Santorini

Santorini

Leia também:
Ilhas Gregas: Santorini – Primeira Parte
Ilhas Gregas: Santorini – Segunda Parte
Ilhas Gregas – Para chegar: Porto Pireus

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Fotos: turomaquia_2008

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

6 Comentários

  1. SÍLVIA OLIVEIRA

    Eu também costumo ser chata com essas coisas super propagadas aos quatro ventos… mas é tudo por conta das minhas mega-expectativas. Mas vendo essas fotos, acho que amaria esse por do sol… o céu vermelho, aquelinho barquinho ao fundo, as casinhas brancas que ficam amareladas com o reflexo… ai, ai, sigo aqui sonhando com as ilhas gregas!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    jejejeje e eu sei que vocè tem uma debilidade por casinhas brancas ou destas coloniais (risos)As ilhas gregas te esperam no próximo ano, você amará!

    responder
  3. Luciana

    Olá!Estou indo a Grécia em breve e, procurando coisas sobre Santorini encontrei seu blog.Ficarei por lá apenas duas semanas e estou em dúvida sobre visitar ou não Santorini.Daí que eu gostaria muito de saber qual é o outro pôr-do-sol que deu de 10×0 neste. Tentei procurar nos seus posts, mas estou ligeiramente perdida.Muito obrigada!Ah! E suas fotos são muito lindas 😉

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Luciana, se vc sempre teve vontade de conhecer Santorini, passe por lá. Eu curti muito mais Creta, e está na minha lista ir para a Ilha de Zante!Você já deu uma olhada no índice da Grécia, nele eu coloco os enlaces de todos os posts:https://www.turomaquia.com/2009/01/indice-grecia.htmldepois conta como ficou teu roteiro!!!

    responder
  5. Luciana

    ei Patrícia, muito obrigada!Eu não só vi seu índice como te digo que ele está sendo EXTREMAMENTE útil pra minha viagem, hehehehe.São muito bons seus posts e suas fotos são lindas!Eu só tive dificuldade de achar este por do sol que você menciona aqui.E, de acordo com meus últimos planos, sabe que estou desistindo de ir pra Santorini pra ficar mais em tempo em Creta?Muito obrigada, viu?

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Luciana, eu adorei o por-do-sol de Rethymon, na Ilha de Creta. Quando tiver um tempinho fala como ficou teu roteiro!!!Eu ñ vejo a hora de voltar à Grécia!beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!