Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 09 2017

O que é uma Pietà?

Pietá

Encontrei com esta Pietà no Museo Cluny em Paris. É pequena, está dentro de uma vitrine, mas tem um grande poder de comunicação. Esqueça um pouco do tema, da história por detrás das formas. Para que possa simplesmente olhar, dê o play no podcast. Vou guiar teu olhar pela escultura …

Para começar a desfrutar, primeiro se deve simplesmente olhar, sem compromisso. Mas realmente olhar, não passar os olhos. Depois virá uma outra fase …

Pietà: o que realmente se vê neste tipo de obra

Voltando à obra de hoje, este grupo escultórico aborda um tema bem comum na arte, a Virgem com Cristo morto em seus braços. Talvez a mais famosa seja a Pietá de Michelangelo, que está na Basílica de São Pedro. A tradução para o português seria Piedade. Todos os grupos escultóricos que retratam este momento são chamados desta maneira!

Esta Pietá foi realizada aproximadamente em 1400, na Bohemia ou em Salzburgo. Provavelmente um objeto de culto privado. Mede: 39x28x20 cm.

Madri - Guia do Prado
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

2 Comentários

  1. ILMA MADUREIRA

    Maravilhosas obras que representam bem a dor de uma mae diante de seu filho. Me emociono (choro) com quase todas que vi.
    Nao conheço esta que voce postou mas a de Michelangelo leva-me a exustao do choro.
    Grata por mais essa postagem tao esclarecedora.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ilma, que bom te ver por aqui. Fiquei muito feliz 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt

Follow Me!