Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 23 2016

Manet, o pai do impressionismo

Manet | Viajando no Impressionismo Bom diaaaaaaaaa, começando a semana com mais arte por aqui. Nesta semana me empolguei tanto com o episódio de Manet no Viajando no Impressionismo, que tive que dividi-lo em dois vídeos. No primeiro de 5 minutos eu conto um pouco sobre aquele que é considerado o paizão do Impressionismo,um dos meus artistas favoritos. Como queria começar a fazer um pouco de leitura de imagem com você, escolhi sua última obra-prima, a instigante pintura – “Um bar no Folies-Bergere”. Conto todos os detalhes sobre esta tela que se encontra exposta em Londres no segundo vídeo que tem uma duração de 7 minutos.

Do mesmo jeito que a gente aprende a ler os signos linguísticos, o que nos capacita a ler um livro, deveríamos ser capazes de ler os signos visuais, para ler por exemplo uma pintura como esta de Manet, mas infelizmente a educação ocidental ainda privilegia os primeiros, e muita gente acaba achando que odeia arte por puro medo de se enfrentar a uns signos ou representações que não se sente capacitado em interpretá-los, e aí acaba perdendo uma parte genial do mundo 🙁 Por isso é importante se acostumar a “ler uma obra de arte”, para se apropriar ainda mais deste universo, desfrutar ao máximo de todas a possibilidades que ele tem a oferecer, sem ficar apenas na aparência ou na superfície das coisas por falta de meios para sulcar mares muitos mais divertidos e instigantes.

A cada domingo um novo episódio é publicado lá no Canal do YouTube, então para não perder nenhum e vê-los antes, você já sabe 😉 clique aqui e se inscreva no nosso Canal, ao que já te agradeço antecipadamente enviando um longo e apertado abraço virtual!

Para vê-lo mais bonito e cheio de cores, assista em HD, se tua internet estiver meio lenta, é só clicar no play, dar uns minutinhos e vê-lo em todo seu esplendor 🙂

Chamada video 2

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

O texto e o vídeo deste post pertencem ao turomaquia.com, qualquer uso indevido dos mesmos constitui crime à lei do direito autoral, com penas de reclusão de 2 a 4 anos. Se você estiver vendo este post dentro de um endereço (URL) que não comece com www.turomaquia.com, por favor escreva para a gente e nos informe sobre o site que está roubando nosso conteúdo: contato@turomaquia.com. Muito obrigado por nos ajudar a combater estes crimes que se cometem no dia a dia!

4 Comentários

  1. Roberta Manzato

    Oi Patrícia!
    Amando seus vídeos no YouTube sobre o impressionismo. Você é muito natural e explica de maneira deliciosa! Parabéns e obrigada por fazer estes vídeos!
    Estou comentando aqui e lá no insta pois não sei o que eu faço de errado, mas não consigo comentar lá no YouTube.
    Beijão
    Roberta

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Roberta, fico tão feliz com estes comentários porque muita gente disse que minha série de arte ia ser em vão 🙁 por isso te agradeço muito!

      responder
  2. Luciana

    Suas explicações são maravilhosas, obrigada. Continue.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Luciana 🙂 Toda semana tem 2 posts no blog e 1 vídeo no canal. e em breve terei uma novidade que acho que você vai gostar 😉

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!