Guias de Viagem e Arte

 
 
out 05 2006

Um lugar abençoado por Deus … (A Saga do Caminho 8)

A saída de Logroño é genial! A travessia é por um parque enorme, e a salvação é um bar em frente a um lago depois dos primeiros cinco quilômetros! Este dia decidimos que seria nosso descanso. O que não significava que íriamos ficar parados, o que é muito ruim para quem caminha tantos quilômetros. Nosso descanso era uma caminhada leve de cerca de 18 quilômetros.
Caminho de Santiago

Mais ou menos quando estávamos no meio da caminhada, demos de cara com o símbolo español – o touro. Que em verdade é o símbolo de uma marca de vinhos – Osborne, que já nem pertence mais a Familia Osborne española. Mas falou em Espanha, as pessoas lembram do vermelho e amarelo; do flamenco e do touro. Na verdade esta é apenas uma Espanha, como também: samba, futebol e carnaval, é apenas um Brasil!

Nesta parada para fazer as típicas fotos … Aproveitando, ninguém tem que ter vergonha de parecer turista! Hoje as pessoas tentam esconder este status, querem ser desbravadoras, e seria uma heresia fotografar tudo. As fotografias são ativadoras da memória. Quem de vez em quando não precisa destas imagens para voltar a sentir o sabor daquela comida ou daquele beijo …

Voltando, nesta parada, conhecemos a um britânico que levava duas “alforjas” (estas “mochilas” para bicicletas) e que estava voltando de Santiago. Sim! Ele estava voltando, já havia realizado todo o caminho, e agora ia em bici até Barcelona pegar seu avião para casa. O homem levava até uma mini-cozinha porque dizia que comer sempre fora não fazia bem para seu estômago, e tinha até uns cantos de Santiago. Parece meio louco,? Mas não era!!! Hay que respeitar, eu gosto de tirar fotos, e o homem gosta de cozinhar nas férias … por uma vida sem preconceitos!
Caminho de Santiago

Quando chegamos a Ventosa era como uma dádiva. Eu estava super bem, haviam sido poucos quilômetros e a cidade era bem pequena: rua da direita, rua da esquerda, rua do centro e rua da igreja, estes eram os nomes das quatro ruas principais … Mas sabe aquele ditado: pequenos frascos, grandes perfumes, acertou em cheio! Que surpresa!
Caminho de Santiago

O albergue era absolutamente perfeito, e era privado. O dono conhecia o Brasil, seu filho vive em Itaparica, e ele tinha mandado fazer a típica pulseira do Senhor do Bonfim, mas com o escrito: Camino de Santiago – Ventosa! E a super surpresa do dia, um restaurante incrível: Mesón San Antón, maior ambientaço, e comida de chef! Não existe coisa melhor que comer bem! E neste dia, a primeira brasileira do caminho: Marli, e de onde era? De Ponta Grossa, esta mãe coragem estava fazendo o caminho sozinha e desde Roncesvalles!

Neste dia tivemos que dormir no chão, o que não estragou para nada o dia genial que passamos. Eram pessoas especiais em um lugar abençoado por Deus e bonito por natureza …
Caminho de Santiago

Siga a gente no Instagram, clicando

Posts relacionados:
Tudo que é bom … (de Saint-Jean-Pied-De-Port a Roncesvalles)
Dificuldades … (de Roncesvalles a Zubiri)
Eu x Eu (de Zubiri a Cizur Menor)
Perdão e Reflexão (de Cizur Menor a Puente de la Reina)
Eu necessito … (de Puente de la Reina a Estella)
Da fonte de vinho a pocilga (de Estella a Los Arcos)
A chegada a La Rioja (de Los Arcos a Logroño)

Imagens: turomaquia_2006