Guias de Viagem e Arte

 
 
ago 17 2011

Viajando de ônibus pelo Peru – bom, bonito e barato (de Arequipa a Puno)

De bilhete na mão, naquela manhã chegava o momento de viajar de ônibus por Peru. Não sabia o que esperar. Estava feliz por não ter que encarar outro voo. No balcão da companhia: Cruz del Sur recolhem minha bagagem, e quando faltava uns 20 minutos para a saída do ônibus abrem sua sala de espera exclusiva. Tem água, banheiros, conexão wi-fi e sofás confortáveis. Dou uma olhada nos meus “acompanhantes”, e tem de tudo: peruanos e estrangeiros. Entre os turistas, muitos mochileiros.
De Arequipa a Puno - Peru
De Arequipa a Puno - Peru

O ônibus é bonitão. São dois andares. Na parte debaixo, a parte VIP. As poltronas são maiores e tal, vale a pena para uma viagem noturna, mas definitivamente para um “tour” diurno prefiro o andar de cima. Mais claro e para minha condição de claustrofóbica, mais arejado.
De Arequipa a Puno - Peru
De Arequipa a Puno - Peru

A poltrona do segundo andar é ótima. O ônibus está limpo à consciência. Uma coisa me chama atenção e me ativa a memoria. Uma espécie de plataforma que se abaixa para descansar as pernas. Lembro que quando era pequena e viajaba de ônibus pelo o Brasil me parecia fascinante utilizar esta plataforma como escorregador.
De Arequipa a Puno - Peru De Arequipa a Puno - Peru

As janelas enormes são invadidas constantemente por imagens de montanhas nevadas, vicunhas, llamas, e apesar do conforto é impossível dormir. A viagem é um espetáculo. As 6 horas passam voando. Além das paisagens, dois filmes novos nas telinhas, e servem um lanche gostoso. Naquele dia, um sanduíche de frango e um boliho doce. Entre as bebidas que se podiam seleccionar, um chá de coca bem quentinho. Vou nesse, porque estou começando a sentir o mal de altura. Puno está a 3.800 metros, e há partes junto ao Lago Titicaca e no próprio Lago que estão a 4.000 metros, UAU!
De Arequipa a Puno - Peru
De Arequipa a Puno - Peru
De Arequipa a Puno - Peru
Mondial Seguros
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

De Arequipa a Puno - Peru
De Arequipa a Puno - Peru

A experiência não podia ter sido melhor. Esta companhia realiza diferentes trajetos e com preços bem acessíveis. Esta viagem entre Arequipa e Puno tem preços que variam entre U$ 10,58 e U$ 24,08. O mais barato é o que eles chamam “insuperable”. São alguns assentos seleccionados a este preço. O preço regular é U$ 19,70, e na parte VIP, o preço sobe a U$ 24,08. Dá para ver a localização dos assentos por Internet e comprar online. Para quem quer viajar slow é a melhor pedida! Até porque não tem que perder tempo nos aeroportos, e não é qualquer tormenta que te deixa a ver navios!
Trajetos Cruz del Sur - Peru Assentos - Cruz del Sur - Peru

Um leitor estava com uma dúvida se o ônibus parava em Puno, ou só em Juliaca (onde está o aeroporto). Quando eu fui ele parava primeiro em Juliaca, mas a parada final era Puno. Fiz um print screen da tela da empresa (Atualização 25/março/2014).
Ônibus Arequipa - Puno

Veja todos nossos posts do PERU

Busque e reserve seu hotel em AREQUIPA | PUNO. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Posts relacionados:
Telenovela da Viagem Real – de Arequipa a Puno
Mirante Carmen Alto – Arequipa
O que fazer em Arequipa
Onde dormir em Arequipa
Onde comer em Arequipa – Restaurante Sol de Mayo
Visitando Juanita e Sarita em Arequipa
Chocolates made in Peru – La Ibérica
Convento de Santa Catalina – uma grande cidade dentro de outra
rel=”nofollow”rel=”nofollow”
fotos y video: turomaquia_2011
outras imagens: http://www1.cruzdelsur.com.pe/inicio.php

47 Comentários

  1. Alexandre Costa

    Eu não sei o que é viajar de ônibus há um bom tempo! Mas essa viagem BBB eu faria com certeza. Que paisagens belíssimas! Parabéns pelo post!

    responder
  2. Guilherme - Viajando com Eles

    Tb faria essa viagem. Já compensa pelas paisagens.

