Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 20 2017

Características de uma igreja românica – San Martín de Frómista

Olha esta igreja, é a Igreja de San Martin, de Fromista (Palencia/Espanha). Começou a ser construída em 1.066. É o que se chama igreja românica, quer saber por quê?
Características de uma igreja românica

Características de uma igreja românica – Material

Características de uma igreja românica

Relevo de Adão e Eva

Pedras naturais selecionadas para construção que não admitem polimento. Basicamente se utilizam tal e qual se retiram das pedreiras. Apenas se cortam de forma regular.

Características de uma igreja românica – Abóbadas de aresta

Características de uma igreja românica
Que raios é isto? É muito fácil, veja só, ao arco normalzinho se chamava abóbada de berço. Mas este arco como tinha que suportar muito peso, uma extremidade não podia estar muito longe da outra. E as paredes que suportavam o arco tinham que ser mais grossas. E se quisesse colocar uma janela ou um abertura em uma das paredes, estas tinham que ser mínimas para evitar que a estrutura não desabasse.

Mas daí veio no românico a utilização em massa de um invento romano: a abóbada de aresta. Que nada mais é que a união de duas abóbadas de berço. O que permite distribuir melhor o peso da estrutura, e portanto, que as paredes sejam mais finas, e que as janelas possam ser maiores. Dá um aspecto de maior leveza ao ambiente.

contrafuerteContra-forte ou Pilares maciços: mas não bastava com as tais abóbadas de aresta. Para que as construções não desabassem começaram a utilizar uns pilares de pedra para distribuir ainda mais o peso da construção. Estes contra-fortes eram colocados (em sua maioria) na parte de fora da igreja.

Características de uma igreja românica – relação com os mosteiros

A maioria das igrejas românicas estavam relacionadas com mosteiros. Lembra que eram nas bibliotecas destes mosteiros que se encontravam a maioria dos conhecimentos romanos, que vão possibilitar a construção de certos edifícios.

Ainda não haviam grandes cidades, por isso a maioria destas igrejas estavam no meio rural e necessitavam pessoas que as conservassem e dirigissem o culto.

Exterior x Interior: simples, e interior com pinturas e relevos. Era um reflexo do bom homem, que devia cultivar sua alma, seu interior e não o exterior, dando chance às tentações e ao pecado!
Características de uma igreja românica

Curiosidade: Este capitel (parte superior de uma coluna) não é original, e sim uma cópia. Como traz nús, sofreu ataques, e para que fosse preservado foi transferido para o Museu de Palencia. Está inspirado em um sarcófago romano do século II d.C., que foi encontrado a uns quilômetros da igreja!!!

Características de uma igreja românica
A Igreja de San Martin se encontra no Caminho de Santiago Francês. Vale a visita!
Características de uma igreja românica

Chamada video 2

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!