Guias de Viagem e Arte

 
 
out 23 2008

Prato típico: Batata com Berbigão

Hoje vou mostrar passo a passo um prato típico de Gáldar, uma cidade daqui de Gran Canaria. É fácil, e ao mesmo tempo delicioso. E ainda dizem que é afrodisíaco, e que ajuda a combater estados de depressão! Tudo isso porque leva berbigão! O que é isso?

É um molusco que vive dentro de uma concha, aliás a concha vazia é a que mais se vê pelas praias. Este molusco vive justo debaixo da areia, a não mais de dois centímetros. Alimenta-se bombeando a água através de um sifão por encima de suas branquias, isto parece uma loucura, mas o mais louco é que um berbigão de dois anos bombeia cerca de meio litro de água a cada hora!!! E quer saber mais? São hermafroditas!

Aqui na Espanha se chama berberecho, e pode ser comprado em lata. Você pode escolher os pequenos (60/80), os medianos (45/55) e os grandes (30/40). Eu costumo comprar os medianos, uma lata custa (dependendo da marca) de 3,50 a 6€.

berbigão

Ingredientes para as batatas com berbigão:

1 lata de berbigões medianos
500 grs. de batata para fritar
1 limão grande
sal

Frite as batatas ou compre aquelas que podem ser assadas no forno (eu prefiro, é mais fácil e mais saudável). Utilize uma forma de vidro bonita, para poder servir diretamente nesta mesma forma!

patata con berberecho

Quando as batatas estiverem prontas, tire do forno a forma. Abra a lata de bereberechos e jogue a água que vem junto fora. Despeje os berberechos sobre as batatas, ah! antes coloque sal nas batatas. E depois esprema um limão sobre as batatas e berberechos, e agora? É só comer, é muito bom! E podia ser mais fácil???

papa con berberecho

Um vinho tipo frisante é um perfeito acompanhamento. Lembram que eu já havia comentado sobre o Vegaverde, ontem provamos o rosé, também é bom, mais ainda prefiro o branco.

Vinho vegaverde

Para ler o post sobre o vinho Vegaverde, clique no link abaixo:
Dicas de supermercado em Espanha: algumas bebidas

Imagens berbigão e concha:www.landaconserven.nl/producten_cas.html
http://www.nps.gov
Fotos: turomaquia_2008
Tags Technorati: , ,

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

6 Comentários

  1. Claudia Pimenta

    oi patricia! infelizmente, uma receita que não posso comer – sou alérgica a estes bichinhos, camarão e afins… mas parece apetitoso… bjs!!!

    responder
  2. _+*A Elite in Paris*+_

    De abrir o apetite gostasse eu de berbigão :)Beijo meu ?,A Elite

    responder
  3. SÍLVIA OLIVEIRA

    Aiii, te mato, Patrícia!!!! Quando vou para Espanha me acabo de comer Berberecho! Adoooro!

    responder
  4. Patricia de Camargo

    ui, hoje o blogger esteve meio raro! Por isso somente agora pude responder aos comentários! Claudia, alergia é alergia, não dá para encarar, pero … é uma delícia! heheheheheElite, tem certeza que não gosta de berbigão!?Silvinha, na próxima ida ao Brasil levo uma lata para ti!Beijos a todas

    responder
  5. luisa

    Berbigao? O nome é horroroso, mas o prato parece ser uma delicia! Vou ver se descubro o nome desse bicho em italiano… quem sabe nao encontro por aqui?E jà que vc esta falando de comidas tipicas… O que se come em Tenerife? Algum restaurante imperdivel? Talvez role uma viagem para là ainda esse ano…Bjs

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Luisa em Tenerife se come:- papas arrugadas, que é uma batata pequena com casca e dois tipos de molhos (eu adoro!), e muitos outros pratos. Vou te mandar em breve mais informação!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!