Guias de Viagem e Arte

 
 
out 25 2008

Olho grego: excelente souvenir

O olho grego se vê por todas as partes e em todas as formas, decorando pulseiras ou decorando pratos. É uma loucura, e não só em Grécia, em outros países como a Turquia também se utiliza muito este olho! Mas, qual é seu significado?

Tá na cara que é um amuleto, mas a explicação mais legal quem nos deu foi a moça que nos vendeu as pulseiras com o dito olho.

O olho grego é utilizado como amuleto ou talismã contra o azar, geralmente transmitido pela inveja. Segundo a crença, um pessoa pode através de um olhar causar mal as crianças, aos adultos ou às suas possessões, somente com um olhar malicioso!

O primeiro escrito que faz referência ao olho grego data de 3.000 a.C., e se encontrou nas lápides de barro na Suméria (Mesopotâmia). Em Grécia, a forma mais comum de pingente é o olho azul de vidro que repele o mal de olho invejoso ao refletir este mesmo olhar. O efeito do “olho” não é apenas uma crença, é se considera também como um efetivo amuleto para a sorte.

olho grego

Explicação: Elias and Panos Fine Jewelry
Foto: turomaquia_2008

Tags Technorati: , ,

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

4 Comentários

  1. Michel

    Oi Pat!!Vim dar a benção ao novo domínio :DContinue sempre com esse trabalho bem legal que vem fazendo e nos enriquecendo de cultura!!!Espero que o teu olho grego funcione bem!! :))Bjo e bom domingo!!

    responder
  2. Claudia Pimenta

    oi patricia! eu adoro o olho grego… tenho um colar e duas pulseiras, além de já ter tido um chaveiro. é um amuleto e tanto! bjs, querida, e bom domingo!

    responder
  3. Mirella

    Essa dica é bacana, eu adoro esses souvenirs… Em Malta eu tambem compri um olho (risos), o Olho de Osiris que ficam no barquinhos (luzzos).bjsObs: Já cheguei a te convidar para ser nossa entrevista no Entrevistando Expatriados??? Topa???

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Michel, obrigada pela força!!!Claudia, eu também comprei e amei, é tão bonito. Nesta dica de loja que dei em Atenas tinham em outras cores, fugindo do padrão azul e branco. Compramos um verde, que era incrivelmente bonito!Mirella, o olho se pode ver em quase todo o Mediterrâneo! E claro, que eu topo, será uma honra!Beijos a todos!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!