Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 20 2017

Características de uma igreja românica – San Martín de Frómista

Olha esta igreja, é a Igreja de San Martin, de Fromista (Palencia/Espanha). Começou a ser construída em 1.066. É o que se chama igreja românica, quer saber por quê?
Características de uma igreja românica

Características de uma igreja românica – Material

Características de uma igreja românica

Relevo de Adão e Eva

Pedras naturais selecionadas para construção que não admitem polimento. Basicamente se utilizam tal e qual se retiram das pedreiras. Apenas se cortam de forma regular.

Características de uma igreja românica – Abóbadas de aresta

Características de uma igreja românica
Que raios é isto? É muito fácil, veja só, ao arco normalzinho se chamava abóbada de berço. Mas este arco como tinha que suportar muito peso, uma extremidade não podia estar muito longe da outra. E as paredes que suportavam o arco tinham que ser mais grossas. E se quisesse colocar uma janela ou um abertura em uma das paredes, estas tinham que ser mínimas para evitar que a estrutura não desabasse.

Mas daí veio no românico a utilização em massa de um invento romano: a abóbada de aresta. Que nada mais é que a união de duas abóbadas de berço. O que permite distribuir melhor o peso da estrutura, e portanto, que as paredes sejam mais finas, e que as janelas possam ser maiores. Dá um aspecto de maior leveza ao ambiente.

contrafuerteContra-forte ou Pilares maciços: mas não bastava com as tais abóbadas de aresta. Para que as construções não desabassem começaram a utilizar uns pilares de pedra para distribuir ainda mais o peso da construção. Estes contra-fortes eram colocados (em sua maioria) na parte de fora da igreja.

Características de uma igreja românica – relação com os mosteiros

A maioria das igrejas românicas estavam relacionadas com mosteiros. Lembra que eram nas bibliotecas destes mosteiros que se encontravam a maioria dos conhecimentos romanos, que vão possibilitar a construção de certos edifícios.

Ainda não haviam grandes cidades, por isso a maioria destas igrejas estavam no meio rural e necessitavam pessoas que as conservassem e dirigissem o culto.

Exterior x Interior: simples, e interior com pinturas e relevos. Era um reflexo do bom homem, que devia cultivar sua alma, seu interior e não o exterior, dando chance às tentações e ao pecado!
Características de uma igreja românica

Curiosidade: Este capitel (parte superior de uma coluna) não é original, e sim uma cópia. Como traz nús, sofreu ataques, e para que fosse preservado foi transferido para o Museu de Palencia. Está inspirado em um sarcófago romano do século II d.C., que foi encontrado a uns quilômetros da igreja!!!

Características de uma igreja românica
A Igreja de San Martin se encontra no Caminho de Santiago Francês. Vale a visita!
Características de uma igreja românica

Chamada video 2

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!