Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 09 2017

Ara Pacis – um monumento à paz ao estilo romano | O que ver em Roma #8

O que será este monumento? Está em Roma protegido por um edifício especialmente criado para ele pelo arquiteto Richard Meier. Tchan, tchan, tchaaaan … É o famoso Ara Pacis. Ficou na mesma!?
Ara Pacis
Ara Pacis - Roma

Os romanos utilizam a arte para fazer propaganda do estado. Quando ganhavam batalhas construiam um arco do triunfo ou uma coluna. Este altar foi mandado fazer pelo Senado Romano para comemorar a paz alcançada por Augusto nos reinos, após vencer os rebeldes na Hispania (atual Espanha) e na Gália (atual França). E também para mostrar a grandeza de Roma.

É todo de mármore e repleto de relevos. Mais ou menos no meio tem uma faixa que divide em duas partes a fachada. Na parte superior vários relevos representam está Pax Augusta, e na parte inferior os motivos são decorativos com temas vegetais. Este altar data de 13/9 a.C. Mostra o apogeu da arte do relevo romano. As figuras são realistas e cheia de detalhes!

Graças a um dos relevos da fachada temos uma instantânea da família de Augusto, onde só falta o próprio Augusto que se encontra mais a esquerda. Todos eles estão na procissão para agradecer as vitórias romanas, a ela se seguiam o sacríficio de animais em honra aos deuses (imagem abaixo).

Para vê-lo? Museu Ara Pacis, em Roma. Abre todos os dias das 9:30 às 19:30. Fecha nos dias 01/01; 01/05 e 25/12. A entrada custa 10,50€.

Glossário
relevo – tirar do material para formar figuras que sobressaem da superfície. A diferença com a escultura, é que nesta se pode dar à volta ao objeto artístico. No relevo a figura se encontra aderida a uma superfície.

Site museu: http://www.arapacis.it
Para saber mais sobre todo o império romano, visite: http://www.imperivm.org

Ara Pacis

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu hotel em ROMA, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Imagens:
https://www.flickr.com/photos/13706945@N00/
Museu Ara Pacis
http://www.imperivm.org

Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Nenhum Comentário

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!