Guias de Viagem e Arte

 
 
set 09 2019

O renascimento e o barroco em uma oficina mecânica

O fotógrafo Freddy Fabris saltou à fama internacional com uma série de fotografias intitulada: “Renaissance”. Nestas fotos ele transporta imagens icônicas de Da Vinci, Michelangelo e Rembrandt para dentro de uma oficina mecânica.

Uma calota presa na parede se transforma na aureola de Jesus Cristo da “Última Ceia”. Uma chave de fenda une criatura e criador na “Criação do Homem”. Um velho motor é o “cadáver” estudado em “Lição de anatomia”.

Além desta transposição de lugar, de objetos, ele trabalha as cores e a luz como um verdadeiro pintor. Ao meu ver, um pintor muito mais arraigado no barroco do que no renascimento. Abusa das diagonais, do contraste claro-escuro, de uma atmosfera teatral e mesmo sem “reler” obras de Caravaggio é como se ele estivesse presente em todas as fotografias.

Caravaggio amaria a locação, principalmente pelas manchas negras, mesmo sendo bem pulcra a oficina de Freddy. O artista barroco alucinaria com os personagens, como este Cristo que leva uma camiseta cor de rosa onde se lê: “it up pump”.

O renascimento e o barroco em uma oficina mecânica: Da Vinci, Michelangelo e Rembrandt

O renascimento e o barroco recriados em uma oficina mecânica
Os grandes do renascimento e do barroco recriados em uma oficina mecânica
O renascimento e o barroco recriados em uma oficina mecânica
A criação do homem de Michelangelo
O renascimento e o barroco recriados em uma oficina mecânica
A lição de anatomia do Dr. Tulp

O artista

Os grandes do renascimento e do barroco recriados em uma oficina mecânicaTenho excelentes vibrações com o artista, ele nasceu no mesmo ano que eu nasci, 1970. Mas em lugares bem diferentes, eu em Apucarana, ele em New York.

Seus pais eram do mundo da dança, bailarinos e coreógrafos, a mãe francesa e o pai argentino.

Começou a estudar desenho gráfico e foi neste curso que estudou duas disciplinas que lhe levariam para outra aventura, estas disciplinas foram: fotografia e pintura.

Ele já tinha um estúdio de fotografia publicitária, quando desenvolveu “Renaissance” baseada nestes monstros da arte. Numa entrevista lhe perguntaram por que resolveu enveredar por elas releituras:

“Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”.

Renaissance em prêmios

A série “Renaissance” viralizou e ganhou muitos prêmios e está sendo exposta em diversos lugares do mundo desde 2016.

Entre os prêmios:
– American Photographic Artist’s Conceptual photography award
– 1o. Lugar no International Color award & the One Eyeland Silver

Este ano estará exposta na (2019):
– London Art Fair
– Vogelsang Gallery ( Brussels )
– Edinburgh Art fair ( with Urbane Art Gallery )

E em 2020:
– “ Iconic Works “ exhibition, National Museum, Stockholm
– “ Iconic Works “ exhibition, Ateneum Art Museum, Helsinki
– London Art Fair

A releitura de Carracci – La Pietà

Ele vem desenvolvendo outras fotografias nesta série, com outros cenários e baseada em outros mestres. As últimas tem como inspiração aquele que é considerado um dos percursores do barroco, Annibale Carracci e sua obra: “La Pietà”.
O renascimento e o barroco recriados em uma oficina mecânica
O renascimento e o barroco recriados em uma oficina mecânica
O renascimento e o barroco recriados em uma oficina mecânica
O renascimento e o barroco recriados em uma oficina mecânica

Para conhecer toda a obra de Freddy Fabris, visite seu site: www.fabrisphoto.com e o siga no Instagram: @freddyfabrisphoto

Para saber mais sobre Annibale Carracci

Para saber mais sobre Caravaggio


Para saber mais sobre a Capela Sistina e Michelangelo

Para saber mais sobre “A Última Ceia” de Da Vinci

Para saber mais sobre “A Lição de Anatomia do Dr. Tulp” e Rembrandt

Meus guias de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!