Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 12 2009

Imigrando ao Canadá

Muito obrigada pelos comentários positivos sobre meu trabalho! Estarei sempre colocando fotos novas no site e espero mais visitas!!!

Bom, como eu comentei no meu texto anterior, vou explicar um pouco como foi o processo de imigração para vir morar aqui em Quebec.


Onde eu moro

Na verdade nunca tinha pensado no Canadá como um destino para morar, mas no meu ultimo ano de faculdade já estava decidida que queria morar fora, só não sabia direito o que fazer.

Uma amigona do trabalho comentou comigo que ela e o marido iam começar um curso de francês e que iam tentar imigrar para o Quebec. Quando ela me explicou tudo que tinha que fazer, pensei..nossa…é muita coisa.

Primeiro, aprender francês para poder fazer a entrevista com o governo do Quebec, passar por umas quatro etapas preenchendo vários documentos (e claro, pagando varias taxas), passar por exames médicos, tudo isso com duração de mais ou menos um ano e meio.

Resolvi assistir uma palestra sobre o assunto, e foi quando descobri que realmente era o plano perfeito, era tudo que eu estava procurando. Morar em um pais onde você é recebido de braços abertos, onde você é capaz de viver e trabalhar como um cidadão canadense, onde você é respeitado não importando sua cor e sua origem. Claro que tinha muito ainda pela frente, mas tinha este sonho e decidi que ia torná-lo realidade.

Comecei me matriculando na escola de francês – “Centre Quebec”, em Curitiba, com um foco para as pessoas que querem imigrar. Depois de dois meses de curso, resolvi enviar meus documentos para marcar a entrevista com o governo. Até então na havia nenhum caso de reprovação na entrevista. Pelo menos até chegar a minha vez. Simplesmente o “monsieur” me disse que para a minha formação em turismo, o meu francês ainda não era bom o suficiente para ir, mas que ele me daria uma segunda chance. Eu tinha um ano para apresentar para ele um diploma com o equivalente a 300 horas de francês. Meu Deus…isso era MUITO! Ainda mais para alguém que estava com pressa! Já estava formada, precisava fazer alguma coisa rápido com a minha vida. Mas não adianta, as coisas realmente acontecem na hora que elas tem que acontecer. Hoje entendo isso porque sinto que vim para cá muito mais preparada e muito mais segura com o meu francês.

Mas naquele dia fiquei arrasada, me senti um fracasso, parecia que todos os meus planos tinham ido por água abaixo. Mas…não desisti. Me dediquei 100% ao francês, fiz algumas imersões, fiz
realmente tudo que podia, e depois de 4 meses resolvi fazer um teste na Aliança Francesa só para ver mais ou menos em que nível eu estava, mas achava que ainda tinha muito pela frente. Resultado: acabei conseguindo a equivalência de 300 horas, e foi ai que eu vi que era mesmo pra valer, que meu sonho estava cada vez mais perto de se tornar realidade!

Enviei o comprovante das 300 horas para o governo e um mês depois estava com o meu Certificado de Seleção de Quebec. A partir daí, era só mandar mais uns documentos, pagar umas taxas, fazer os exames médicos, e aguardar o visto.


Com minha amiga Iris (que mora em Montreal e veio me visitar) na frente da Estação de ônibus no Vieux Quebec

Dois anos depois dos primeiros documentos enviados, estava com o meu visto canadense nas mãos. É muito engraçado porque o processo todo envolve tanto a gente, que parece algo muito distante. Quando chega o dia de marcar a passagem você quase não acredita.


No Vieux Quebec

Dia 6 de abril fez 8 meses que estou morando aqui. Apesar da saudade (muuuita saudade) da família, dos amigos, e do frio quase insuportável que faz aqui no inverno, estou muito feliz. Estou vivendo em um lugar onde conquistando minha independência e aprendendo muitas coisas diariamente. E mesmo que um dia eu volte a morar no Brasil, tudo isso estará comigo prá sempre.


Olha quanta neve!

Para quem tem interesse em saber mais sobre o processo de imigração, é só entrar no site:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca

Texto e fotos: Betina Abrão

Destaque post:
Como imigrar para o Canadá
Quebec

Correspondente: Betina Abrão
Site da correspondente: http://www.flickr.com/photos/bequebec

Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: