Guias de Viagem e Arte

 
 
out 06 2016

Vermeer e Dali – Uma rendeira entre gênios

Vermeer e Dalí + “A Rendeira”

Dalí era louco por Vermeer. Para ele, a tela “A Rendeira” era tão genial quanto a Capela Sistina, de Miguelangelo. Esta tela de Vermeer esteve presente na produção cinematográfica de Dalí. No filme surrealista de 1929 – “El Perro Andaluz”, onde a imagem aparece em um livro. Bem como em “L’Histoire prodigieuse de la Dentelliere et du Rhinoceros”, produção inacabada de 1954. Neste video,em uma espécie de performance, Dalí “apunhala” uma reprodução gigante da “Rendeira”, mas antes a reprodução se enfrenta a um rinoceronte \o/

Neste trecho da entrevista que Dalí (de 1 minutinho!) concedeu à Paloma Chamorro, nos anos 1980. Deixa claro que adorava Vermeer, Rafael Sanzio e Mozart. Sem contar que não se considerava bom pintor, porque era inteligente demais para isso?!!!

A “Rendeira” é um quadro do barroco holandês, de 1664. De um artista tão misterioso, que é conhecido como o “Enigma de Delft”, já que pouco se sabe de sua vida.
30lacem
Para vê-la ao vivo e a cores, visite o Museu do Louvre (Paris). Ela mede 24×21 cm, foi pintada com a técnica do óleo sobre tela.

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Vermeer e Dalí + “A Arte da Pintura”

Quer ver outra influência direta de Vermeer na obra de Dalí? Dá uma olhada nesta obra famosa de Vermeer intitulada “A Arte da Pintura”, de 1666 (lembre que a maioria dos títulos das obras foram dados por curadores e historiadores de museus!). Preste atenção na figura de costas, e agora veja a menção direta desta obra na tela de Dalí – “Fantasma de Vermeer de Delft que pode ser usado como uma mesa”, de 1934.

Esta obra de Vermeer também é conhecida como “Alegoria da Pintura”.
Vermeer e Dalí
A tela de Vermmer se encontra no Museu de História da Arte de Viena e a de Dalí pertence a uma coleção privada. Mas a relação de Dalí com esta obra de Vermeer deu mais frutos:
– “Masquerader, intoxicated by the limpid atmosphere” OU “(El que participa en un baile de máscaras, intoxicado por una atmósfera límpida), Espectro de Vermeer de Delft”, de 1934, que pertence à Fundació Gala-Salvador Dalí.
– “Enigmatic Elements in a Landscape”, de 1934, também da Fundació Gala-Salvador Dalí.
– “Spectre of Vermeer’s Chair / Spectre of Vermeer of Delft”, que pertence a uma coleção privada (não tenho imagem).
Vermeer e Dalí

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

3 Comentários

  1. Ilma Madureira

    Dalí extrapola qualquer explicaçao lógica sobre sua arte ou pessoa.
    Era genial!!! Para mim de um genialidade que por vezes nos choca.
    Amo-o e também toda sua loucura.
    Estive em seu Theatre Museu em Figueres agora em setembro/16 e só lamentei estar lotado sendo que nao pude apreciar algumas artes com a devida atençao; mas mesmo assim valeu cada segundo.
    Espero retornar um dia.
    Gostei de saber (mais sobre ele) e sua “admiraçao” por outro pintor.
    Grata mais uma vez.

    responder
  2. Carmen

    Um post muito interessante! Gostei

    Eu entendo que Dalí admirar-se a Vemeer. É um pintor muito especial, como Rembrandt, mas mais clássico. Com certeza que, Dalí admirava Vemeer pelo classicismo da sua pintura, porque na verdade, Dalí, apesar de sua “temática surrealista”, foi um pintor clássico. Sua plasticidade é clássica.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carmen, também acho que tem a ver com os temas e a luz. Vermeer soube magnificar e ver pinturas geniais em temas do cotidiano. Adorei repensar este tema contigo, ou melhor, com seu comentário fiquei pensando nas razões que levaram a esta aproximação de Dalí a obra de Vermeer, brigaduuuu 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!