Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 28 2016

Entendendo o barroco

O contraste claro-escuro no barroco

A principal característica do barroco é o contraste claro-escuro.Mas, afinal o que é isso? É uma técnica na qual zonas escuras contrastam com zonas bem mais claras no quadro, como nesta obra de Rembrandt.

Bathsheba e seu banho - Rembrandt

Bathseba e seu banho – Rembrandt

Por que se utiliza o contraste claro-escuro?

Ribera

Madalena Ventura com seu marido e filho – Ribera

Para dar destaque a certos aspectos ou personagens e aumentar o impacto visual do quadro. Sem contar, que amplia a sensação de volume.

É uma característica apenas da pintura barroca?

Deposição da Cruz – Rembrandt

Não, em outras manifestações também se pode observar este contraste. Por exemplo, na escultura. O artista pode construir os volumes de tal forma que uns se destaquem e recebam mais iluminação que outros. O mesmo aconteceu com a arquitetura.

Outra característica importante no barroco, é a utilização da linha curva e das diagonais na composição.

Este tipo de linhas aumentam a sensação de movimento. Este mesmo efeito se obtém na arquitetura com o uso de linhas onduladas.

A composição é a estrutura do quadro. É como o artista distribui os elementos que conformam o quadro, o edifício ou a escultura. Algumas vezes todos os elementos parecem estar inseridos dentro de um triângulo, então se costuma chamar composição triangular, que era muito utilizada no renascimento.

Veja nestes dois quadros barrocos de Rembrandt, algumas das linhas da composição.

The blinding of Sanson - Composicion
Sagrada Familia -Composicion
O tema deste quadro é a Sagrada Família. Isso mesmo, Jesus, a Virgem e José. Veja como o tema é tratado com mais naturalismo, esta é uma outra característica do barroco!

O Barroco na arquitetura

Para entender esta característica do movimento e das linhas curvas na arquitetura, observe esta obra de Borromini – Igreja de San Carlo alle Quatro Fontane, que está em Roma. Uma curiosidade: está foi a primeira obra que Borromini realizou sozinho sem o seu mestre (Maderno), e é considerada uma das obras-primas da arquitetura barroca!

Iglesia de San Carlo alle Quattro Fontane - Borromini
Iglesia de San Carlo alle Quattro Fontane - Borromini
Iglesia de San Carlo alle Quattro Fontane - Borromini

Para dar uma volta na igreja, entre neste aplicativo. Coloque o mouse em cima da imagem e ande por onde desejar, inclusive em direção à cúpula!

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi
imagens: http://www.wga.hu/ y Wikipedia Borromini

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

2 Comentários

  1. Carmen

    Valente post!

    Arte barroca é o grande mal entendido. Das pessoas ao meu redor, são poucos os que gostam do Barroco. Eles sempre falam sobre outros estilos artísticos, desprezando a sutileza do Barroco. Não só importantes obras de pintura, mas também da literatura, arquitetura e música.
    Por exemplo, eu não seria tão feliz se eu não pudesse ver as obras de: Rembrandt, Vermeer, Caravaggio, Velázquez, La Tour, Valdés Leal o Zurbarán.

    responder
    • Patricia de Camargo

      kkkkkk Totalmente de acordo contigo, e eu também não seria feliz Carmen 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!