Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 24 2011

Quero ver meu Brasil Brasileiro, não um Estereótipo Fake – Fitur 2011

Antes de mais nada este não é um exercício de crítica por crítica. Tenho realmente orgulho de onde nasci, mas é muito desalentador a maneira que se trata uma das grandes atividades econômicas mundiais no Brasil. Nem vamos entrar na escolha dos ministros, de sexólogas a desconhecidos na área. O que já revela o desdém com a “indústria”. Vamos apenas falar de um exercício de promoção internacional.

Fitur 2011

Chego na Fitur louca para ver como se irá “vender” a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016. Rapidamente entro no Pavilhão das Américas. A cada passo que dou percebo que o stand está exatamente igual ao ano passado, como se nada tivesse ocurrido. Como se o Ministério do Turismo não entendesse a importância destes mega eventos que são capazes de colocar novos destinos no mercado, como foi o caso de Barcelona! O presidente chorou na conquista das Olímpiadas, eu choro de raiva ao ver a situação do stand.

Fitur 2011

Penso: Quero meu Brasil Brasileiro, terra de Tom Jobim, de Vinícius, Guimarães Rosa, a terra dos meus amigos empreendedores.

Indago: Que país é este?

Depois do “Brasil me chama”, esperava mais. Mais do que um folheto com algumas anedotas sobre as 12 cidades-sede da Copa 2014. Onde na versão espanhola a gráfica havia impresso 2010, e demonstrando o amadorismo reinante se colocou uma etiqueta a mão em uma letra chinfrim – 2014. Nada do logotipo da Copa, nada de um site atrativo. Porque este Portal 2014 pode ser tudo, menos elegante e motivador. Sem contar que se oferece apenas em português e inglês.

DSC_7720
DSC_7721
escanear0008

O Ministério do Turismo desperdiça a energia gerada pré-evento. Ufana em sua página que as pessoas procuravam o stand em razão do evento, mas esquece de mencionar que o stand não estava preparado em absoluto para atender-lhes. Uma pena que continuemos a utilizar meninas de legging com as cores do Brasil que apenas contribuem para manter os velhos e nojentos estereótipos. Que uma das grandes métropoles seja “vendida” por uma ponte, interessante, mas nada extraordinária.

Fitur 2011

Ao menos podíamos olhar para nossos vizinhos. Chile mostrava as imagens do resgate dos mineiros em seu stand. Um fato que mostrou uma outra cara do país. Peru já contava com toda uma promoção em cima da figura de seu Prêmio Nobel de Literatura – Mario Vargas Llosa, incluindo um roteiro literário. E nós??? Dormimos, é claro que em berço esplêndido, mas dando às costas ao mundo e as oportunidades!

DSC_7726 Fitur 2011
Fitur 2011 Fitur 2011

Posts relacionados:
Um aperitivo da presença do Brasil na Fitur 2011
Promoção turística brasileira: um giro de um minuto por algumas cidades do Brasil Varonil

fotos: turomaquia_2011

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

20 Comentários

  1. Tony

    Por quê é que a estas alturas de campeonato nada do que você conta me surpreende? Estamos vendo o mesmo filme uma e outra vez. Enquanto o mundo (o parte dele) evolue na sua forma de vender destinos turísticos, o Brasil fica na de sempre. Parece que o Ministério do Turismo investe todos suas energias em declarações e afirmações ("nunca antes na história do Brasil…") sem sobrar nada para a ação real. Depois vemos que em 2010 o Brasil recebeu menos turistas que dez anos antes.Sei lá, quem sabe um dia não te pedem tuas opiniões, não estendem a mão aos blogs e às redes sociais para formar uma parceria e trocar idéias.Porque do jeito que está, e com o real nas alturas, vejo difícil sair do teto que o Brasil atingiu.Beijos!

    responder
  2. 1001roteirinhos

    Infelizmente, triste realidade. É um absurdo como as coisas no Brasil não são encaradas com a seriadade que merecem. Na hora de fazer campanha para sediar esses grandes eventos a mobilização é enorme. Depois, para criar infraestrutura e divulgar como deveria, a história é outra.É assim com o turismo e com tudo mais por aqui.Bjs, Eliane

    responder
  3. Cristiane Dias

    Em se tratando de Brasil, quando a gente acha que já viu de tudo, vem uma "bomba" e nos surpreende. Folheto com uma etiqueta com o "2014" escrito a mão… realmente não dá!Aqui no Brasil, infelizmente, a maioria dos políticos só se preocupam em encher os bolsos de dinheiro. É a triste realidade do país. A política por aqui virou um grande circo. Temos até deputado federal analfabeto.Bjo

    responder
  4. Gustavo Belli

    Buabua chorar é o que nos sobra.Triste, muito triste isso.Pior que se for comparar os orçamentos e comitivas o do Brasil, não deve ficar atrás dos nossos vizinhos.Torcer pelo Brasil é o que nos resta.Beijão!!!

