Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 23 2015

Rococó, o que é isso?

Você já deve ter ouvido alguém comentar que a decoração da casa daquela tia é meio rococó. Ou que aquela mulher que se veste de forma exagerada, e é um tanto quanto rococó. Eu utilizava muito para descrever uma casa cheia de enfeites. Essas são algumas formas de utilizar este término termo que vem de um estilo artístico do século 18.

Rococo o que é isso Rococo o que é isso

Podemos dizer que o rococó é o barroco levado ao extremo? Em certa medida. Mas o rococó vai além, representa o estilo de uma época, na qual se exaltou o lado bom da vida, deixando de lado de certa forma aquele lado melodramático do seu antecessor, o barroco.

Rococo o que é isso

Sabe de onde vem esta palavra, rococó? Da palavra francesa “rocaille”. A tradução mais ou menos literal seria “concha” e faz uma referência direta à profusão de formas arrendondadas, floreios e recortes que serão utilizados nesta nova forma de fazer arte.

Rococo o que é isso

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

imagens: http://www.wga.hu/index.html

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

2 Comentários

  1. Carmen

    Arte Rococó é uma arte incompreendida. Uma arte ao gosto dos patronos e os mecenas desse período histórico.
    O artista descreve suas histórias fantásticas, muitas delas, com base em fantasias mitológicas. O artista admira, como Watteau (meu favorito) ou Fragonard, a mitologia e também quer capturar a vida relaxada do homem na natureza. Suas telas estão repletas de corpos imaculados e ninfas nuas.

    Gostei do post (é um post ousado e valente porque poucas pessoas amam a arte Rococó)

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Carmen, eu adoro Fragonard. Nesta ida a New York fui a Frick Collection que tem uma sala criada especialmente pela família Frick para receber uma série de Fragonard, show!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!