    Abraços

    responder
  3. Lia Karina Volpato

    Além de nao perder tempo nos aeroporto, essa viagem de onibus permite a apreciaçao de uma paissagem espetacular, em que a estrada (excelente, diga-se de passagem) faz parte da viagem.
    Fiz esse roteiro à 1 ano e ainda inclui o trecho (também em ônibus) de Puno a Cuzco (que é muito mais atrativo, uma vez que estao incluidas paradas a alguns sitios históricos interessantes, que nao seriam vistos se nao fosse pela via terrestre)e fiquei impressionada com a organizaçao e pontualidade dos Peruanos.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Lia, eu tbem fui surprendida com toda a infra-estrutura. Fiz o trecho Puno a Cusco de trem, e recomendo!
      Um abraço!

      responder
  4. Andressa

    Olá Patricia, gostei muito das suas dicas. Estou planejando uma viagem ao Peru para Maio/2013… gostaria de saber como faço para ir de Ica a Arequipa já que não existe itinerário direto de Ica para Arequipa.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Andressa, tem ônibus de Ica a Arequipa. Dá uma olhada no site da empresa que eu utilizei: http://www.cruzdelsur.com.pe/inicio.php Eles tem uma linha que sai de Lima, e para em Ica e Arequipa.
      Você vai amar o Peru!

      responder
  5. jesse

    Ola Boa tarde, vi que fez uma bonita viagem a Arequipa. Estou com as passagens compradas para Arequipa e vou em novembro. É muito complicado/caro ir de Arequipa para MachuPichu? Sei que tem um onibus de Arequipa para Cusco e depois um trem de Cusco para Aguas Calientes.A pergunta é: Vale a pena?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Jesse vale a pena ir para Machu Picchu, mas o melhor, se vc tiver tempo é ir Arequipa – Puno, e depois Puno – Cusco – Machu Picchu. Mas para este percurso necessitaria mínimo de 3 a 4 dias.

      responder
      • Adeilson

        Patrícia,
        Pesquisando sobre viagem de ônibus de Arequipa para Puno e, também, de Puno para Cusco, encontrei este site.
        Seu relato contribui para que eu confirme reservas por esse meio de transporte.
        Entretanto, gostaria de mais uma dica. Nos dois trajetos, qual os melhores assentos, a fim de se ter a melhor vista?
        Grato.

        responder
  6. Adilson Luiz da Costa

    Olá Patrícia,
    Vamos viajar para o Peru em janeiro/2014. Iremos em três casais.
    Você recomendaria reservar a passagem ou poderíamos comprar diretamente lá?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Adilson, eu comprei antes, mas conheci gente no ônibus que havia comprado um dia antes na própria cidade. Como vocês vão em 6 pessoas, talvez para garantir que todos viajem juntos, o melhor seria comprar antes!
      beijos

      responder
  7. Alessandra

    Olá Patricia, td bem?
    vou fazer uma viagem com a minha familia, qremos ir pra Cuzco, Arequipa e Lima… Queria saber o que vc recomenda. É noite de onibus? vc sabe se tem trem q faz um desses percursos??
    obrigada
    Beijos

    responder
    • Patricia de Camargo

      Alessandra, as distâncias entre Lima e Arequipa e depois entre Arequipa e Cusco são grandes. Poderão se locomover de ônibus ou de avião – https://turomaquia.com/essa-vai-de-avioes-avianca-lan-peru-e-star-peru/
      De ônibus de Lima a Arequipa – de 15 a 16 horas e meia de viagem
      Arequipa a Cusco – 10 horas
      Cusco a Lima – 21 horas e 30 minutos

      Depois me conta como foi 🙂

      responder
  8. Roberto

    Oi Patricia!

