Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 27 2015

Múmias incas – Juanita e Sarita

Na minha viagem pelo Peru estive em Arequipa, onde visitei o Museu Santuarios Andinos UCSM para conhecer a Juanita. Uma menina super famosa no país, mas que viveu há cerca de 530 anos atrás. Era inca e foi sacrificada bem no alto de uma montanha com neve perene. E foi esta neve que permitiu que tanto ela como Sarita (outra múmia) chegassem até nossos dias em super bom estado.

Múmias incas Juanita e Sarita

Múmias incas Juanita e Sarita | Como escolhiam os sacrificados

Primeiro, é importante frisar que eles não sacrificam a torto e a direito. Somente em momentos de crise, quando pensavam que seus deuses estavam por alguma razão insatisfeitos com eles. Por exemplo, no caso de terremotos.

Sacrificavam crianças, que se escolhiam por sua perfeição. Primeiro entre os filhos dos nobres e quando não encontravam entre estes, buscavam entre todos os cidadãos. Era um privilégio ter um filho ou filha escolhida.

Os eleitos eram levados a uma casa onde já não tinham contato com a família. Só podiam ser tocados pelos sacerdotes. Eram considerados puros, verdadeiros semi-deuses. Com sua morte eram elevados à condição de deuses!

Múmias incas Juanita e Sarita | Onde e como sacrificavam

Os sacrifícios se realizavam no pico das montanhas. Imagina como chegavam lá, estamos falando de alturas em torno aos 5.000 metros! Para não sofrerem tanto com o mal de altura e nem dores durante o sacrificio, tomavam muito chá de coca e mascavam a erva. Chegavam ao ponto do sacrificio basicamente anestesiados.
Múmias incas Juanita e Sarita
A morte era rápida e limpa. Uma pancada na cabeça com um objeto próprio para a ocasião. A pancada era tão forte, que numa das crianças encontradas, o cérebro estava deslocado!

Múmias incas Juanita e Sarita

Múmias incas Juanita e Sarita | Quando aconteceram os sacrifícios

A mais de 500 anos. Juanita foi sacrificada quando tinha entre 12 e 14 anos. Sarita tinha 17 anos.

Importante: cada 6 meses uma múmia fica exposta. Além das múmias, estão expostos objetos encontrados junto a elas. Um guia explica tim-por-tim durante a visita.

Site do museu: http://www.ucsm.edu.pe/santury/

PLANEJANDO sua viagem para o PERU

Veja todos nossos posts do PERU

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: LIMA | CUSCO | AREQUIPA | PUNO | TRUJILLO | HUARAZ | ICA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Prove abaixo …

Fotos:  http://www.ucsm.edu.pe/santury/
Video: http://www.youtube.com/user/xwishmasterx2

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

1 Comentário

  1. Carmen

    Muito interessante a explicação sobre os sacrifícios na cultura Inca. Eu não esquecerei.
    Pelos objetos encontrados nas escavações era uma cultura muito rica. Os tecidos e as cerâmicas são espetaculares.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!