Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 16 2009

Navegar é preciso …

Desenho de Laura Mateo Grimaldos

Comecei o blog porque recebia muitos e-mails perguntando o que estava fazendo durante minha estância do doutorado. Achei que a melhor solução seria criar um espaço onde pudesse contar todas as novidades para todo mundo junto. E melhor ainda que fosse um canal de comunicação aberto, onde o pessoal pudesse deixar seus recados, dar sugestões, etc.

Mas acho que como acontece com a maioria dos blogueiros, minha maior audiência desde o começo foram pessoas que não conhecia. Interessante! Estas pessoas começaram a me motivar a enredar por caminhos que eu nem de longe pensava em trilhar quando comecei esta aventura.

A vida não para.

Acho que na verdade eram caminhos que eu pensava que não se podiam trilhar por “n” razões, mas esta gente que entrava por aqui e compartilhava seu tempo comigo, sem saber, alterou o panorama.

 (…)

No meio deste ano nasceu uma primeira parceria com o jornal de Indaiatuba – Semana em Destaque. Escrevo quinzenalmente uma coluna, e acabou de sair do forno uma revista especial de Natal que eu mostro para vocês assim que chegar meu exemplar!

Assim, o ano 2009 vai chegando ao fim. Estas parcerias enriquecem e muitas vezes possibilitam que o Turomaquia possa navegar em mares nunca antes navegados, mas sempre sem perder o rumo, e o mais importante: a liberdade de expressão! Porque afinal como já disse naqueles idos de 146 a.c. o general romano Pompeu a seus soldados amedrontados: Navegar é preciso …

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:

“Navegar é preciso;  viver não é preciso”.

Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário;  o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Poesia de Fernando Pessoa e nota sobre a origem da frase de SOARES FEITOSA, Francisco José:
“Navigare necesse; vivere non est necesse” – latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 aC., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida de Pompeu]

Desenho de Laura Mateo Grimaldos, vale a visita ao blog: http://laudisseny.wordpress.com

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

5 Comentários

  1. Mari Campos - Pelo Mundo

    Parabens! Que venha muito mais sucesso por ahi… 😉

    responder
  2. Silvia Oliveira

    Quando você chegar ao seu primeiro milhão de dólares nãos se esqueça das amigas que você deixou aqui em Curitiba. Aceito doações! hohoho! Muuuito bom!

    responder
  3. Marcie

    A maioria dos caminhos que escolhemos são desviados – e na maioria das vezes, para melhores alternativas.Que bom que esse seu caminho fez com que "quase" os conhecêssemos.Espero que todos os caminhos te levem sempre ao sucesso, querida!

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Mari e Silvinha, oxalá!!!Marcie, espero que este quase se converta em nós conhecemos muito em breve!Beijos a todas

    responder
  5. Carol Wieser

    Patrícia!!!Sucesso pra ti e pro blog!Lembro bem o que conversamos quando nos encontramos em CWB, e tenho certeza que o blog vai chegar lá!!E você também querida, vai aterrisar em muitos lugares legais ainda!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!