dez 18 2009

Mochilão Europa chega em Paris

30 de maio
“Estou em Bruxelas. Acordei às 7:00, o café começa a ser servido às 7:30, troquei de blusa, a pretinha estava fedendo. O café é muito gostoso: 2 tipos de pães, margarina, geléia, 2 queijos cremosos e um chocolate dos deuses!

Paguei pelo quarto, a recepção é uma graça, com uma boutique muito fofa. Já deixei reservada duas noites para quando retorne na sexta-feira.

Sai para a estação, e agora achei o caminho com a maior facilidade. Como ainda tinha tempo, fui até o aeroporto e confirmei minha passagem. No trem a caminho do aeroporto encontrei um casal de Curitiba, que mora na Sete de Setembro em frente ao Supermercado Real, umas seis quadras da minha casa!

Na volta consegui pegar o trem para Paris às 09:45. Quase perdi, cheguei na estação às 09:42, ufa! Passamos por bonitas paisagens até chegar em Paris Nord, desci, fiz o câmbio e paguei um roubo de comissão: 25 francos.

Comprei um carnet do metrô = 41 FF, neste carnet vem 10 bilhetes, é mais vantajoso porque cada bilhete simples custa 7FF, e serve para tudo, não só metrô (funicular, metrô, RER, ônibus).

De início me bati um pouco, mas consegui chegar na Cidade Universitária, que tem uma bela entrada. Achei o metrô de Madri mais bonito, limpo e fácil de usar do que o de Paris. Bem, retornando aonde estava, me dirigi à Maison Internacional para perguntar como chegava na Maison du Brésil, quando perguntei, o rapaz me respondeu: “Você é brasileira”. Bem, era o João, que está fazendo doutorado e me levou gentilmente até a Maison. Peguei a chave do quarto com a Celeste, que é uma senhora portuguesa que administra o edifício. Subi, deixei as coisas e fui até o Museu D´Orsay, este museu é BÁRBARO!

Como tinha carteira de estudante paguei 24 FF. Ao entrar é difícil saber para onde olhar, porque o prédio em si já é uma obra de arte. Nele antigamente funcionava uma estação de trem. Vi Monet, Manet, Canova, Carpeaux, Van Gogh, Degas, Renoir, Toulouse-Lautrec, etc… O que mais me surpreendeu: Degas e Monet e claro: Toulouse-Lautrec e Van Gogh.

Le Toilette – Toulouse Lautrec

O quadro “O quarto de Van Gogh” tem umas cores super claras. Tinha que pedir licença para chegar perto desta obra. Sabe que eu nem gostava tanto assim do artista, mas a experiência de ver suas obras ao vivo e a cores mudou totalmente minha opinião.

O quarto de Arles, de Van Gogh

Fiquei emocionada ao ver “Le Dejeneur sur le Herbre”, de Manet e dois quadros gigantescos de Lautrec. Comprei um guia do museu e alguns slides, quer dizer, 60 slides.

“O almoço na relva” – “Le Dejeneur sur le Herbre” , de Manet.

Sai do museu porque ia fechar (risos) e fui andando pela Quai d´Orsay até a Tour Eiffel, que é surpreendente: 320, 75 metros. É muito maior do que eu pensava. Paguei 55FF e subi até o último andar. Até o segundo nível a subida é pelas “pernas” da torre, depois até o terceiro nível por um elevador comum no centro.

Primeiro vi Paris do 2º. nível, aquela cidade enorme esparramada na minha frente, aquele solzinho que dizia adeus. No 3º. nível fotos indicam o que temos diante de nossos olhos, e bandeiras marcam a distância da torre a outras cidades do mundo. Aí estava aí a distância até o Rio de Janeiro e a bandeira brasileira. Me entusiasmei, e tirei muitas fotos, o legal é que pude identificar várias coisas que tinha visto pelo caminho. Depois de um tempo admirando Paris do alto de uma torre que pesa menos que o cilindro imaginário de ar que a envolve?! desci e caminhei até o Trocadero, que fica em frente à torre. Deste lugar se tem uma bela vista de “corpo inteiro” da senhora Eiffel.

Desde o 2° nível

Desde o 3° nível

Dali voltei para a Cité Universitaire. Quando cheguei a Lúcia estava na sala do computador. Conheci o Raul (mexicano), o Zeca, a Carmen, a Ana e o Sérgio. Fizemos uma bela macarronada conjunta, e ficou combinado que amanhã o Zeca ia me mostrar Paris!”

Qual é teu quadro ou museu favorito?

Informação prática:
Para chegar em Paris, outras alternativas
Em certas Viagens para Paris o melhor é chegar voando, principalmente se a viagem de trem levar horas e horas, e você não tiver comprado o bilhete com antecedência. Desde a chegada das low-cost, é possível conseguir Voos baratos para Europa e desde Europa, já existem companhias que voam desde o velho continente até os Estados Unidos com esta mesma filosofia.

Com estas companhias, os Voos para Paris desde Madrid podem ser encontrados a 15 eurinhos ou R$ 37,50, e em duas horas vamos do flamenco ao pain au chocolat!

Museu D`Orsay
Acesso

Horários
De terça a domingo, das 09:30 às 18:00 horas, exceto quinta-feira que fecha às 21:45
horas.

Tarifa
9,50€
Para entradas a partir das 16:15, tarifa de 7€. Excepto na quinta-feira, quando a redução se aplica a partir das 18:00 horas.
Entradas combinadas:
Museu D`Orsay + Orangerie = 13€
Museu D`Orsay + Museu Rodin = 14€

Audioguia: 5€ (Idiomas: francês, inglês, espanhol, italiano, alemão, holandês, russo,