Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 28 2017

Giotto | Você conhece o pai do Renascimento?

Quem era Giotto?

giottoSabe aquelas pessoas que são excepcionais, o Giotto di Bondone (1267 – 1337) era um destes homens! Ele nasceu numa cidadezinha perto de Florença. De criança ajudava a família pastoreando as ovelhas. Até que um belo dia, enquanto ele trabalhava e desenhava numa pedra, um senhor que passava não acreditou que aquelas formas saiam da mão daquele menino!

Imediatamente convenceu aos pais do menino da sua valia e o levou para seu ateliê em Florença, era Cimabue. Acontece que o menino superou o mestre. Ele pintava temas religiosos, o que era o normal na época, mas não do jeito que todo mundo fazia.

Sua primeira inovação foi deixar de lado aquele fundo dourado. Passou a utilizar cores diferentes conforme a situação. Suas cenas não se passavam em cenários antigos, ele transportou às cenas bíblicas para locais da Toscana do século XIV.

Para dar ilusão de profundidade, aumentou o realismo das figuras e incorporou elementos do dia-a-dia em suas obras. Além de dar caráter aos santos, que não eram mais figuras paralisadas, e sim pessoas vigorosas e que demonstravam seus sentimentos.

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

As grandes obras de Giotto

Giotto

Os edifícios no eram do tempo de Cristo, e sim representações da Toscana de Giotto.

Giotto - Renascimento

Um detalhe do Inferno, do Juízo Final.

Giotto - Renascimento

As pregas das roupas não estão mais para esconder os corpos, e sim para realçar a figura humana!

Foi reconhecido e famoso em vida. Suas grandes obras foram: os afrescos (pintura diretamente sobre a parede úmida) na Igreja de São Francisco, em Assis  e a Capela Scrovegni, em Pádua.

Chamada video 2

O novo estilo criado por Giotto

Veja a tamanha diferença entre uma “Crucificação de Cristo” bizantina e o novo estilo criado por Giotto. Ah! Uma última questão, este artista foi influenciado pelos escultores Pisano!
Giotto - Renascimento

Giotto e o Cometa Halley

Giotto observou a passagem do Cometa Halley desde Florença em 1301. Aquilo deve ter lhe impressionado de tal maneira, que incluiu o cometa em uma de suas pinturas. Na “Adoração dos Reis Magos” da Capela Scrovegni, em Pádua.
Giotto

Existe uma teoria que a chamada “Estrela de Belém” tenha sido uma aparição deste mesmo cometa no tempo de Cristo. Mas isto não se tem certeza e claro que nem Giotto suspeitava.

Mas por esta bela pintura, em 1986 a sonda da Agência Espacial Européia, que se aproximou do Halley, foi batizada como “Missão Giotto”.

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

2 Comentários

  1. Sergio Moura Campos

    Somente hoje tomei conhecimento de seu site, através do YouTube!! Adorei seus vídeos sobre a viagem à Itália, seus preparativos, a descrição dos museus, tickets, alimentação, atrativos, hotéis, etc…E da excelência das suas imagens e enquadramentos! Parece-me que sua máquina é Canon. Vc é professora de História da Arte? ????????

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Sérgio,
      Brigaduuuuuu pelos elogios, motivam muito! Uso 3 câmaras e eventualmente meu celular Motorola. Duas das câmaras são Canon e a terceira e uma Go Pro com estabilizador. E sim, sou Professora de História da Arte. Vou fazer um vídeo sobre minha relação com a arte e outro dos meus equipamentos.
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica Madri: como prometi hoje lhes deixo a dica de um hotel econômico na cidade. Queria fazer um vídeo como o de Londres, mas acontece que perdi várias imagens dessa última viagem, só me sobrou essa foto de "look do dia" no quarto 😂⁣
⁣
Peguei umas fotos de divulgação, mas lhes comento que são de quartos duplos, o meu era individual e era bem menor. Mas tinha janela para o pátio interno do hotel, mas por exemplo não havia porta do quarto para o banheiro. Em contrapartida era ótimo porque tinha ducha efeito chuva, cafeteira e cápsulas de café, madalenas de cortesia, ar-condicionado, pisos e madeira, televisão, espaço para trabalhar, mas tudo isso bem condensado 😉⁣
⁣
O hotel está num edifício antigo mas com elevador ao lado do Museu do Romanticismo, ou seja, a localização é fantástica! Duas paradas de metrô estão próximas: Alonso Martínez e Tribunal.⁣
⁣
👁‍🗨 Para ver mais fotos e outras opiniões, clique no link da bio 🤟🏽⁣
⁣
#hotelMadri #madrilovers #hotelBBBEuropa #hotelBBB #hotelemMadri #turoMadri
  • Dica Londres: caminhada recomendada inclusive para sedentários 😂 1,3 km entre o Southbank Centre a Tate Modern junto às margens do rio. Essas imagens são de janeiro, imagina num dia lindo de sol e com um calorzinho?!⁣
⁣
Almocei com a @helorighetto no Ping Pong do Southbank e de lá fui sozinha demoradamente até essa meca da arte moderna e contemporânea. lembrando que a entrada no museu é gratuita, exceto para as exposições temporárias. Mas sempre sugiro uma doação por mínima que seja, já que a união faz a força e manter um centro de arte como esse é caro prá dedéu.⁣
⁣
E aí, qual é tua caminhada favorita em Londres? É apta para todas as idades? Conta prá mim na caixa de comentários 😘⁣
⁣
#londonlovers #caminhadaLondres #oquefazeremLondres #turoLondres #mapadelondres
  • Paguei 60 libras a diária nesse hotel localizado do lado da Abadia de Westminster #londonlovers #hotelbbblondon #hotellondres
  • Publiquei a última parte do guia de leitura desse mês. Lembre que nosso bate-papo sobre ele vai rolar no dia 27 de fevereiro às 19:30 horas no YouTube - Patricia de Camargo. Ah, é o guia vc encontra no www.turomaquia.com 🤓

#lendoarte #seurat #nationalgalleryoflondon #pontilhismo #historiadaarte #artemoderna #issoearte
  • Sentados no chão do café da Galeria degli Uffizi tomando um aperol spritz após a visita. E você acha que a gente tá com cara de infeliz?! 😂😂 Esse é um baita museu, mas que tem um café minúsculo, então não tivemos muita alternativa e estávamos mortos depois de 6 horas entre obras 🤷🏽‍♀️ Qual foi o café ou restaurante que você mais curtiu dentro de um museu?

#galeriadegliuffizi #firenzelovers #artmuseum #museu #italyart
  • Mostro pouco minha cidade por aqui. Mas uma das minhas resoluções de ano novo é resolver essa pendência 🥳 
#laspalmasdegrancanaria #vegueta #grancanarialovers🖤 #canaryislands

Follow Me!