Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 27 2014

Road Trip pela Europa – Eslováquia #roadtripEuropa

road-trip-europa-asia-dani-e-saddam-300ppp18/08 – ESLOVÁQUIA
Passamos pela fronteira entre Hungria e Eslováquia às 12 horas do dia 18 de agosto, e chegamos à capital (Bratislava) com uma temperatura de 38 graus, um recebimento verdadeiramente quente 😉

Uma cidade encantadora, e se um se distrai pode pensar que está em Austria, porque a arquitetura, a estrutura e as cores são bem parecidos ao que encontramos no outro país.
Eslovaquia
Bratislava 12

Os bratislavos são amáveis, atenciosos e nos trataram muito bem. Não achamos que seja uma cidade cara, e mesmo nos locais mais próximos aos atrativos turísticos praticam preços acessíveis. Encontramos um supermercado aberto no domingo, e entramos para comprar uma comidinhas sem glúten.

Já no começo do nosso passeio pela cidade demos de cara com a Casa do Bom Pastor (estilo rococó) que abriga o Museu do Relógio, uma construção magnífica. Depois entramos no Centro Histórico pela Porta de Miguel (Michalská brána), a única que se preservou das antigas fortificações medievais e ainda conhecemos os edifícios mais antigos da cidade: Prefeitura, Catedral, Igrejas, Teatro Nacional Eslovaco na Praça Hviezdoslav, museus, universidade e seus peculiares trens turísticos. E visitamos a loja mais antiga da cidade!
brastislava 2 Bratislava 5

Passear por Brastislava é como estar dentro de uma exposição artística ao ar livre. Há esculturas e obras de artistas locais por toda a cidade, o que me pareceu fenomenal. Enquanto conhecíamos a arte local também nos divertíamos fazendo fotos com as estátuas mais emblemáticas.

A estátua de “Cumil” (do eslovaco “Cumit”, ou seja, fofoqueiro) é um bom exemplo 😉 Esta é uma escultura bastante original que representa um operário que se assoma por uma bueiro para observar todo aquele que passa, ou quem sabe simplesmente para tomar um pouco de ar fresco e descansar. Uma questão de interpretação 😉 E se um não vai alerta acaba se tropeçando com ele, encontra-se na rua desde 1997, e claro que se converteu em uma atração turística.
bratislava
Bratislava 11 Bratislava 8
Bratislava 9
Bratislava 10

Terminado o passeio fomos para Viena que se encontra a poucos quilômetros de Bratislava, e assim chegamos rapidinho à sonhada cidade …

argumento, texto e fotos: Daniele Leoz – 2013

Para ler o primeiro post da série, clique aqui.
Seguinte post: Viena

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Pelas ruas de Madri 💁🏽‍♀️ #street_photography #madrilovers #madrid🇪🇸 #espana🇪🇸
  • Desfrutando de uma visão 360 graus de Madri, onde? No nosso hotel. Para descobri-lo, clique no link da bio 💁🏽‍♀️ #viewmadrid #madrilovers #espanha🇪🇸 #hotelcomvistas
  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia

Follow Me!