Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 05 2006

Navidad Majorera

Image00001

O Primeiro Natal com teu futuro marido e teus futuros sogros e cunhados é algo inesquecível! E no meu caso, este mundo a desvendar incluia uma pequena viagem de 4 horas de barco a outra ilha. Minha cunhada mora em Fuerteventura, e para esta ilha com 82 quilômetros de praia nos dirigimos um dia antes da grande comemoração. Fuerteventura possui as melhores praias do Arquipélago Canário. São impressionantes praias de areia branca e de água cristalina, mas com alguns detalhes: ventos fortes e água um tanto quanto gelada! Os ventos fazem com que receba anualmente etapas dos campeonatos de windsurf e kiteboarding. E a cor da água é indescritível, e sobretudo muito limpa! Esta ilha começou a ser fortemente explorada pelo turismo de massas somente nos anos 90, e tenta manter seu meio ambiente e paisagens.

Famosa como a ilha das cabras, que durante a Guerra Civil garantiram a sofrida sobrevivência de seus habitantes, e hoje produzem um dos melhores queijos espanhóis: o queijo majorero, “tierno” e muito saboroso. A principal motivação de sua demanda, segue sendo o sol e praia, seguido pelo Turismo Desportivo.

O turismo rural conta com pequenas cidades como Bentancuria, com sua igreja do século XV, e suas casinhas brancas, cactus floridos e gente muito acolhedora!

Voltando à minha aventura, a ceia natalina era bem diferente da brasileira, muitos frutos do mar, e porco assado! E o mais “triste”, os espanhóis não trocam presentes na noite do 24 para 25 de dezembro ( meu ser amado mais fantástico me deu um presente escondido dos demais!), e sim no dia 6 de janeiro – Dia de Reis. Porque foram os reis que levaram os presentes para o menino Jesus. As crianças escrevem cartas para um dos seus reis favoritos: Belchior, Baltazar ou Gaspar – os reis do Oriente!

Na noite de 5 para 6 de janeiro, o comércio fica aberto até de madarugada em algumas cidades, e todos saem para fazer as últimas compras, e aproveitam para encontrar e beber com os amigos. É uma noite com ruas lotadas. Bem, os espanhóis saem muito de casa, a vida se faz na rua! Mesmo com um frio de oito graus abaixo de zero, você sai na cidade de Madrid e as ruas estão repletas de pessoas. A Espanha é uma festa, como dizia Hemingway de Paris!!!!!!!!

4 Comentários

  1. Astroyorch

    Hola Paticiña!!!Te escribo en castellano porque evidentemente yo no sé mucho portugues (como mucho te podría escribir en Portuñol…) Me alegra mucho saber de tí, sobre todo ahora que estoy muy desaparecido, terminando de escribir mi tesis doctoral (espero tenerla terminada en dos meses) y esas cosas. Ya me ha dico Mesi que estás por Las Palmas otra vez… A ver si nos vemos un día y te presento a Ani (la chica esta que me intentó ligar la última vez que estuve en el WOMAD contigo) Llevamos saliendo un año y medio y estoy muy contento.Yo tb tengo blog, así que si quieres echarle un vistazo, me tienes en el link pinchando en mi nombre

    responder
  2. BAIFONOTEJADO

    Olá Patri. Hace días que visité tu blog, aunque habré de leer con más calma, a ver si me entero de algo.Te felicito.jr

    responder
  3. Turomaquia

    ¡Jorgito que guay saber de tí!!!!!! Por supuesto que me encantaría conocer ¡tu media naranja! ¡Y te deseo un tribunal más que brillante!

    responder
  4. Silvia Oliveira

    Oi Pati!!!Nossa, isso aqui está internacional… Daqui a pouco vai ter que fazer uma versão en espanhol e outra em inglês! :-)As fotos estão lindas. E a história, muito boa! Beijos. Estou com saudades!Silvinha

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!