Guias de Viagem e Arte

 
 
set 05 2018

Objetos de devoção em marfim: dípticos e trípticos

Já vimos o tríptico em forma de virgem, resolvi postar trípticos e dípticos em formatos mais usuais, só que de um material bastante nobre, o marfim.

Estes exemplares foram realizados em França no século XIV. Como o tríptico da virgem eram objetos de devoção privada. Não se apresentavam branquinhos como vemos agora, eram todos pintados, ou seja, policromados. Acontece que apenas se veem vestígios desta pintura que desapareceu com o tempo.
Objeto século XIV
Olha os detalhes dos anjos e o trabalho no tronco de Cristo

Trípticos medievais

Uma curiosidade é que a maioria deles eram trípticos, alguns se romperam e se transformaram em dípticos. E alguns que se veem em formato de dípticos, foram reciclados como capas de livros. Naquela época já se reciclavam os materiais, dando-lhes uma vida diferente!
Objeto século XIV
Trípticos medievais
Um detalhe da cena do meio, da direita. Sabe a que episódio da Bíblia se refere? Repare que as cenas se enquadram em arcos que lembram as antigas igrejas.

Estes exemplares não são grandes, pense na dificuldade que era esculpir estes relevos nestas pequenas superfícies. Um jogo interessante quando se está na frente de objetos medievais é tentar adivinhar as histórias que contam, assim como o que significam os símbolos utilizados.
Trípticos medievais
Trípticos medievais
Veja que nesta cena o artista coloca dois episódios. Veja que a maioria dos homens à mesa parecem ter a mesma cara. Neste momento não se privilegiava o indivíduo, estamos na época do teocentrismo!

Para vê-los? Visite o Museu Gulbenkian, em Lisboa.

Planejando sua viagem para Portugal

Planejamento ViagemVeja todos nossos posts de PORTUGAL

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | AVEIROSINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.