Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 02 2017

O que eram os Livros de Horas?

Os livros de horas eram os livros mais comuns na Idade Média. Bem, comum é maneira de falar, porque como todos os livros eram escritos à mão, ter um livro não era prá qualquer um!

Os nobres encomendavam estes livros, que levavam este nome porque traziam as orações que deviam ser realizadas em determinadas horas do dia. O número de orações estava baseado no Salmo V que diz “ eu te louvarei sete vezes ao dia”. E as estas sete, o salmo ainda somava outra, “a meia-noite me levantarei para te agradecer”. Desta maneira se chegavam aos oito momentos do dia em que se devia orar.

O que eram os Livros de Horas
Black Hours (18v/19r); New York, Pierpont Morgan Library – 1475

Não felizes com as orações e pensando no elemento de exclusividade e originalidade de cada livro, acrescentavam-se outros dados utéis como podiam ser os calendários. E é claro desenhos e as famosas iluminuras.
Livros de Horas - Idade Média
O que eram os Livros de Horas
Em muitos casos, a pessoa que encomendava o livro era retratada em seu interior. Veja neste livro de Margarida de Cleves. Ela aparece orando junto à Virgem Maria e o Menino Jesus.

Livro de Horas de Margarida de Cleves
Livro de Horas de Margarida de Cleves – 1395-1400 (Museu Gulbenkian/Lisboa)|Tamanho: 14 x 10,5 cm

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi
Imagens: turomaquia_2009 y Wikipedia. Imagens centrais: Afbeelding Middeleeuws getijdenboek (handschrift) met teksten van Geert Grote (1340 -1384) | St. Fabian holding a book and a sword and St. Sebastian holding arrows and a sceptre, 1490

2 Comentários

  1. Carmen

    Bravo. Um vídeo excepcional. Absolutamente didático. Agora tudo parece simples, mas o homem já percorreu um longo caminho, cheio de dificuldades. Manuscritos que me entusiasmam porque eu reconheço o esforço e processo custoso. O patrono que encomendou o mosteiro ou o manuscrito ou códice. O papel, tinta, ou saber latín, tem uma boa caligrafia … Um processo complexo. Estou pensando em as Cantigas de Santa Maria ou o Codex Calixtinus (Códice Calixtino).

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Carmen. Ontem estava vendo um programa na Primeira, e eles mostraram alguns manuscritos do Escorial. Realmente não entendo porque não dão mais destaque a este patrimônio 🙁 Em Dublin, eles montaram uma mega exposição por causa do Manuscrito de Kells!
      Beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt

Follow Me!