Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 28 2017

Giotto | Você conhece o pai do Renascimento?

Quem era Giotto?

giottoSabe aquelas pessoas que são excepcionais, o Giotto di Bondone (1267 – 1337) era um destes homens! Ele nasceu numa cidadezinha perto de Florença. De criança ajudava a família pastoreando as ovelhas. Até que um belo dia, enquanto ele trabalhava e desenhava numa pedra, um senhor que passava não acreditou que aquelas formas saiam da mão daquele menino!

Imediatamente convenceu aos pais do menino da sua valia e o levou para seu ateliê em Florença, era Cimabue. Acontece que o menino superou o mestre. Ele pintava temas religiosos, o que era o normal na época, mas não do jeito que todo mundo fazia.

Sua primeira inovação foi deixar de lado aquele fundo dourado. Passou a utilizar cores diferentes conforme a situação. Suas cenas não se passavam em cenários antigos, ele transportou às cenas bíblicas para locais da Toscana do século XIV.

Para dar ilusão de profundidade, aumentou o realismo das figuras e incorporou elementos do dia-a-dia em suas obras. Além de dar caráter aos santos, que não eram mais figuras paralisadas, e sim pessoas vigorosas e que demonstravam seus sentimentos.

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

As grandes obras de Giotto

Giotto

Os edifícios no eram do tempo de Cristo, e sim representações da Toscana de Giotto.

Giotto - Renascimento

Um detalhe do Inferno, do Juízo Final.

Giotto - Renascimento

As pregas das roupas não estão mais para esconder os corpos, e sim para realçar a figura humana!

Foi reconhecido e famoso em vida. Suas grandes obras foram: os afrescos (pintura diretamente sobre a parede úmida) na Igreja de São Francisco, em Assis  e a Capela Scrovegni, em Pádua.

Chamada video 2

O novo estilo criado por Giotto

Veja a tamanha diferença entre uma “Crucificação de Cristo” bizantina e o novo estilo criado por Giotto. Ah! Uma última questão, este artista foi influenciado pelos escultores Pisano!
Giotto - Renascimento

Giotto e o Cometa Halley

Giotto observou a passagem do Cometa Halley desde Florença em 1301. Aquilo deve ter lhe impressionado de tal maneira, que incluiu o cometa em uma de suas pinturas. Na “Adoração dos Reis Magos” da Capela Scrovegni, em Pádua.
Giotto

Existe uma teoria que a chamada “Estrela de Belém” tenha sido uma aparição deste mesmo cometa no tempo de Cristo. Mas isto não se tem certeza e claro que nem Giotto suspeitava.

Mas por esta bela pintura, em 1986 a sonda da Agência Espacial Européia, que se aproximou do Halley, foi batizada como “Missão Giotto”.

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

2 Comentários

  1. Sergio Moura Campos

    Somente hoje tomei conhecimento de seu site, através do YouTube!! Adorei seus vídeos sobre a viagem à Itália, seus preparativos, a descrição dos museus, tickets, alimentação, atrativos, hotéis, etc…E da excelência das suas imagens e enquadramentos! Parece-me que sua máquina é Canon. Vc é professora de História da Arte? ????????

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Sérgio,
      Brigaduuuuuu pelos elogios, motivam muito! Uso 3 câmaras e eventualmente meu celular Motorola. Duas das câmaras são Canon e a terceira e uma Go Pro com estabilizador. E sim, sou Professora de História da Arte. Vou fazer um vídeo sobre minha relação com a arte e outro dos meus equipamentos.
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt

Follow Me!