Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 10 2016

As pinturas de Altamira – arte realista em plena pré-história

Altamira – a descoberta

Imagina a seguinte situação: uma menina vai passear com o pai em umas cavernas na Cantábria (Espanha). De repente ela olha pra cima e ve umas pinturas enormes de animais, só que não eram quaisquer pinturas. Datavam de 22.000 anos antes de Cristo! UAU!
Cueva de Altamira - Pré História
Era 1879, o ano que o mundo conheceu Altamira. Na Caverna de Altamira, aqueles primeiros pintores utilizaram pinceis feitos com pelo de animais e três cores: o ocre, o vermelho e o preto. Destes elementos nasceram as imagens de bisões e cervos monumentais, já que um dos cervos tem 2,25 metros! Para que as figuras fossem mais realistas e parecessem ter volume, estes pintores aproveitaram as ondulações naturais da própria caverna.
Cueva de Altamira - Pré História
Cueva de Altamira - Pré História
As primeiras manifestações artísticas de Altamira datam de 35.000 anos atrás, são traços e representações esquemáticas em vermelho.

Visitando Altamira – um dos berços da pintura pré-histórica

Para vê-las? Sabe o que acontece, as pinturas sobreviveram porque estavam fechadas praticamente a vácuo. Mas depois que foram abertas e o pessoal começou a visitar, foram se degradando. Por isso, resolveram fechar a Caverna. Para que as pessoas pudessem ter a experiência de visitar a caverna, sem entrar na original, construiram uma réplica perfeita. A Neocueva está posicionada da mesma forma que a original. Esta “Nova Caverna” está dentro do Museu de Altamira. Que fica em uma cidade linda e parada no tempo: Santillana del Mar.

Desde março de 2015 eles estão realizando uma experiência, na qual um grupo de pessoas tem a oportunidade de entrar na caverna original. Para ter a chance de viver esta experiência única você deve ter sorte, dinheiro não conta.

Deve chegar ao museu na sexta-feira antes da 10:30, ter mais de 16 anos e participar da seleção aleatória que acontece às 10:40 horas. Neste horário sorteam 5 pessoas que passarão 37 minutos numa das obras pré-históricas mais importantes do mundo e que é Patrimônio Mundial da Humanidade.

Todos podem visitar o museu e a neocueva, bem como se inscrever em atividades relacionadas com o período de Altamira. Na minha primeira vez por lá fui como pesquisadora de museus, e participei da atividade de pintura rupestre com as crianças menores, e com os maiores em duas atividades ao ar livre.

Na primeira caçávamos bisontes e cervos. Primeiro sem um propulsor e depois com este instrumento que possibilitava que os homens estivessem mais longe do objeto de caça, e portanto permitia caçar bisontes.

Na segunda, aprendi a fazer fogo. Mas quem diz que consegui colocar em prática o ensinamento. Madre mia é muuuito difícil minha gente. O legal que estas atividades estão dirigidas por arqueólogos experimentais. Que são aqueles que buscam viver por um tempo nas mesmas condições que nossos antepassados para provar e descobrir como poderiam realizar esta ou aquela tarefa.
Cueva de Altamira - Pré História
Cueva de Altamira - Pré História
Cueva de Altamira - Pré História

La Real Academia del Arte Rupestre
Henri Moore (escultor britânico)

Cuando visité por primera vez Altamira pensé: ha sido como volver al origen, que es el sitio más fértil. Creer que el arte ha avanzado mucho desde Altamira a Cézanne es una pretensión occidental, vana.
Miquel Barceló (artista espanhol)

Planejando sua viagem para a Espanha

Veja todos nossos posts de: Madri | Barcelona | Bilbao | Ilhas Canárias| Sevilha | Córdoba

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: SANTILLANA DEL MARMADRI | BARCELONA | BILBAO | OVIEDO | SANTIAGO DE COMPOSTELA | LANZAROTE | FUERTEVENTURA | SEVILHA | CÓRDOBA | GRANADA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema por lá pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
Madri - Guia do Prado

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Imagens Caverna de Altamira:
http://museodealtamira.mcu.es/Prehistoria_y_Arte/la_cueva.html

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!