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Tony, Eliane, Cristiane e Gustavo,dá realmente vontade de chorar!Em Barcelona, ocorreu uma sinergia entre o governo e a empresa privada, tanto que o órgão de promoção turística é formnado por ambos setores. Acredito que só desta maneira as coisas poderiam ser diferentes em muitos lugares, e entre eles, o Brasil.Eu não sou pessimista e nem criticona, mas também não sou "panaca" e ñ consigo ficar quieta diante de tanta estupidez. Não é só o Brasil que ignora os blogs e as redes sociais, mas isto tbem não justifica. A impressão que tenho é que os blogueiros são mais eficientes em termos de promoção que aqueles que deveriam guiar os passos de todos!beijos e obrigado pela participação de todos vcs!

    responder
  6. Karina Bettega

    É um absurdo mesmo! Muito triste ver tanto potencial, "despotencializado".

    responder
  7. Patricia de Camargo

    Oi minha linda, saudades de ti!!!Para quem estudou Turismo é ainda + triste toda esta história, né Karina?!beijos

    responder
  8. Lu Malheiros

    Patrícia, Eu morro de vergonha de como o Brasil se apresenta lá fora! Não precisava ser assim! Triste, lastimável, de dar raiva! Ah! Já baixei "La Lima de Mario Vargas Llosa" em pdf! Me pareceu um material muito bom. Obrigada, bjs,

    responder
  9. Patricia de Camargo

    Lu, que legal que vc gostou do material. Eu citei este roteiro, para mostrar a rapidez com que um destino deve responder às oportunidades!beijos

    responder
  10. Vini

    Senhor que grotesco pegar um material de comunicação sobre um tema tão importante e ver erros grotescos…Sinceramente, denigre a imagem.abraço !

    responder
  11. Patricia de Camargo

    Oi Vini!!!vc como design deve achar isso ainda + medonho do que eu!beijos

    responder
  12. Rita

    Patrícia, enquanto se fizer uso político dos cargos nos ministérios, empresas estatais e por aí vai, nós muito raramente veremos pessoas realmente especializadas naquilo que o cargo que ocupam exige e efetivamente interessadas em promover o desenvolvimento do Brasil.Infelizmente, o turismo vem, há décadas, sofrendo com o amadorismo, ou pior, com o oportunismo.Nosso país é lindo e oferece uma diversidade turística de encher os olhos de qualquer um, mas isso é irrelevante para quem só quer ver cheios seus bolsos, de dinheiro!Revoltante!

    responder
  13. Patricia de Camargo

    Rita, realmente o processo é este. Mas acontece que agora estamos diante de eventos top d elinha, e a exposiçao negativa pode repercurtir por muitos e muitos anos, espero que não seja assim, e que o Brasil brilhe nestas duas oportunidades!beijos e obrigado por participar!

    responder
  14. Lucix Neri

    Pati,No país do "jeitinho", etiqueta escrita à mão é coisa pequena. Imagina um mega evento como a copa, os "jeitinhos" tenderão a ser proporcionais.O governo brasileiro ainda não se deu conta da importancia do turismo para o país. Infelizmente!

    responder
  15. Patricia de Camargo

    Lu, que legal te ver por aqui. Espero que troquemos o jeitinho pela correção e transparência! Acho que um bom exemplo seria o projeto de Barcelona quando sediou as Olimpíadas.beijos

    responder
  16. Henrique Damião

    Ver seu post me dá vontade de chorar. Não conformo com a preguiça que nos cerca. Ainda estou impressionado com a atitude de não se valer de dois eventos tão importantes e fáceis de serem revertidos em turistas. Tenso. E assim continuamos nós com os mesmos anúncios com a logo "ameba" e o Cristo redentor visto de cima…

    responder
  17. Dianna

    Nossa! Realmente lamentável. O Brasil tem uma puta de uma oportunidade e não sabe usar isso ! que desperdício ¬¬’ como podem imprimir 2010 !?!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Vamos torcer para que o tema se reverta o quanto antes.
      Um abraço

      responder
  18. Bruno

    Olá.