    Comprei a passagem Arequipa / Puno pela Cruz del Sur (conforme sua sugestão!)…ví no bilhete que chega em Juliaca (!?)…a que distancia fica de Puno? e qual melhor maneira de fazer esse trecho? taxi?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Roberto, quando eu fui, ele primeiro parava em Juliaca, mas depois fazia uma parada em Puno.E acabo de entrar no site da empresa, e coloca como parada final: Puno Terminal. Vou subir a imagem no post.

      responder
  9. Nícolas Tavares

    Oi Patrícia!! Então..estou planejando um mochilao para jan/2015 e penso em fazer o trajeto Lima-cusco (aviao)/ cusco-puno-arequipa e após partir rumo chile.Alguma sugestão? O caminho puno-arequipa passa pelo mesmo percurso do post?
    bjos

    responder
    • Patricia de Camargo

      Cusco a Puno dá para fazer com um ônibus normal de linha, da mesma empresa que usei no trajeto Arequipa – Puno. Ou com um ônibus panorâmico que faz quase o mesmo trajeto do trem Andean Explorer, inclusive com paradas: https://turomaquia.com/andean-explorer-uma-das-grandes-experiencias-peruanas-%E2%80%93-trem-de-puno-a-cusco/; e depois dá para com a mesma companhia Cruz del Sur, ir do Peru ao Chile.

      E sim, o caminho inverso é pela mesma estrada! Linda, só tome cuidado com o mal de altura, eu sofri com o danado! Na volta conta como foi teu mochilão.
      Beijos

      responder
  10. Cinthia Monaco

    Oi Patricia… Estava atrás de informações sobre a viagem entre Puno e Arequipa a cá cheguei.
    Parabéns pelo post. Objetivo e informativo, com belas fotos. Parabéns pelo blog!
    Abraço, Cinthia

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Cinthia e aproveita muito tua viagem!

      responder
  11. Josefa Povh

    Oi Patrícia,

    Parabéns pelo post e como sempre leio tudo q. vc escreve.
    Pela segunda vez vou ao Peru (novembro/2014) e dessa vez pretendo fazer o seguinte roteiro:
    Dia 09 – Curitiba/Ezeiza/Lima, chegada prevista p/22:25
    10 – 03:45 – De ônibus Lima/Paracas (ilhas Balestas e Reserva Natural)depois ir p/ Nasca (pernoite)
    11 – Nasca (sobrevoo)e a noite ir de ônibus p/Arequipa
    12/13/14 – Arequipa, Cañion del Colca
    15 – pela manhã ir de ônibus de Arequipa p/ Puno
    16 – Excursão de 1 dia ao Lago Ticacaca
    17 – Juliaca/ Lima (retorno de avião)
    18 e 19 – Lima – (Retorno p/Curitiba às 23:25).

    – Como só tenho 10 dias, mesmo chegando cansada em Lima, pretendo ir direto para a rodoviária pois a saída p/Paracas é muito cedo e com isso ganho tempo.
    – Posso comprar as passagens (Cruz del Sur) pela internet? entrei no site e me pareceu q. só é permitido aos peruanos comprar no site…
    Quero saber a tua opinião sobre esse roteiro e se vc tiver a indicação de uma agência p/eu pesquisar os passeios (Paracas,Nasca,Puno).
    Um abraço,
    Josefa

    responder
    • Patricia de Camargo

      Josefa, amanhã te respondo com calma 🙂

      responder
      • Josefa Povh

        Oi Patrícia, obrigada pelo retorno.
        Mudei tudo.rsrsrsrs. Embora já tenha ido a Cuzco/Machu Picchu, desta vez irei com uma prima q. não conhece o Peru e daí achei mais interessante fazer Lima/Cusco/Arequipa/Puno-Juliaca/Lima, fazendo todos os trechos de aéreo (aproveitando umas milhas) com exceção da ida de Arequipa para Puno q. vou de Cruz del Sur usando as tuas dicas. Por favor – posso comprar as passagens (Cruz del Sur) pela internet? entrei no site e me pareceu q. só é permitido aos peruanos comprar no site…
        Um abraço,
        Josefa

        responder
        • Patricia de Camargo

          Josefa eu comprei através da Setours, mas dei uma olhada no site e acredito que dê para vc comprar, porque quando chega na parte de colocar os dados aceita passaporte. Vc já tentou? Ñ tinha te respondido anets porque ando meio doentinha 🙁 Então estou meio devagar!

