Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 10 2010

Restaurante em Sintra – Tulhas (quase uma experiência religiosa!)

Tem uma música meio breguinha do Enrique Iglesias, que diz assim:

Casi una experiencia religiosa
Contigo cada instante en cada cosa
Besar la boca tuya merece
un aleluya
Es una experiencia religiosa

Lembrei desta canção quando estava no Restaurante Tulhas em Sintra desfrutando de uma noitada gastronômica impressionante. Na minha cabeça vinha esta frase: quase uma experiência religiosa!

O Tulhas está meio escondidinho, descendo uma pequena ladeira junto ao Escritório de Turismo da cidade. Naquele dia de inverno parecia ainda mais misterioso com aquela lamparina antiga que apenas iluminava a porta, e deixava ler o menu e a história do estabelecimento.

Restaurante em Sintra

Dois amigos que se juntaram para oferecer além de comida, um atendimento personalizado. Estes dois (agora) senhores se dividem entre a cozinha e a atenção ao cliente. O ambiente é ótimo, com seu teto de madeira aconchegante e seus azulejos nas paredes. O nome do restaurante vem de um silos de cereais do século XV encontrados quando começaram a reformar o espaço para abrir o local.

Restaurante em Sintra

Em Portugal, as entradas são deixadas na mesa, e apenas se cobra aquilo que o cliente consumir. Em qualquer caso você pode chamar o garçom e pedir para retirar o que não quiser. Neste dia optamos pelo queijo de azeitão. É um queijo cremoso para untar o pão, é só abrir a parte superior e se deliciar. Queijo de-li-cio-so! Também comemos umas azeitonas pretas e um pão caseiro.

Restaurante em Sintra

Depois pedimos bacalhau com natas e bife a tulhas. Os dois pratos estavam divinos, agora o bife com alhos franceses estava dos deuses. Este molhinho em cima do dito cujo era  de comer ajoelhado, outra vez o Enrique cantava nos meus ouvidos: quase uma experiência religiosa …

Restaurante Sintra

Restaurante Sintra
Quase esqueci de tirar a foto, ups!

Tomamos vinho da casa e café, no final da noite nos convidaram ao porto. Saímos flutuando do Tulhas, sem contar que por tudo isso pagamos 33,70€. Uma espécie de terapia gastronômica, ou melhor, voltando ao Iglesias, quase uma experiência religiosa proporcionada a cada garfada por aqueles sabores!

Restaurante Sintra

Planejando sua viagem para Portugal

Veja todos nossos posts de PORTUGAL

Busque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | SINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Evite filas, compre as entradas para os principais atrativos de Lisboa e também excursões, clicando aqui.

Leia também:
Para chegar em Sintra
A Cascais dos amantes sugados pelo mar – Boca do Inferno
Casas e Palacetes de Cascais
Cascais: Manual Prático

fotos: turomaquia_2010

4 Comentários

  1. Carol Wieser

    Não que eu esteja atrasada nos posts, é que você é muito rápida!!!!Menina, fico uns tempos sem aparecer e o reader já marca umas 25 postagens a serem lidas, afffff!!!Mas a série está divina. E adorei a experiência gastronômica quase religiosa. Hummm…

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Carol, faltam mais alguns posts desta série, depois vem por aí Canárias, Paris e Florença!!!Beijos

    responder
  3. Luciana Carvalho

    Patricia: seguimos seu conselho e almoçamos no Tulhas hoje. O nosso pedido foi idêntico ao de vocês, com a exceção de uma sopa (ótima), que pedimos para nossa Alice. Comida ótima, excelente atendimento e preço justíssimo. De sobremesa, travesseiros na Piriquita. Perfeito. Obrigada pela dica!!! Luciana

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ai Luciana que legal, te agradeço muuuito pelo feedback 🙂 Um ano maravilhoso para vocês!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Pelas ruas de Madri 💁🏽‍♀️ #street_photography #madrilovers #madrid🇪🇸 #espana🇪🇸
  • Desfrutando de uma visão 360 graus de Madri, onde? No nosso hotel. Para descobri-lo, clique no link da bio 💁🏽‍♀️ #viewmadrid #madrilovers #espanha🇪🇸 #hotelcomvistas
  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia

Follow Me!