    Acho que falta uma atuação mais incisiva dos Conventions Bureau no Brasil. A maioria das pessoas que não são ligadas à atividade turística não conhecem a atuação destes Conventions e sua articulação no setor.

    Gostaria de saber, na sua opnião, como deveria ser um stand Brasileiro numa feira como A FITUR. Como seria o enfoque?

    parabéins pelo blog,

    abraço!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Bruno, este é um tema que ñ se pode esgotar em um comentário. Mas primeiro, que as pessoas que atendem, o stand realmente conheçam o destino, serviços e infra-estrutura. Além do que tenhma a necessária empatia para transmitir tais conhecimentos, e não apenas estejam “disfarçados” e que os ptrofissionais apenas as procurem para tirar fotos “exóticas”. Temos que ser + sérios!!!
      Um grande abraço!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica Madri: como prometi hoje lhes deixo a dica de um hotel econômico na cidade. Queria fazer um vídeo como o de Londres, mas acontece que perdi várias imagens dessa última viagem, só me sobrou essa foto de "look do dia" no quarto 😂⁣
⁣
Peguei umas fotos de divulgação, mas lhes comento que são de quartos duplos, o meu era individual e era bem menor. Mas tinha janela para o pátio interno do hotel, mas por exemplo não havia porta do quarto para o banheiro. Em contrapartida era ótimo porque tinha ducha efeito chuva, cafeteira e cápsulas de café, madalenas de cortesia, ar-condicionado, pisos e madeira, televisão, espaço para trabalhar, mas tudo isso bem condensado 😉⁣
⁣
O hotel está num edifício antigo mas com elevador ao lado do Museu do Romanticismo, ou seja, a localização é fantástica! Duas paradas de metrô estão próximas: Alonso Martínez e Tribunal.⁣
⁣
👁‍🗨 Para ver mais fotos e outras opiniões, clique no link da bio 🤟🏽⁣
⁣
#hotelMadri #madrilovers #hotelBBBEuropa #hotelBBB #hotelemMadri #turoMadri
  • Dica Londres: caminhada recomendada inclusive para sedentários 😂 1,3 km entre o Southbank Centre a Tate Modern junto às margens do rio. Essas imagens são de janeiro, imagina num dia lindo de sol e com um calorzinho?!⁣
⁣
Almocei com a @helorighetto no Ping Pong do Southbank e de lá fui sozinha demoradamente até essa meca da arte moderna e contemporânea. lembrando que a entrada no museu é gratuita, exceto para as exposições temporárias. Mas sempre sugiro uma doação por mínima que seja, já que a união faz a força e manter um centro de arte como esse é caro prá dedéu.⁣
⁣
E aí, qual é tua caminhada favorita em Londres? É apta para todas as idades? Conta prá mim na caixa de comentários 😘⁣
⁣
#londonlovers #caminhadaLondres #oquefazeremLondres #turoLondres #mapadelondres
  • Paguei 60 libras a diária nesse hotel localizado do lado da Abadia de Westminster #londonlovers #hotelbbblondon #hotellondres
  • Publiquei a última parte do guia de leitura desse mês. Lembre que nosso bate-papo sobre ele vai rolar no dia 27 de fevereiro às 19:30 horas no YouTube - Patricia de Camargo. Ah, é o guia vc encontra no www.turomaquia.com 🤓

#lendoarte #seurat #nationalgalleryoflondon #pontilhismo #historiadaarte #artemoderna #issoearte
  • Sentados no chão do café da Galeria degli Uffizi tomando um aperol spritz após a visita. E você acha que a gente tá com cara de infeliz?! 😂😂 Esse é um baita museu, mas que tem um café minúsculo, então não tivemos muita alternativa e estávamos mortos depois de 6 horas entre obras 🤷🏽‍♀️ Qual foi o café ou restaurante que você mais curtiu dentro de um museu?

#galeriadegliuffizi #firenzelovers #artmuseum #museu #italyart
  • Mostro pouco minha cidade por aqui. Mas uma das minhas resoluções de ano novo é resolver essa pendência 🥳 
#laspalmasdegrancanaria #vegueta #grancanarialovers🖤 #canaryislands

Follow Me!