Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 06 2011

O Leo na National Gallery – uma das grandes exposições do ano!

Há pouco tempo , vocês viram passar por aqui os desejos de dezenas de leitores e blogueiros – as bucket lists. Com aqueles lugares para visitar antes de morrer.

art bucket list
Eu devo confessar que além dos lugares, eu tenho uma listinha de obras de arte que eu sonho em estar tete-a-tete. Eu já vi “gente estudada” dizendo que o Google Earth e seus afins iam diminuir as visitas aos museus. Acho uma besteira e das grandes. Nada substitui o “ao vivo e a cores”. Já me vi quase chorando diante de obras de artistas que eu nem curtia muito através da fotos, do 3D, de videos ou do escambau. Mas ao estar ali de cara por gol, quase me pego chorando a cântaros. Os loucos por Dalí que me desculpem, mas isto me passou com o catalão, e também com Van Gogh!

Umas destas obras que constam na listinha é a “Dama com arminho”. Tenho uma fissura com esta obra do Da Vinci. Ela esteve passando uma temporada no Palácio Real, de Madri. E não rolou uma visita. Agora apareceu uma segunda oportunidade numa mega exposição na National Gallery, em Londres. Que começa na próxima semana, dia 9 de novembro e vai até 5 de fevereiro de 2012.

Uma oportunidade única de ver obras do gênio que se encontram normalmente em diferentes museus e instituições. Na entrada um pequeno video para dar uma noção do que vamos ter o prazer de ver pela frente, e que está dividido por salas e conceitos.

como e a expo
1 – O músico em Milão: um revolução tranquila – Da Vinci rompe com as convenções dos retratos. Vai se inclinar pelo naturalismo dos retratados, deixando de lado as tediosas telas de perfil. Inicia, e daí o nome da sala, uma silenciosa revolução!
2 – Beleza e Amor: os retratos femininos – aqui está minha obra must-see 🙂

Dama com Arminho - Da Vinci

3 – Corpo e alma: São Jerônimo em Penitência – Leonardo estudo anatomia humana a exaustão, e uma das obras que melhor reflete esta investigação é São Jerônimo em penitência. Que aliás deixou sem acabar. Leonardo acima de tudo era um cientista, na acepção ampla da palabra. O que lhe motivava era a resolução de problemas. Quando encontrava a tal solução, se esvanecia no ar a motivação, e por isso deixou tantas obras inacabadas!
4 – Pintando o divino: a Virgem dos Rochedos – esta tela tem duas versões. Muita gente passa batido por ela no Louvre ao correr de encontro à Gioconda. É uma maravilha, parece que as rochas da gruta tem vida própria. São personagens do quadro tanto quanto os santos e a Virgem! A outra versão pertence à própria National Gallery.
Virgem-dos-Rochedos
5 – Leonardo e seus companheiros – a influência de Leonardo nos demais pintores de sua época, e a marca de seus discípulos na sua própria obra.
6 – O Milagre do talento: Leonardo e o Francês – com a perda de poder de Ludovico Sforza, Leonardo começa a pintar para o rei francês. Por que milagre? Porque mesmo em seu tempo, seu talento começa a ser visto como algo divino, tamanho o impacto da sua obra!
7 – Caráter e Emoção: A Última Ceia – os desenhos e estudos de Leonardo para realizar este ambicioso retrato do exato momento em que Cristo alerta os demais apóstolos que alguém ainda naquela noite lhe ia negar e que outro lhe ia trair. E uma cópia de Giampietrino, do século 16, e na mesma escala deste quadro que se encontra em Milão.
Last-supper
7lastsup

Gente do céu, tem que começar a procurar já Voos Londres porque afinal tudo que é bom de data de validade. Neste caso é 5 de fevereiro! Caso esteja em outro lugar da Europa, uma boa notícia: Voos low cost para Londres, é o que não falta!

Eu já estou agendado minha visita, porque não vou deixar que esta “dama” se escape outra vez!

horario-custo
A National Gallery não cobra entrada, mas tal regalia não se estende às exposições temporárias. Adultos pagam 16£. Estudantes e crianças de 12 a 18 anos: 8£. Menores de 12 anos acompanhados por um adulto não pagam.

Diariamente das 10:00 às 18:00 horas, e na sexta-feira até às 21:00 horas.

Para comprar antecipadamente a entrada: http://www.nationalgallery.org.uk/whats-on/exhibitions/leonardo-da-vinci-painter-at-the-court-of-milan?tab=1

Posts relacionados:
Uma nova atração com o selo Harry Potter – Warner Bros. Studios London
Como ir de Londres a Liverpool
Duas visões panorâmicas de Londres: London Eye e The Monument

Imagens: National Gallery e http://www.wga.hu/index1.html

3 Comentários

  1. Gustavo - Viajar e Pensar

    O São Jerônimo, que é exposto a Pinacoteca do Vaticano e vai estar nesta exposição é uma das obras que mais me impressionou até hoje.
    É muito real cruel, escura, triste e resumindo um Da Vinci.

    Valeu Patricia!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gustavo, é esta mesma 🙂 Vc fez uma descrição perfeita!

      responder
  2. Oscar | MauOscar.com

    Que máximo….

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!