Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 18 2017

Vênus de Milo: as mulheres clássicas gregas

Vênus de Milo: uma representação clássica

Eu já contei que no começo da escultura grega os homens apareciam peladinhos e as mulheres vestidas dos pés a cabeça.

No período clássico, a forma de representá-las também mudou. São mais sensuais, e aparecem semi-nuas. A forma mais recorrente é aquela em que a mulher aparece com os peitos desnudos e com uma espécie de pano que lhe cobre da cintura para baixo. Nesta postura clássica se encontra a mega famosa moradora do Louvre, a Vênus de Milo.

Vênus de Milo

Por que esta escultura é tão famosa? Olha o movimento que o artista conseguiu no corpo, e como? Passe o dedo pela escultura, da cabeça até os pés. Teu dedo vai formando uma linha serpenteada ou com pequenas ondulações! Imagine a dificuldade em realizar estas ondulações no mármore, além de ter tido a idéia de fazê-las!

Vênus de Milo

Também preste atenção no manto, a quantidade de pregas. Estas pregasfazem com que o espectador tenha a sensação que se trata de um tecido e não de uma pedra. Aliás esta escultura mede 2,04 metros e pesa aproximadamente 900 Kilos.

Vênus de Milo: por que este nome?

Ela foi encontrada por um morador da Ilha de Milo (Melos) em 1820. Estava semi-enterrada e separada em duas partes. Junto à ela também se encontraram fragamentos de um antebraço e uma mão com uma maçã, que se acredita que pertenciam à Vênus. Supõe-se que em seu braço direito sustentava uma túnica e na mão esquerda a tal da maçã, que está relacionada com o Juízo de Paris, que levou à Guerra de Tróia.

Vênus de Milo

A estória por detrás da Vênus de Milo

Eris, a Deusa da Discórdia chegou em uma festa de casamento e jogou à mesa uma maçã de ouro que deveria pertencer à deusa mais bela de todas. Imediatamente três deusas começaram a disputá-la: Afrodite, Atenea e Hera. Zeus pediu que o mortal e filho do rei de Tróia, Páris entregasse a tal maçã aquela que fosse a mais formosa.

Cada uma das deusas queria porque queria convencer o pobre Páris de sua superior beleza. E foram uma a uma oferecendo algo em troca de sua escolha: poder, títulos, sabedoria, mas Afrodite lhe ofereceu o amor da mais bela mulher do mundo (mortal). E claro que ele deu à vitória à Afrodite. Só que a deusa esqueceu de um detalhe, a mulher mais bela já estava casada com o Rei de Esparta. Mas Páris louco de amor, raptou a bela Helena e a levou à Tróia, e daí você já sabe o que aconteceu né?! A Guerra de Tróia!

Para ver a Vênus de Milo? Visite o Museu do Louvre, em Paris. É uma das obras mais buscadas pelos visitantes.

Vênus de Milo no TOP100Arte

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt

Follow Me!