          responder
  12. Artur Garcia

    Olá Patrícia!
    Estou tentando montar um roteiro Chile-Bolívia-Peru. Quero partir de Santiago, porque consegui uma promoção de ida e volta de avião, saindo de São Paulo.
    Do Chile queria ir até o Peru, parando em algumas cidades dos três países. E no fim da viagem voltar do Peru pra Santiago sem perder o vôo pra São Paulo.
    Enfim, isso é um esboço do que estou querendo. O problema é que tenho dois agravantes: dinheiro – que me faz querer aproveitar essa promoção do avião rs – e tempo – tenho apenas quinze ou dezesseis dias.
    E aí? Impossível ou posso continuar com os planos?
    Um beijo.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Artur, acho pouco tempo para incluir os 3 países 🙁 isso se quiser fazer toda a logística por conta! Qual é tua ideia de percurso?

      responder
  13. Mayra Trovão

    Olá Patrícia!! Estou com viagem programa em setembro para o Cusco e gostaria de incluir Puno no meu roteiro. Você tem alguma outra empresa de ônibus para indicar? Pesquisei no site da Cruz del Sur e o trajeto Cusco-Puno e vice-versa é somente feito a noite =( Eu gostaria muito de contemplar as paisagens durante o dia.
    Abraço, Mayra

    responder
    • Patricia de Camargo

      Mayra, existem sim estes ônibus que inclusive fazem paradas no percurso, vou colocar uns sites, mas eu ñ testei nenhum deles: http://www.cuscopunobus.com/; http://incalake.com/bus-puno-cusco.php; http://www.inkaexpress.com/servicios/; por isso antes de contratar dá uma olhada na rede para ver críticas e reviews. Na volta, passa aqui para contar tua experiência! Beijos

      responder
      • Mayra Trovão

        Super obrigada, Patricia!!Pode deixar que conto sim!! Parabéns pelo site, esta me ajudando muito!! 😉 Beijos

        responder
        • Patricia de Camargo

          Brigaduuuu Mayra!

          responder
  14. Lu Cavalcanti

    Oi Patricia parabens pelo seu trabalho , vc tem muitas dicas. Eu pretendo ir ao Peru quero conhecer Machu Picchu, Arequipa e Lima saindo de Sao Paulo mas provavelmente so terei 10 dias, gostaria que vc me desse dicas como eu fazer esse roteiro,seja de onibus ou de aviao, lembrando que eu tenho uma prima que mora em Arequipa,pelo que eu vi e bem distante a capital para as outras cidades,uma da outra vc tem ideia de preco em real?? e valor de aviao,onibus porque o tempo e curto ne, eu sou uma pessoa simples nao faco questao de hoteis caros, o que me importa e um local limpo e seguro.
    Tenho medo com o ar por causa da atltitude, vc sabe se existe equipamentos para passageiros? ou seguro viagem?
    bjs obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Lu, tudo bem? Agora mesmo tô na estrada! Você viu que tenho um índice com todos os posts do Peru: https://turomaquia.com/tudo-sobre-o-peru/

      Sobre valores, nos posts eu coloco os links das empresas, e também valores que eu paguei naquele momento. Para fazer este roteiro mais barato, teria que usar o ônibus. Mas veja que algumas viagens são loooongas. Para usar bem os 10 dias, o melhor seria:
      Lima
      Lima
      Lima – Arequipa (de aviao)
      Arequipa – Puno (de ônibus)
      Puno
      Puno – Cusco
      Cusco
      Cusco – Machu Picchu – Cusco
      Cusco
      Cusco – Lima

      Sobre o mal de altura, o melhor é ir no teu médico, para que ele te passe algo para prevenir.

      Um abraço

      responder
  15. Natalia

    Oi Patrícia!

    Estou buscando opções de ir de Ica para Puno ou Cusco direto, sem precisar voltar a Lima. Sabe se é possível?
    Meu voo é Rio x Lima, depois vou para Huacachina e daí, preciso chegar a Cusco para encontrar meus amigos ou direto para Puno que seria nosso próximo destino (Já fui a Cusco, MP, ano passado).

