Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 21 2018

Donatello – o primeiro grande escultor renascentista

Donatello: escultura renascentista

Na escultura, o primeiro grande artista renascentista foi Donatello. Ele foi capaz de conjugar a antiguidade, com os conhecimentos que floresciam no século 15 e com uma observação aguda da anatomia e do caráter dos personagens que retratava.
Donatello

Donatello e a Antiguidade Clássica x Gattamelata

Amigo de Bruneleschi, com quem viajou para Roma, para conhecer melhor a Antiguidade Clássica. Desta viagem, certamente lhe impactou a estátua equestre de Marco Aurélio, que mais adiante lhe servirá de inspiração para a estátua que lhe encomendaram do falecido condottieri – Gattamelata.

Os condottieri eram mercenários contratados pelas cidades para travar batalhas ante invasões ou para aumentar seus domínios. Como poucos podiam se dar ao luxo de ter à sua disposição grandes exércitos, estes mercenários eram a saída mais fácil.

Donatello

Donatello retratou ao “herói” à moda dos imperadores romanos, e também não esqueceu da lição grega de dar a mesma importância tanto ao cavalo como ao cavaleiro. O cavalo é enorme, seus detalhes se cuidam tal qual na figura humana.
Donatello Gattamelata
Com a estátua romana de Marco Aurélio guarda alguns parecidos, como o material utilizado, o bronze. O grande tamanho das figuras, e em ambas se ressalta o caráter dos retratados.

Donatello - o primeiro grande escultor renascentistaDonatello - o primeiro grande escultor renascentista

o Vídeo no TOP100Arte

A figura do mercenário

A figura do mercenário que nasce primeiro em Alemanha, estende-se por toda Europa. O escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte narra em uma série de livros, as histórias de um mercenário, o Capitão A La Triste. No cinema, o capitão foi vivido por Vigo Mortensen.

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Imagens: artetropia_2010 y
http://www.ecbloguer.com/letrasanonimas/wp-content/uploads/2008/11/gattamelta-donatello.jpg
http://www.caballomania.com/archivo/imagenes/principal%2020.jpg

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!