Guias de Viagem e Arte

 
 
set 28 2009

Passeio pelo Rio Preguiças: Tudo demasiado rápido!

Típico dia lindo: céu azul, calor agradável, etc. Perguntamos na recepção da pousada sobre nosso passeio pelo Rio Preguiças. Imediatamente, o dono nos pegou pelo braço. Saímos em marcha forçada. Quase chegando no embarcadouro, o senhor nos pediu o pagamento em cash do passeio e gritou para um outro homem. Este homem por sua vez, sequer nos disse “bom dia” e nos deixou com outro, que seria o comandante da embarcação. Parcas palvras, e nos sentamos. Haviam poucos lugares, a lancha estava praticamente cheia. Esperamos mais um casal e começamos a deslizar pelo enorme rio Preguiças.O comandante comentou que não era prudente colocar os braços para fora da lancha, que a velocidade podia rompê-los, que se deixássemos cair algo n´água ele tentaria resgatar, mas não podia assegurar; que íamos parar em tal e tal lugar. Que não devíamos atrasar nas paradas para não pegar fila para comer no último destino do dia.

 

 

Depois deste prelúdio, a conversação será ainda mais escassa, e a informação de corte prático. Começamos a “voar” pelo rio, a lancha parecia levitar em alguns momentos. Tinha até medo de tirar fotos e perder meu braço, minha câmara, alguma paisagem repleta de buritis, carnaúbas, igarapés que passava em questões de segundos.  Minha respiração era rápida.

 

 

Somente podia trocar alguns monossílabos com o Tom, e ria nestas tentativas de emissão de sons. Nossos rostos se deformavam com o vento e tentar falar aumentava ainda mais as caretas. Primeira parada: vassouras, nos Pequenos Lençois. Era preciso tirar o salva-vidas, buscar o equilíbrio e sair. Ver, não vemos muito, temos apenas 30 minutos. E o coração estava tão acelerado, que subimos a duna em frente ao bar abruptamente, descemos ainda mais rápido, tiramos fotos com os solícitos macaquinhos do lugar. Tentamos relaxar com uma água de coco. Mas quando o coração voltava quase ao normal, já estávamos colocando os salva-vidas na lancha.

 


Aproximando-se de Vassouras …


Em cima da duna

 

Mais um pouco de super lancha “ativar, forma de um tobogã gigante”, e chegamos à Mandacaru. Muita coisa para ver, mas pouco tempo, foram vinte minutos. Ao menos queríamos subir no Farol da Marinha, construído em 1940,  para ter uma visão geral daquele lugar. Literalmente, em marcha atlética nos colocamos na fila para subir. A vista era bonita. Com muita dó passamos voando pelo povoado. Pelas senhoras com seus artesanatos, pelo salgadinho que desprendia um cheiro de alecrim e camarrão, pelas casinhas enfileiradas na rua de areia. Mas fazer o que, a lancha nos esperava, e sabe o pior? Para nosso destino final.

 


Mandacaru e seu farol ao longe


Os 160 degraus para chegar ao topo do farol


Vista do Farol de Mandacaru

 

Chegamos no final da manhã em Caburé. O resto dos viajantes saíram correndo da lancha para comer no povoado, para depois retornar à Barreirinhas. Com nossa mochila descemos em direção à pousada, resignados, tanta beleza em tão pouco tempo. Mas naquele momento, nem imaginávamos que teríamos uma tarde preguiçosa para assimilar todo a corrida pelo Preguiças … no mínimo tudo aquilo era paradoxal!

Informação prática:
Este passeio na alta-temporada custa em média R$ 50,00. Tente não embarcar em uma lancha poderosa, ou se puder, contrate uma embarcação só prá você. Assim poderá desfrutar realmente dos Pequenos Lençois. E vale a pena? VALE, a paisagem e o rio são lindos !!!

Neste mapa se vê o percurso do passeio:

O Rio Preguiças tem uma extensão de mais de 100 Km, encontrei fontes que diziam 120 e em outras que chegava a 150!!! O passeio que sai de Barreirinhas percorre mais ou menos 40 Km do rio, que nasce no interior do estado do Maranhão e desemboca no Oceano Atlântico. Se você pagar um extra, pode conseguir que te levem até a desembocadura, que está próximo de Atins (seguinte povoado após Caburé). Este extra varia de 5 a 10 reais por pessoa.

Para ver todos os posts dos Lençois Maranhenses, clique aqui.

Destaque post:
O que fazer nos Lençois Maranhenses
Passeio Rio Preguiças

fotos: turomaquia_2009
mapa: http://images.quebarato.com.br/photos/big/2/7/108E27_2.jpg

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.