Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 21 2020

Quem foi Bruegel? – A Dinastia da arte

Quem foi Bruegel? – A dinastia

Bruegel ou Brueghel, duas grafias para um mesmo sobrenome. Uma família que viveu entre os séculos 16 e 17 no norte da Europa com escapadas italianas e que vai conformar a primeira grande dinastia da arte!

Bruegel ou Brueghel - Uma dinastia de artistasO patriarca e que possibilitou que vários descendentes vivessem da arte foi PIETER BRUEGEL, O VELHO (Breda ou Breugel, h. 1525 – morreu em Bruxelas – 1569)

Era talentoso demais e estabeleceu uma tradição familiar artística de mais de 100 anos! Ou seja, uma verdadeira dinastia.

O estúdio de Pieter, o Velho foi tão importante que a gente podia compará-lo a uma grande marca de luxo atual. Uma obra só por ter sido realizada por ele, já tinha muito prestígio.

Dois anos antes de seu falecimento, em 1567, um comerciante de Florença muito influente chamado Ludovico Guicciardini descreveu Pieter Brueghel, o Velho como o segundo Bosch.

Essa pintura de 1652 é “Caída dos anjos rebeldes”, eu já mostrei no Instagram arte_365. Encontra-se nos Museus Reais de Belas Artes da Bélgica.
Bruegel ou Brueghel - Uma dinastia de artistas

Pieter Bruegel e seus filhos: Pieter Brueghel, o Jovem e Jan Brueghel, o Velho

Pieter Brueghel, o Velho teve 3 filhos, dois deles se dedicaram a pintura e juntos tiveram um grande estúdio.

Percebeu que a grafia do sobrenome mudou? Você vai encontrar das duas formas, normalmente o patriarca aparece sem o “H” e a partir dos seus filhos, já aparece essa letra, portanto de Bruegel para Brueghel.

A Guilda de São Lucas

Bruegel ou Brueghel - Uma dinastia de artistasO primogênito se chamava Pieter Brueghel, o Jovem. Ele nasceu em Bruxelas em 1564 e se formou na Guilda de São Lucas, que era um super prestigioso grêmio de pintores, lembra que os artistas se moviam nesses grêmios que eram onde aprendiam seu ofício e através desses grêmios conseguiam suas encomendas?

A Guilda de São Lucas estava presente em várias cidades, entre elas Delft, Amsterdam e Antuérpia e por ela passariam mais tarde artistas como Vermeer e Rembrandt.

Como o pai era famoso e todo mundo queria suas telas ou gravuras. Ele foi o que mais se esforçou em imitar seu estilo. Inclusive adaptando ou relendo composições famosas do pai.

O pai tinha o toque moralizante de Bosch, mas Pieter, o Jovem simplesmente tentava mostrar as coisas tal como eram, por isso se diz que ele era o cronista da sua época.
Bruegel ou Brueghel - Uma dinastia de artistas

As cenas invernais dos Brueghel

Ah, e ele continuou as cenas invernais, que o pai tinha colocado de moda, buscando retratar ainda mais detalhes e pormenores.
Bruegel ou Brueghel - Uma dinastia de artistas

Apesar de ser considerado o “cronista”, em “Armadilha para pássaros” (1601, coleção privada) há um certo fundo moralizante. Fala da da natureza passageira da vida, onde o simples prazer de jogar sobre um rio gelado pode derivar numa tragédia. Da mesma forma, que as tábuas de madeira nas quais se apoiam os pássaros na esquerda em verdade são uma armadilha.

Na parte detrás descubriram uma Paisagem do rio em inverno com patinadores do irmão, Jan,  o Velho.

Jan Brueghel, O velho

Bruegel ou Brueghel - Uma dinastia de artistas O irmão mais novo foi mais famoso, porque foi além dos ensinamentos do pai e criou um estilo próprio. Ele se chamava Jan Brueghel, o Velho ou Jan I.

Ele realizou muitas composições florais que estavam de moda. Nelas, há um fundinho moralizante, porque como murcham e perdem a beleza exuberante, é um aviso para a vaidade desorbitada.

A crise da tulipa, o primeiro crack econômico

Bruegel ou Brueghel - Uma dinastia de artistasÉ interessante que é uma flor que vai gerar a primeira grande crise econômica do mundo ocidental, a tulipa. Especularam tanto com o bulbo dessa flor devido uma demanda frenética pela mesma, que o preço subiu pra caramba e a demanda caiu loucamente, ao invés da bolha imobiliária, tivemos a bolha da tulipa!

Bruegel ou Brueghel - Uma dinastia de artistasE as vezes as pinturas florais se uniam outros temas, como os bíblicos. Na tela abaixo, Jan pintou a guinada de flores e Bartolomeo Cavarozzi (1585 – 1625) um dos maiores seguidores de Caravaggio, pintou a Sagrada Família.

(A Sagrada Família rodeada por uma guirnalda de flores, c. 1620 – 1625, coleção privada)

Jan, o Velho teve 2 filhos do primeiro casamento: Pascasia Brueghel, que não pode se dedicar à pintura e Jan Brueghel, o Jovem (1601 – 1678). Do segundo casamento teve 8 filhos, entre os quais: Ambrosio Brueghel, que também foi pintor. E Anna que casou com David Teniers, o Jovem (1610 – 1690). Seu meu irmão, Jan, o Jovem acabou pintando várias telas em colaboração com seu cunhado, David.
Bruegel ou Brueghel - Uma dinastia de artistas

Jan, o Jovem

Jan Brueghel, o Jovem ou Jan II, uniu-se à Guilda de San Lucas, se casou, pintou e teve 11 filhos!

