Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 22 2010

Palacio Nacional de Sintra – uma bela mistura de estilos

Por fim ia entrar naquele lugar que perseguia todas as fotos panorâmicas da cidade. Por onde se olhava, lá estavam as gigantescas chaminés da cozinha do Palácio Nacional de Sintra.

Era um domingo, e ao contrário do Palácio da Pena, aqui não havia filas. Na bilheteria uma surpresa, aos domingos acesso gratuito. A entrada se dá desde o pátio, pela grande escadaria. Deste pátio, as vistas da cidade são estupendas. A Vila de Sintra emoldurada pelos arcos do edifício.
Palácio Nacional de Sintra
Palácio Nacional de Sintra
O edifício do palácio se menciona já no século X pelo geógrafo árabe Al- Bacr. Era a residência dos prefeitos mouros de Lisboa durante a ocupação árabe. Com a conquista de Lisboa em 1147 passa a ser propriedade dos reis até a proclamação da República em 1910.

A estrutura é medieval, mas cada rei foi marcando seu espaço durante seu reinado. As obras mais importantes foram realizadas durante o reinado de D. João I (século XIV) e de D. Manuel (séc. XVI). Mas se nota a cada passo a influência árabe nas fontes, nos azulejos, nos arcos pontiagudos, e o respeito que os monarcas portugueses tinham pelo estilo mudéjar (mourisco). Neste palácio, os reis e a família real passavam o verão, vinham de caça ou fugiam da peste!
Palácio Nacional de Sintra
Além da ornamentação de cada cômodo, decoram o espaço grande parte das coleções de mobiliário da Casa Real que vão do século XVI ao XIX. A cada espaço um cartaz em português e em inglês indica o seu uso, e outro cartaz destaca os objetos mais importantes dispostos em cada espaço.

Palácio Nacional de Sintra
Sala das Pegas (pássaro com manchas brancas e pretas) em razão do teto.

Palácio Nacional de Sintra
Terrinas chinesas (louça onde se serve a sopa) em forma animal da Dinastia Qing (1760-1780)
Palácio Nacional de Sintra
Quarto de D. Afonso VI, aprisionado no palácio por 9 anos até sua morte no palácio, por seu irmão D. Pedro II.
Palácio Nacional de Sintra
Entrada da cozinha, separada dos demais cômodos, como medida de segurança
Palácio Nacional de Sintra
Atualmente serve de apoio aos banquetes oficiais realizados no palácio
Palácio Nacional de Sintra
A cozinha ainda recebe a água proveniente das nascentes da serra
Palácio Nacional de Sintra
A Capela
Dica Turomaquia: Não deixe de olhar prá cima, os tetos pintados são uma loucura. Temas bastante diferentes e alguns com histórias hilárias, como traições reais!
Palácio Nacional de Sintra
Palácio Nacional de Sintra

Leia também:
Para chegar em Sintra
A Cascais dos amantes sugados pelo mar – Boca do Inferno
Casas e Palacetes de Cascais
Cascais: Manual Prático
Restaurante em Sintra – Tulhas (quase uma experiência religiosa!)

Ainda hoje, a sala favorita Turomaquia do Palácio Nacional de Sintra e dicas práticas para a visita.

fotos: turomaquia_2010

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!