Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 23 2017

9 obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos

1. “Spinario”, em que um menino está sentado tentando tirar um espinho do pé. Trata-se uma escultura grega do século III/I a.C. Não são tantas as esculturas gregas que chegaram até nós. A maioria das que conhecemos são cópias romanas!

É uma escultura em bronze, se quer saber como se produz uma escultura deste material, clique aqui.
obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos

Curiosidade: atualmente se acredita que está escultura tenha sido criada a partir de duas esculturas, ou seja, que juntaram partes de duas esculturas diferentes da arte grega \o/ Uma parte seria do século I a.C e outras de III a.C.

obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos
2. “Loba Capitolina”. A loba é grega ou estrusca do século V a.C. e portanto não tinha nada a ver com a lenda da criação de Roma. Os meninos foram acrescentados apenas na Idade Média, para dar este novo significado ao grupo escultórico.
obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos
3. “Escultura equestre de Marco Aurélio”. Ela é de 176 d.C. Na praça em frente ao museu se encontra uma cópia, onde antes se encontrava a original. A cópia foi realizada em 1981. O próximo episódio da série TOP 100 Arte será sobre esta obra. Inscreva-se no nosso canal, clicando aqui e não perca nenhum vídeo.
obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos
4. “Cavalo do Vicolo delle Palme”, estátua de cavalo encontrada no Trastevere em 1849. O mais louco é que é grega, o que comprova a maestria dos gregos com o bronze. Provavelmente sobre os cavalo estivesse um herói ou imperador, o que revela que as estátuas equestres foram bastante comuns, apesar de que não chegaram muitas completas até os dias atuais, e daí a importância da escultura de Marco Aurélio.

A escultura é do século V a.C. com alguns acréscimos romanos. Provavelmente chegou a Roma através de um botim de guerra, por volta do século II a.C.
obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos
55. “Vênus Capitolina”. Sozinha no centro da sala a Vênus sai do banho. Lembra que os gregos e romanos fizeram poucos nús femininos, pelo que esta escultura já é importante apenas pelo tema. Mas fora isso é uma cópia romana de uma escultura grega “Afrodite Cnidia”, realizada por um dos mais importantes escultores da Grécia Antiga – Praxiteles.
obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos
obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos

Curiosidade: esta escultura foi tão famosa na Antiguidade, que foram realizadas diferentes versões.

Venus e suas variações
6.”Galata moribundo”, uma das obras mais famosas dos Museus Capitolinos. Mostra um guerreiro galo (celta) vencido. E sabe quem ordenou realizá-la? O vencedor da batalha, o Rei Atalo I (rei de Pérgamo). Para mostrar a honra e valentia dos vencidos. É uma cópia romana em mármore de um original grego do século III a.C., que possivelmente era de bronze. Impressionante o realismo desta obra.
obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos
Vemos um vítima de uma guerra que aconteceu no século III a.C., na qual lutavam os atálidas de Pérgamo contra os galatas. Que eram as tribos célticas que viviam na atual Turquia. Apesar de estar às portas da morte, o gálata é retratado como um herói.

Curiosidade: Era uma das esculturas obrigatórias para aqueles viajantes do século 17 e 18 que empreendiam o “Grand Tour”. Uma viagem cultural que realizavam os aristocratas britânicos como parte de sua educação.

7. “Marforio”, do século I/II d.C. Foi encontrado no Foro de Augusto. Era uma das 6 esculturas falantes da Roma Antiga. Eram chamadas assim porque nelas se depositavam panfletos que criticavam as autoridades romanas.
Museus Capitolinos - Roma

Zhang Huan, o artista chinês nascido em 1965, realizou uma performance junto ao “Marforio” em 2005.

zhan huang
8. “A Adivinha”(1593/1595), de Caravaggio. Ao artista lhe fascinava a vida como ela era, sem subterfúgios. Por isso, também foi um mestre das cenas do cotidiano, como esta mulher que tira a sorte do cavalheiro.
obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos
9. “São João Batista”(1602), de Caravaggio. Ele pintou entre 7 e 8 quadros com o santo. Um bem diferente do outro. Mas esta em especial que se encontra nos Museus Capitolinos tem uma “irmã” quase gêmea na Galeria Doria-Pamphilj (tente achar as diferenças abaixo!). Se a gente tira o cordeiro e as uvas que são símbolos cristãos, a gente nem diria que se trata do quadro de um santo, né?!
obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos
obras que você deve conhecer nos Museus Capitolinos
Museus Capitolinos - Roma
Museus Capitolinos - Roma

