Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 07 2014

Road Trip pela Ásia e Europa – da Turquia para Meteora #roadtripEuropaAsia

road-trip-europa-asia-dani-e-saddam-300ppp
09-10/08 – METEORA/ATENAS
Este dia foi muito especial (09/08) porque começaríamos uma parte da viagem a caminho de uma surpresa que preparamos para minha mãe. Ela tinha muita vontade de conhecer Meteora, assim que resolvemos inclui-la no roteiro, mas não lhe contamos nada.

Pela manhã saímos de Eceabat, para deixar a Turquia e entrar na Grécia. Pela estrada muitos girassóis e olivas. Almoçamos em Kavala (fundada por volta do século VI a. C.), uma cidade bonita e a 165 km da Tesalônica.

Ao entardecer já estávamos em Meteora, e vocês nem imaginam a emoção da minha mãe quando começou a ver da estrada as montanhas e colunas naturais de rocha, e isso que ainda não sabia onde estávamos. Pediu pela primeira vez em toda viagem que parássemos o carro para tirar umas fotos. Quando chegamos ao hotel em meio de toda esta beleza natural, mostramos a ela um dos mosteiros sobre as pedras e lhes contamos que estavámos em Meteora, e foi um daqueles dias que se costumam chamar de “inesquecíveis”!
Road Trip Asia - Turquia
Meteora é um dos maiores e mais importantes complexos de Mosteiros Ortodoxos em Grécia, e está classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade. Nesta região se encontram 6 mosteiros construídos sobre verdadeiras colunas de rochas areníticas. A cidade mais próxima ao complexo, e onde estávamos hospedados, é Kalambaka.

O primeiro mosteiro da região foi o Gran Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração, construído por volta do século 14, estabelecido por Santo Athanasios e situado a 613 metros acima do nível do mar. O Mosteiro da Santíssima Trindade é de 1475; o de São Varlaan (segundo em tamanho) por volta de 1541; o de Roussanou (também dedicado à Transfiguração) e o de San Nicolau são do século 16. O mais jovem é o Mosteiro de São Estevão, construído em 1798.

No dia 10/08 vimos todos os mosteiros do complexo (um circuito de 17 km), mas decidimos entrar no maior e mais antigo, o Gran Meteoro. Depois de um tempo subindo uma longa escadaria esculpida nas rochas (acredito que fossem uns 1.000 degraus) chegamos ao mosteiro e conhecemos a igreja de estilo bizantino “escondida” dentro dele. Pena que não se podem realizar fotografias em seu interior porque é impressionante. Todas as paredes estão decoradas com afrescos coloridos, um espetáculo! Ao final do dia, deixamos este sonho feito realidade e pegamos a estrada rumo à Atenas.
Meteora
Meteora
Meteora
Meteora
Meteora

argumento, texto e fotos: Daniele Leoz – 2013

Para ler o primeiro post da série, clique aqui.
Seguinte post: da Turquia para Meteora

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

4 Comentários

  1. Mirella (@mikix10)

    Sou DOIDA pra conhecer esse lugar desde que vi a primeira foto… acho que esse destino pra mim vai ser como Malta, um amor gerado pela primeira foto ahahah…
    Belo relato Daniele 🙂
    Abs

    responder
  2. Julia

    Nossa que lugar incrivel, gostaria muito de conhecer. Os amigos dos meus pais estiveram por la nessa temporada e acharam i-n-c-r-i-v-e-l. Gostaria de saber mais sobre a foto das caveiras. beijão

    responder
    • Patricia de Camargo

      Julia, a que foto vc se refere?

      responder
  3. Dani

    Brigada Mirella. Beijão!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!