Guias de Viagem e Arte

 
 
out 17 2010

Roque Prieto – piscinas quase naturais no norte de Gran Canaria

Enquanto a maior parte da Europa sofre com o frio, em Gran Canaria as temperaturas oscilam entre 25 e 27 graus, os dias são azuis e às oito da noite ainda temos um pouco de luz. Dias propícios para? Clarito está, muita praia. Era o que o dia pedia, o corpo idem e foi o que fizemos neste domingo.

No horário nada correto de passado meio-dia saímos de casa e como destino: o norte da ilha. Uma zona mais montanhosa, com muitas praias de pedra, e pequenas entradas de mar com piscinas quase ou totalmente naturais. Com quase, quero dizer que eram uma espécie de “calas”, mas sem areia, recuadas e já meio piscinas, que com uma ajudinha, converteram-se em verdadeiros clubes de praia. Só que clubes com poucos “sócios”. A maioria, nativos. Este lado não está tão explorado turisticamente como o sul.

Roque Prieto - Gran Canaria

Roque Prieto, foi a piscina quase natural que passamos parte do dia. Nada de infra-estrutura, por isso paramos num posto de gasolina e compramos sanduíches e bebida. Nada de areia, mas em compensação água cristalina. Foram quase três horas e meia de puro relax, com minha cerveja favorita, aliás só tomo cerveja com limão, aqui chamadas Shandy. Manu, meu amigo do coração, comprou uma das minhas marcas prediletas, a Cruzcampo.

Shandy - Cerveja com limão

O dia de hoje foi um intervalo entre um trabalho extra que venho fazendo desde o dia 10 e que termina na quinta-feira. O danado me deixa fora de jogo. Depois de mais de 5 horas em cabine, traduzindo simultaneamente saio sem conseguir pensar, até a televisão é difícil de encarar. O lance é tão absorvente, que você sai com a mente em branco. Uma meditação prolongada, um pouco hard na verdade!

Roque Prieto - Gran Canaria
piscinão infinitooooo

Mas renascendo das cinzas, nesta semana voltamos com toda força (oxalá, já diria o poetinha!) para a série irlandesa. Sem contar, que ainda tem no caminho mais Inhotim, Curitiba, Estradas de Cine e Berlim!

Mapa Roque Prieto
Roque Prieto está a 25 Km de Las Palmas de Gran Canaria, para ver o mapa em detalhe, clique aqui.

Posts relacionados:
Arquipélago Canário: pensa nele para tua próxima viagem
Roque Nublo: um dos símbolos de Gran Canaria
Parador de Tejeda: o primeiro parador ninguém esquece
Uma ilha com mil e uma possibilidades
Entre Chira e Sorueda: um passeio de onze horas por Gran Canaria

imagens: turomaquia_2010 y google maps

4 Comentários

  1. Armando Camargo

    Pode colocar no roteiro da próxima viagem : )

    responder
  2. Clarissa Comim

    que lugar lindo! Não tem como não relaxar 😉 Boa semana!

    responder
  3. CarlaZ

    Eu já falei que sempre amo seus post das ilhas Canarias? E que ate já sonhei que viajava pra lá!

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Pode deixar Mando!Clarissa, ainda vou postar mais coisas da minha ilha!Carlinha, vem prá cáaaaaBeijos aos três

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!