Para esta obra usou o mesmo modelo que para seu “Cupido” ou “Amor Vitorioso”. Não acredita? Então dá uma olhada …

Museus Capitolinos - Roma

Planeje sua viagem para ITÁLIA aqui

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: NÁPOLES | CAPRI | POSITANO | SALERNO | SORRENTO | AMALFI | ROMA | FLORENÇA | MILÃO | BÉRGAMOAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Prove abaixo …

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

3 Comentários

  1. Luciana Silva

    Graças a suas dicas comprei vários ingressos com antecedência. E sua explicação sobre o que ver nos Museus Capitolinos, já está anotada. Obrigadão.

    responder
  2. Bernardo Novo

    Olá Patricia, bom dia! Meu nome é Bernardo, sou estudante de história da arte na UFRJ e sou um grande fã do seu canal, movido pelo seu vídeo sobre a estátua esquestre de Marco Aurélio eu decidi fazer um trabalho que consiste numa análise iconografica e iconologica por trás da obra e gostaria muito de saber se você poderia me informar ( se não for incomodo, claro) as fontes do seu vídeo para eu referenciar no meu trabalho academico. Grande bjo, parábens pelo canal!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Bernardo 🙂
      já escrevi vários livros de arte, principalmente material didático para a educação formal. Desta maneira, a maioria das coisas que coloco nestes vídeos do TOP100 são fruto da minha experiência na área. Quando uso algum material muito específico, coloco a referência na descrição do vídeo. Em algum caso, já usei alguma tese ou artigo científico. isso acontece mais com a arte moderna e contemporânea.

      Neste vídeo, tem muita informação que recompilei na minha visita aos Museus Capitolinos. Se quiser pode referenciar diretamente o vídeo.

      Teu comentário e outros que recebi me fizeram reflexionar e nos próximos vídeos vou tentar sempre colocar alguma outra informação de possíveis fontes diretas na descrição. Brigaduuuu por me ajudar a melhorar o canal.

