Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 23 2012

Para aprender com a Fitur 2012 – Feira do Turismo de Madrid

1) Se tua cidade não tem peso para ser destino final, venda-se como uma escapada. Moral: ASSUMA SUA CONDIÇÃO.
Image00007

2) A arte é sempre uma boa aposta, principalmente relacionada com os grandes emblemas, como Picasso, Dalí, Pintores Impressionistas ou Grandes Arquitetos.
Image00009

3) Se você já é conhecido por algo, inove dentro do teu próprio produto.
Image00010

4) Os cruzeiros aparecem em destaque, vamos ver qual será o impacto no setor após o desastre italiano.
Image00011

5) Não espere o ano dos grandes eventos, para começar sua promoção. O setor turístico necessita tempo e planejamento para mover as massas. Moral: SEJA SÉRIO E ADULTO, NINGUÉM INVESTE ALTOS VALORES EM CIMA DO LAÇO.
Image00001

6) No mesmo sentido, dê uma resposta rápida aos acontecimentos. No final de 2011, o fado foi reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade. Menos de 2 meses depois, a resposta visual aparece no stand de Portugal.
Image00005

7) Do que adianta ter um stand lindo, material de primeira qualidade, e de cara ao público um pessoal despreparado, que o único que sabe dizer é: Sorry, I´m a student. OH, MY GOD!

8) As pessoas vendem mais do que mil paisagens. Uma lição antiga, mais que muitos destinos ainda não entenderam. Pontes, praias e edifícios há vários no mundo. Quando uma pessoa viaja, o que deseja é viver outra realidade, colocar-se no lugar daquele homem ou mulher que povoa a bela promoção turística. Egito modificou toda sua campanha de marketing após a “Primavera Árabe”. O único estereótipo do stand era uma pirâmide de vidro que reinava no centro, para meu gosto, um tanto quanto kitsch!
Image00002
Image00003

9) O turismo de compras encontra-se altamente aquecido, principalmente pela demanda dos países que conformam o que se costuma chamar de BRICS – Brasil, Rússia, India, China e África do Sul (South Africa).
Image00004

10) Abuse dos heróis nacionais, mesmo que não sejam nativos. Um estrangeiro dá ainda mais credibilidade quando recomenda um destino que não é seu país. Sem falar que seu conterrâneo se identifica de imediato. Kaká e Cristiano Ronaldo promocionam Madrid e a marca Espanha, dentro da ação: “I need Spain”.
Image00016
Image00006

11) “As flores não falam”, parodiando Cartola, mas podem configurar produtos turísticos. Moral: NA ERA DA SUPER-SEGMENTAÇÃO, É NECESSÁRIO IR ALÉM DO SEMPRE VISTO!
Image00008

12) Cuidado com o reforço de certas imagens. O stand do Cambodja: 1 pessoa, uma mesinha e material estilo anos 70. Dava pena! Ou para variar, países asiáticos parecendo a sala cheia de enfeites da avó e países sulamericanos abusando dos corpos bem torneados.
Image00014
Image00012

13) Cuidado com os slogans. Que no final das contas, acabam não transmitindo nada por querer comer o mundo!
Fitur 2012 - Republica Dominicana

Posts relacionados:
Procuram-se Quixotes e Dulcinéias – para ir além do óbvio na Espanha
As boas surpresas da Fitur 2011
E por onde vão os tiros no Turismo Mundial? – Reflexões da Fitur 2011

Imagens: turomaquia_2012