Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 09 2017

O que é uma Pietà?

Pietá

Encontrei com esta Pietà no Museo Cluny em Paris. É pequena, está dentro de uma vitrine, mas tem um grande poder de comunicação. Esqueça um pouco do tema, da história por detrás das formas. Para que possa simplesmente olhar, dê o play no podcast. Vou guiar teu olhar pela escultura …

Para começar a desfrutar, primeiro se deve simplesmente olhar, sem compromisso. Mas realmente olhar, não passar os olhos. Depois virá uma outra fase …

Pietà: o que realmente se vê neste tipo de obra

Voltando à obra de hoje, este grupo escultórico aborda um tema bem comum na arte, a Virgem com Cristo morto em seus braços. Talvez a mais famosa seja a Pietá de Michelangelo, que está na Basílica de São Pedro. A tradução para o português seria Piedade. Todos os grupos escultóricos que retratam este momento são chamados desta maneira!

Esta Pietá foi realizada aproximadamente em 1400, na Bohemia ou em Salzburgo. Provavelmente um objeto de culto privado. Mede: 39x28x20 cm.

Madri - Guia do Prado
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

2 Comentários

  1. ILMA MADUREIRA

    Maravilhosas obras que representam bem a dor de uma mae diante de seu filho. Me emociono (choro) com quase todas que vi.
    Nao conheço esta que voce postou mas a de Michelangelo leva-me a exustao do choro.
    Grata por mais essa postagem tao esclarecedora.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ilma, que bom te ver por aqui. Fiquei muito feliz 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!