Guias de Viagem e Arte

 
 
set 05 2018

Objetos de devoção em marfim: dípticos e trípticos

Já vimos o tríptico em forma de virgem, resolvi postar trípticos e dípticos em formatos mais usuais, só que de um material bastante nobre, o marfim.

Estes exemplares foram realizados em França no século XIV. Como o tríptico da virgem eram objetos de devoção privada. Não se apresentavam branquinhos como vemos agora, eram todos pintados, ou seja, policromados. Acontece que apenas se veem vestígios desta pintura que desapareceu com o tempo.
Objeto século XIV
Olha os detalhes dos anjos e o trabalho no tronco de Cristo

Trípticos medievais

Uma curiosidade é que a maioria deles eram trípticos, alguns se romperam e se transformaram em dípticos. E alguns que se veem em formato de dípticos, foram reciclados como capas de livros. Naquela época já se reciclavam os materiais, dando-lhes uma vida diferente!
Objeto século XIV
Trípticos medievais
Um detalhe da cena do meio, da direita. Sabe a que episódio da Bíblia se refere? Repare que as cenas se enquadram em arcos que lembram as antigas igrejas.

Estes exemplares não são grandes, pense na dificuldade que era esculpir estes relevos nestas pequenas superfícies. Um jogo interessante quando se está na frente de objetos medievais é tentar adivinhar as histórias que contam, assim como o que significam os símbolos utilizados.
Trípticos medievais
Trípticos medievais
Veja que nesta cena o artista coloca dois episódios. Veja que a maioria dos homens à mesa parecem ter a mesma cara. Neste momento não se privilegiava o indivíduo, estamos na época do teocentrismo!

Para vê-los? Visite o Museu Gulbenkian, em Lisboa.

Planejando sua viagem para Portugal

Planejamento ViagemVeja todos nossos posts de PORTUGAL

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | AVEIROSINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!