      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Bar-restaurante (Achado em Madri)⁣
Não estou exagerando, é realmente um achado em Malasaña. ⁣
⁣
Na verdade é um bar-restaurante com um armazém que vende frios, vermut e outras delícias.⁣
⁣
Típico lugar de bairro, frequentado pelos moradores e que oferece boa comida, excelentes vermuts e um atendimento amável.⁣
⁣
Levei meus pais e eles amaram. No final de semana tem que chegar cedo para sentar porque o local é pequeno. ⁣
⁣
Durante a semana, oferecem um prato do dia por 5,50€. Nós fomos de garbanzo con bacalao. Grão de bico com bacalhau. Na Espanha se prepara o grão de bico como a gente faz feijoada. ⁣
⁣
Se quiser acrescentar ao prato do dia, bebida e pão, o valor sobe a 8€. O pão é mara e o vermut muuuito bom, por isso vale a pena acrescentá-los.⁣
⁣
Para ir com amigos e petiscar, há tábuas de frios, colmadas (sanduíches) e conservas. ⁣
⁣
Veja o cardápio inteiro com preços no site oficial: http://lacolmada.com ⁣
⁣
Destaque: atendimento 5 estrelas.⁣
⁣
#madri #madridlovers #madridfood #restaurantesmadri #restaurantesmadrid #foodphoto #foodporn #foodpic @lacolmada
  • Hotel maravilhoso em Madri⁣ 🔝
Gente do céu, apaixonei por um dos hotéis que testei nessa última viagem para Madri. ⁣
⁣
Na verdade, também gostei de outro, que vou postar mais para frente. ⁣
⁣
Mas voltando a esse 4 estrelas incrível que me hospedei em 2 noites diferentes, uma com minha sogra e outra com meus pais.⁣
⁣
Ocupa um edifício histórico que foi o maior arranha-céu da Espanha na década de 1950. Foi remodelado totalmente pela rede RIU e reabriu nesse último verão.⁣
⁣
Mas o que quero destacar é o atendimento prestado por todo o staff, desde a recepção ao senhor que abre a porta. Passando pela senhora que retira os pratos da mesa no café-da-manhã. De tirar o chapéu!⁣
⁣
Os dois quartos que me hospedei tinham uma vista incrível de Madri, com Palácio Real incluído.⁣
⁣
Os hóspedes tem livre acesso a um dos melhores mirantes da cidade. E ainda conta com um piscina (bem pequena), academia, café da manhã com show cook e uma localização fantástica!⁣
⁣
Para ver preços e outras opiniões, clique no link da bio. Por que estou fazendo dessa forma? Se alguém resolver reservar, recebo uma comissão que não onera para nada meu seguidor, mas que é importantíssima para manter o Turomaquia e o Arte 365 navegando! ⁣
⁣
Desenvolver conteúdo de qualidade é caro e demanda muito tempo. Por isso, pequenos gestos como esse, permitem que os criadores mantenham seu trabalho. Não permita que apenas os conteúdos lixo sobrevivam nessa selva digital! É uma compromisso de todos nós!⁣ Vou mostrar o quarto nos Stories!
⁣
#hotelmadri #ondedormiremmadri #hotelmadricentro #hoteldesign #madrilovers #madrid #mirante
  • ⁣
Palmeritas Original, novidade em Madri.⁣
⁣
O dono de uma das melhores confeitarias de Madri e do melhor croissant de framboesa abriu essa “porta” no coração da Gran Via, praticamente na frente da Primark. ⁣
⁣
O responsável? Alejandro Montes e sua casa insígnia? Mama Framboise. ⁣
⁣
Eu escrevi porta porque está pensado para atender o pessoal na rua. Mas também dá para entrar no hotel Hyatt e saboreá-las desde dentro com um cafezinho quente!⁣
⁣
Loja de um único produto, a palmerita, conhecida no Brasil como palmier ou ainda como orelhas de elefante 😋⁣
⁣
Um doce de massa folhada que Alejandro deu um giro de 180 graus criando 12 sabores diferentes, uma mais legal que o outro. Eu provei a “castiza”, ou seja, a palmerita com mais sabor a Madri que leva geléia de morango, chocolate de amoras e pétalas de violeta cristalizada. ⁣
⁣
Crocante, fresca e de sabores surpreendentes. Meus pais também adoraram. ⁣
⁣
💶 O preço? 1,70€⁣
⁣
⏰ Abre de segunda a quarta-feira das 8:30 às 22:00 horas. Quinta e sexta-feira das 8:30 à meia-noite. No sábado das 9:30 à meia-noite e no domingo das 9:30 às 22:00 horas.⁣
⁣
📫 End.: Calle Gran Vía 31, 28013⁣
⁣
Fotos próprias e de divulgação
  • 📙Há 30 anos li a saga da família Buendía. Mas rondava a tentação de voltar a ler essa obra-prima de Gabriel García Márquez na sua língua nativa. ⁣
⁣
Tinha receio que aquela magia da primeira leitura se esvanecesse, mas que nada, apaixonei ainda mais por “Cem Anos de Solidão”. ⁣
⁣
Realismo fantástico recheado de muita verdade. O que me levou ao pranto, ao riso e a vontade de ter escrito cada uma daquelas linhas. ⁣
⁣
Nada sobra nesse livro redondo. Li uma edição linda, com uma fonte especial e ilustrada. Também encontrei uma edição especial em português e coloquei o link na bio prá você. Tanto a gente reclama de como o mundo está, talvez  sua colaboração nesse Natal pode ser presentear momentos de reflexão, que ao final são bem mais baratos que aquela blusinha que vai acabar esquecida no fundo do armário em menos de 4 meses 😉⁣
⁣
“… había encontrado la paz en aquella casa donde los recuerdos se materializaron por la fuerza de la evocación implacable, y se paseaban como seres humanos por los cuartos clausurados”.⁣
⁣
“… el alma se le cristalizó con la nostalgia de los sueños perdidos”.⁣
⁣
“La necesidad de sentirse triste se le iba convirtiendo en un vicio a medida que la devastaban los años. Se humanizó en la soledad”.⁣
⁣
#cemanosdesolidao #gabrielgarciamarquez #books #bookphotography #bookaddict #turolivros #oqueler #desafioumlivropormes
  • Sabe aqueles dias únicos, em que tudo é plenitude?! Pois é, podem não ser cotidianos, onipresentes, mas acho que por isso mesmo são tão especiais🤓

E uma pergunta prosaica, você gostou de ver mais da minha ilha por aqui?

#agaete #grancanaria #beautifulday #canarialovers #espanha🇪🇸
  • Um anjo na Playa de Las Canteras 🔝

Forma parte do presépio de areia que todos o se constrói aqui em Las Palmas de Gran Canaria. Artistas do mundo inteiro fazem sua leitura desse clássico natalino 🎅🏼 O “Belén” inaugura nesse sábado e vou mostrar prá vocês 🎬

#playadelascanteras #laspalmasdegrancanaria🌴 #belendearena #anjo #grancanaria #esculturadeareia

Follow Me!