Guias de Viagem e Arte

 
 
ago 20 2010

Notredame para Peques – Um guia para curtir a Catedral de Paris com as crianças (Parte 2)

Antes de mais nada, leia a Primeira Parte deste guia. Nela terminamos nossa visita à Catedral de Notredame. Agora chegou a vez de entrar no museu mais visitado do mundo! Em 2009, o Louvre recebeu 8 milhões e meio de pessoas! Coloque na bolsa o desenho que a criança realizou da escultura do altar de Notredame.
durante a viagem
Para todas as idadesNo Museu do Louvre
Quando estiver no Louvre, no  Neoclacissismo francês (que agora mesmo se encontra no 1º. Andar, na Ala Denon, sala 75) entregue à criança seu desenho da escultura do altar de Notredame. Diga que vão realizar um jogo que consiste em encontrar o quadro no qual aparece parte desta escultura.

Dê um tempo, não ajude, deixa que ela observe os quadros, não dê pistas. Segure tua ansiedade. Quando a criança encontrar o enorme quadro com Napoleão e a coroação de sua esposa, pergunte:

  • o que estava acontecendo em Notredame?
  • por que será que o pintou realizou um quadro tão gigantesco e retratou este momento?
  • o quadro parece perfeitinho?

Para os pais: Este quadro foi realizado pelo pintor oficial de Napoleão: Jacques-Louis David por volta de 1806/1807. David fazia uma arte classificada como neoclassicista. Neste estilo, o acabamento dos quadros é perfeito, nem se vê o gesto do pintor no quadro, bem diferente de ver um Van Gogh, onde se pode perceberr a forma da pincelada do artista. Aqui nada disso! Os pintores neoclássicos acreditavam que tinham um compromisso com a sociedade, que sua arte podia educar.

405david


No quadro se vê Napoleão coroando sua mulher Josefina, depois de ter se auto-coroado. A coroação ocorreu em Notredame. Os eventos histñoricos eram retratados pelos pintores para que outras pessoas pudessem conhecê-los e porque ainda não existia a fotografia.

Louvre - Jacques Louis-David

Na platéia da coroação, no que parece uma tribuna, destaca uma senhora vestida de branco, a mãe de Napoleão – Letícia. David lhe pintou na cena, mas ela não esteve presente, porque era contra a coroação, e não lhe caia bem a mulher de Napoleão! O pintor realizou uma cópia desta tela, que se encontra no Palácio de Versalhes.

depois da viagem
Uma atividade para toda a família: criar um vitral da viagem

para se divertir em casa

Material:

  • Folha de acetato grossa no formato A4, que é o tamanho normal de uma folha de sulfite.
  • Canetinhas de várias cores
  • Cola colorida escura: preta ou azul

Como fazer:

  • Desenhem seis cenas da viagem, momentos que foram marcantes.
  • Simplifiquem ao máximo os desenhos, deixando apenas o que seja essencial para que se possa compreendê-los.
  • Cada cena será transferida para um acetato, como?
  • Coloque o desenho em uma mesa em que possa utilizar fita adesiva, o melhor é colocar a fita para que o desenho não se mova e por cima o acetato, também preso com o durex para não se mover.
  • Pinte o desenho com as canetinhas. Não realize contornos, apenas pinte.
  • Quando estiver todo pintado, contorne com a cola colorida escura, imitando o metal dos vitrais.
  • Depois de secar,  é só “pregar” com fita adesiva na janela do quarto da criança, cada um dos desenhos na ordem cronológica em que aconteceram. Será seu vitral particular.

Obs: Com crianças pequenas, o melhor será contornar com canetinha preta.

E aí disposto a mais esta nova aventura? Viajar com teus pimpolhos para o Velho Continente ou empreender Viagens para Paris de uma forma divertida para todos?

Leia antes de visitar os guias práticos:
Museu do Louvre
Catedral de Notredame
Neles encontrará todas as informações sobre horários, como chegar e serviços disponíveis.

Veja todos nossos posts de PARIS

Busque e reserve seu hotel em Paris, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Guia Louvre

imagens editadas por turomaquia_2010
A imagem – Para se divertir em casa utiliza imagens de:
http://agroinforme.com.ar/
http://www.claudio.aguirre.cl/wp-content/uploads/2010/04/nino.jpg
As demais: turomaquia_2010

2 Comentários

  1. Ali

    Parabéns Patricia. Adoro seus posts para peques.

    responder
  2. Deyse Ribeiro

    Patricia,
    Uma vez aluguei um carro na croácia, seguro mínimo.
    Estacionamos o carro, fomos para a praia, retornamos e tinha um arranhão (juro mínimo)e meu marido disse – ah, ta dentro da franquia! – e quando devolvemos no aeroporto, prestes a embarcar o funcionário vê o arranhão e diz: – São 370 euros!
    Sim, nos cobraram 370 euros porque, mesmo dentro da franquia, nos deveríamos ter chamado a policia e feito o boletim de ocorrência, mesmo que fosse por um arranhão de terceiros no estacionamento!!!!!
    Lição aprendida, antes de alugar um carro, ja pergunto como devo me proceder em casos como esses, e cada companhia tem um procedimento diferente!!!
    Portanto, conselho de amiga, pergunte antes tudo!!!
    abs

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!