    Muito obrigada,
    Natalia.

    responder
  16. Vivien

    Patricia, tenho interesse em ir para o Peru em Setembro: Urubamba, Cuzco, MAcho Pichu, Vale Sagrado, Lima mas me interessei mto tbem por Arequipa.
    Qual melhor roteiro / trajeto para montar e sabe se de uma cidade para outra é possivel ir de trem ou onibus?

    responder
  17. Teresa

    Patricia depois de meses pesquisando , por sorte achei seus relatos e são os melhores . Se puder me ajudar? Li tudo que postou e quero fazer o roteiro q planejou qdo voltou! Não achei o q fazer em Ica em 2 dias e o q vc fez em Arequipa em 4 dias( pelo relato parece que fez tudo em um dia!). Obrigada por compartilhar ! Abraço Teresa

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Teresa,
      dá para pegar o ônibus de Ica a Arequipa na mesma noite que você chega. Em relação à Arequipa, se quiser apenas fazer a parte da cidade, dá para fazer tudo num dia, mas se quiser fazer um trekking pelo Cañon del Colca, dai vai precisar no mínimo 2 dias por lá, e para um trekking mais legal, 3 dias, contando o dia de turismo urbano 🙂

      Um grande abraço

      responder
  18. Berna Sampica

    “muchas gracias por el artículo, he venido buscando información sobre vuelos baratos, creo que he encontrado lo que estaba buscando, besos.”

    responder
  19. Tatiane

    Olá! É possível comprar as passagens de uma cidade à outra lá mesmo ou é sempre lotado? Quero fazer Lima – Ica – Arequipa – Puno – Cusco, mas pretendia comprar só lá. Será que consigo nos horários conforme me programei ou corro o risco de não ter? Obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Putis Tatiane, nao sei te dizer porque comprei antes através de uma agência. Eu viajei na baixa temporada e vi gente comprando na hora, mas se vc tem uma programação certinha talvez valha mais a pena comprar online.

      Depois me conta como foi!!!
      Um abraço

      responder
  20. Cristovao

    Olá pessoal, para visitar o machu pichu posso comprar o ingresso na hora, dois dias antes , ou tem que ser com alguns meses de antecedência , a viagem será feita no início de setembro! Alguém me pode ajudar?? Obrigado a todos por participar….

    responder
    • Patricia de Camargo

      Cristovao,
      não recomendo deixar para comprar na hora porque como eles controlam o número de pessoas que podem entrar a cada dia, você pode ficar a ver navios, ou como mínimo pagar beeeem mais caro! O melhor é comprar pelo site oficial – http://www.machupicchu.gob.pe

      Eu compraria assim que já tivesse os bilhetes aéreos e a certeza dos dias que estaria em Machu Picchu!

      responder
  21. Cintia Elena Nicolau

    Oi, Patricia. Tudo bem?
    Você foi à nascente do Rio Amazonas? Eu queria ir, mas não queria o trekking de alguns dias, queria algo que, mesmo demorado, fosse de carro até certo ponto e depois fizesse o trekking final. Não quero acampar no caminho. Vou sozinha. Obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Cintia do meu coração,
      não fui para esta parte do Peru, mas o que eu te aconselharia seria pegar um passeio com este trekking, não realizaria o trekking sozinha!
      Beijos

      responder
      • Cintia Elena Nicolau

        Eu vou viajar sozinha, mas não quero fazer esse trekking sozinha, estou procurando alguma empresa que faça, mas que tenha parte da viagem de carro, sem acampar no percurso. Obrigada

        responder
        • Patricia de Camargo

          Cintia, na minha viagem eu usei os serviços da Setours, é uma operadora peruana.

          responder
          • Cintia Elena Nicolau

            Vou verificar. Muito obrigada.

  22. Daniel

    Bom dia Patrícia estou planejando uma viagem ao peru em março de uns 15 dias. Lima arequipa puno cuzco machu picho e volto a cuzco Brasil.. Gostaria de dicas de transporte e pontos turísticos obrigado

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Daniel,
      neste post encontrará o índice de todos os artigos do PERU, que incluem todas estas dicas: https://turomaquia.com/tudo-sobre-o-peru/ Qualquer dúvida, é só perguntar 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!