Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 15 2023

Monte Saint-Michel: uma ilha espiritual na região da Normandia

Monte Saint-Michel | Normandia

Se você quer visitar os locais mais emblemáticos da Europa, a vila medieval de Monte Saint-Michel, na França, localizada na costa atlântica, na foz do rio Couesnon, deve estar na sua lista.

Aliás está na minha lista. Eu sei que nesse exato momento estamos todos meio atordoados. Mas ontem vi a entrevista de um virólogo. E ele afirmava: “Esse não é o primeiro vírus que nos assombra e nem será o último, mas uma coisa posso lhes dizer: ele vai passar!” Portanto, vou publicar uma série de artigos da Normandia para planejarmos nossa próxima viagem juntos, o que você acha? .

Este Patrimônio Mundial da UNESCO, com a famosa abadia gótica, é a segunda atração turística mais popular da França, fora de Paris. É justamente por isso que hoje vamos falar um pouco mais sobre esse destino tão incrível que é o Monte Saint-Michel. Confira:

Onde fica o Monte Saint-Michel?

Existe uma confusão muito comum sobre onde exatamente fica esse território: alguns dizem que fica na Normandia e outros dizem que fica na Bretanha, uma vez que St Michel está situada na baía onde as duas regiões se fundem – mas é a Normandia que faz a reivindicação oficial.

Ela fica no departamento de Mancha e está situado 26 km a sudoeste de Avranches e 330 km a oeste de Paris.

História do Mont Saint Michel

O Monte Saint-Michel tem uma história fascinante que remonta à era medieval. Começa com o bispo Aubert, de Avranches. Segundo a lenda, o arcanjo Miguel continuou aparecendo nos sonhos do bispo e pediu-lhe para construir uma igreja na rocha estéril conhecida então como Mont Tombe.

O bispo de Avranches concordou com o pedido. Por volta de 966 DC, um grupo de monges beneditinos se estabeleceu na ilha e começou a construir uma igreja em estilo românico. A lenda e a presença dos monges garantiram que o Monte Saint-Michel se tornasse um local de peregrinação de fé durante a Idade Média.

A Revolução Francesa

Durante a Revolução Francesa, a abadia tornou-se menos popular e, eventualmente, desabitada. Foi fechada e usada como prisão até 1864.

A peregrinação nunca parava completamente, mesmo quando a abadia estava em mãos inglesas durante a Guerra dos Cem Anos. Em 1874, a abadia foi entregue ao governo francês com o objetivo de preservá-la por séculos. Logo depois, a ilha foi classificada como monumento histórico e, posteriormente, começaram as reformas nos prédios.

Finalmente, em 1979, o monumento histórico foi classificado pela UNESCO como um de seus Patrimônios da Humanidade. Agora é um dos monumentos mais visitados da França.

Atualmente, os monges vivem e trabalham aqui novamente, como nos tempos medievais.

Historicamente, o Monte Saint-Michel estava conectado ao continente por um caminho que era acessível apenas na maré baixa. Hoje, é alcançado através de uma passagem permanente elevada acima do nível da água.

Qual é a melhor época para visitar Monte Saint-Michel?

A melhor época para visitar Mont St Michel é de março a outubro, quando o clima está no seu melhor.

Tente evitar julho e agosto, quando estiver muito lotado e talvez muito quente.

A baixa temporada vai de novembro a fevereiro, quando o tempo está mais tranquilo. A melhor época para fazer seus passeios durante o dia é de manhã cedo, antes que os turistas cheguem à ilha.

Fica lotado por volta das 9h30 da manhã. Depois, no final da tarde, as coisas ficam quietas novamente.

O que ver em Mont St-Michel?

Este é um ponto de referência francês imperdível. E vale a pena dar tempo suficiente para visitar seus museus, hotéis, restaurantes e butiques. Além da própria abadia, não perca:

* O Musée de la Mer et de l’Écologie, que abriga uma coleção de 250 modelos de barcos antigos, onde você pode aprender sobre o projeto de restauração marítima de Mont Saint-Michel.

* O Musée Historique, mapeando 1000 anos de história com sua coleção de armas antigas, instrumentos medievais de tortura, a cela de ferro de Luís XI e dos manifestantes.

* O Logis Tiphaine, a antiga casa do Cavaleiro Bertrand du Guesclin – guarda do século XIV dos exércitos do rei francês – e sua esposa Tiphaine de Raguenel, um famoso astrólogo que costumava prever o destino do mundo pelas estrelas.

Como chegar ao Mont St-Michel?

O melhor é alugar um carro para explorar a Normandia. No meu roteiro, alugaremos um carro a partir de Nantes, a 189 km do Mont St Michel. E de lá exploraremos toda a região até chegar em Paris, onde devolveremos o carro.

Desde Paris são 360 km, mas o caminho até lá é incrível. Se tiver pouco tempo, ao menos separe de 3 a 4 dias para essa road trip. E para te ajudar, pode ser legal usar uma ferramenta, dá uma olhada nesse criador de circuito.

Dá para fazer um bate e volta ao Mont St Michel desde Paris? Dá, mas esse lugar merece mais tempo! Nesse caso, pode optar por uma excursão de dia inteiro. Esse tipo de passeio é oferecido por diversas agências em Paris.

Para ir de transporte público de Paris ao Mont St Michel, deverá pegar um trem na Gare Montparnasse até Rennes e depois um ônibus. Os horários do trem e do ônibus costumam estar coordenados. Mas é bem puxado fazer um bate e volta. Aproveite e durma no Monte St Michel, daquelas experiências inesquecíveis.

Na próxima quarta-feira, mais um post dessa nova série francesa, que poderei realizar graças ao apoio da France Voyage. .