Jan II foi o mestre de um gênero, da pintura alegórica. As alegorias são conceitos que expressam sentimentos, emoções, sensações, fatos, como o amor, a guerra, a paz, ou ainda os elementos da natureza.
Bruegel ou Brueghel - Uma dinastia de artistas

Essa é uma alegoria do “ouvir”. No centro a gente vê uma feminina que canta e toca na companhia de um querubim. À esquerda,uma paisagem com figuras de menor tamanho que evoca a música rústica. No fundo, 3 músicos interpretam um concerto de câmara, portanto a música clássica. E a presença de pássaros cantores faz referência às melodias da natureza (c. 1645-1650, coleção privada).

Jan, o Jovem e seus filhos

Jan Brueghel, o Jovem teve 11 filhos. Três se dedicaram à arte: Jan Pieter Bruegel; Abraham Brueghel e Philips Brueghel.

Uma alegoria do Abraham – da justiça e da paz, c. 1660, coleção privada.

Exposição em Madri sobre a Dinastia Brueghel

A maioria das imagens e muitas das informações deste artigo são da exposição “Brueghel. Maravilhas da arte flamenca” no Palácio de Gaviria, em Madri, comissionada pela empresa italiana dedicada à produção e organização de grandes exposições de arte – Arthemisia.

Essa exposição fica aberta até 12 de abril. Para obter mais informações, visite o site oficial: https://palaciodegaviriamadrid.com
Bruegel ou Brueghel - Uma dinastia de artistas

Bruegel ou Brueghel – a dinastia

Só agora vi que não aparecem as datas dos nascimentos e mortes que coloquei na árvore da dinastia. Assim que voltar de viagem, refaço o scanner 🙂
Bruegel ou Brueghel - Uma dinastia de artistas

Dinastia Bruegel – o Vídeo

No vídeo você terá mais informações sobre a dinastia. E se quiser ter acesso a todos os vídeos de arte, inscreva-se no nosso canal: http://bit.ly/videos-de-arte

meus Livros de Arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Planejando sua viagem para a Espanha

Veja todos nossos posts de: Madri | Barcelona | Bilbao | Ilhas Canárias| Sevilha | Córdoba

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: MÉRIDAMADRI | BARCELONA | BILBAO | GRAN CANARIA | TENERIFE | LANZAROTE | FUERTEVENTURA | SEVILHA | CÓRDOBA | GRANADA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema por lá pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

1 Comentário

  1. Luciana

    Adorei a aula sobre esta família. Muito bem explicado. Que exposição maravilhosa deve ser esta em Madrid. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento. bjs

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica Madri: como prometi hoje lhes deixo a dica de um hotel econômico na cidade. Queria fazer um vídeo como o de Londres, mas acontece que perdi várias imagens dessa última viagem, só me sobrou essa foto de "look do dia" no quarto 😂⁣
⁣
Peguei umas fotos de divulgação, mas lhes comento que são de quartos duplos, o meu era individual e era bem menor. Mas tinha janela para o pátio interno do hotel, mas por exemplo não havia porta do quarto para o banheiro. Em contrapartida era ótimo porque tinha ducha efeito chuva, cafeteira e cápsulas de café, madalenas de cortesia, ar-condicionado, pisos e madeira, televisão, espaço para trabalhar, mas tudo isso bem condensado 😉⁣
⁣
O hotel está num edifício antigo mas com elevador ao lado do Museu do Romanticismo, ou seja, a localização é fantástica! Duas paradas de metrô estão próximas: Alonso Martínez e Tribunal.⁣
⁣
👁‍🗨 Para ver mais fotos e outras opiniões, clique no link da bio 🤟🏽⁣
⁣
#hotelMadri #madrilovers #hotelBBBEuropa #hotelBBB #hotelemMadri #turoMadri
  • Dica Londres: caminhada recomendada inclusive para sedentários 😂 1,3 km entre o Southbank Centre a Tate Modern junto às margens do rio. Essas imagens são de janeiro, imagina num dia lindo de sol e com um calorzinho?!⁣
⁣
Almocei com a @helorighetto no Ping Pong do Southbank e de lá fui sozinha demoradamente até essa meca da arte moderna e contemporânea. lembrando que a entrada no museu é gratuita, exceto para as exposições temporárias. Mas sempre sugiro uma doação por mínima que seja, já que a união faz a força e manter um centro de arte como esse é caro prá dedéu.⁣
⁣
E aí, qual é tua caminhada favorita em Londres? É apta para todas as idades? Conta prá mim na caixa de comentários 😘⁣
⁣
#londonlovers #caminhadaLondres #oquefazeremLondres #turoLondres #mapadelondres
  • Paguei 60 libras a diária nesse hotel localizado do lado da Abadia de Westminster #londonlovers #hotelbbblondon #hotellondres
  • Publiquei a última parte do guia de leitura desse mês. Lembre que nosso bate-papo sobre ele vai rolar no dia 27 de fevereiro às 19:30 horas no YouTube - Patricia de Camargo. Ah, é o guia vc encontra no www.turomaquia.com 🤓

#lendoarte #seurat #nationalgalleryoflondon #pontilhismo #historiadaarte #artemoderna #issoearte
  • Sentados no chão do café da Galeria degli Uffizi tomando um aperol spritz após a visita. E você acha que a gente tá com cara de infeliz?! 😂😂 Esse é um baita museu, mas que tem um café minúsculo, então não tivemos muita alternativa e estávamos mortos depois de 6 horas entre obras 🤷🏽‍♀️ Qual foi o café ou restaurante que você mais curtiu dentro de um museu?

#galeriadegliuffizi #firenzelovers #artmuseum #museu #italyart
  • Mostro pouco minha cidade por aqui. Mas uma das minhas resoluções de ano novo é resolver essa pendência 🥳 
#laspalmasdegrancanaria #vegueta #grancanarialovers🖤 #canaryislands

Follow Me!